domingo, 4 de dezembro de 2011

Som alto e desrespeito as regras sociais e de trânsito infernizam a vida dos moradores do Feira IX

Durante uma hora e meia em que a equipe do Acorda Cidade ficou no Feira IX na noite de sábado (03), ouvindo opiniões de moradores, foi possível observar muitas irregularidades. A situação realmente é muito grave. O conjunto residencial Feira IX parece mesmo uma terra sem lei.
Ney Silva


Moradores do conjunto residencial Feira IX, um dos mais populosos de Feira de Santana estão enfrentando questões graves e reclamam da omissão das autoridades. Pessoas mal educadas gritando nas ruas, carros com som alto estacionados ou circulando, além do grande número de pequenos bares que nos finais de semana ficam cheios de pessoas bebendo e fumando estão tirando a paz de quem mora no conjunto. Para aumentar ainda mais a poluição sonora, uma igreja evangélica sem tratamento acústico vem causando mal estar aos moradores.
A professora aposentada Nilcéa Ferreira que também reside no caminho 33, está insatisfeita com o barulho intenso produzido por carros de som, bares e por uma igreja evangélica do Feira IX. A igreja de pequeno porte fica na rua A e a frente do prédio é exatamente na direção da cada dela. " Essa igreja incomoda demais. Minha mãe com 93 anos não se sente bem quando ouve essa zuada", afirmou.


Nilcéa informou que já conversou com o pastor e contou a ele a situação que vem enfrentando." Cheguei com minha mãe da Unimed e pedi para ele baixar o som. Ele fez deboche e mandou que eu fosse reclamar do bar e de outras fontes poluentes, disse.
A assistente social Lucinéa Aragão também fica incomodada com  tanto barulho. Ela disse que pessoas idosos com problemas de hipertensão, cardiovasculares, sofrimento psíquico entre outros chegam a passar mal devido a intensidade sonora das caixas de som da igreja.


Na opinião de Lucinéa, o uso de aparelhos de som alto é um desrespeito aos moradores e as autoridades. " Já fomos ao Ministério Público, Secretaria do Meio Ambiente e até agora nenhuma providência foi adotada", afirmou. Segundo ela são muitas as fontes de poluição sonora no Feira IX.
Morador também do caminho 33, Marcelo Santos que tem sofrimento psíquico é muito prejudicado com o barulho da igreja. Segundo ele, as pessoas que moram no Feira IX estão sendo desrespeitadas. Ele informou que desde 2009 enviou denúncias as Ministério Público e á Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que fosse adotada uma providência.


Segundo Marcelo, no local onde funciona a igreja existia um pequeno bar. Agora, o prédio transformado em uma
congregação da Assembléia de Deus tem sido um dos principais pontos de poluição sonora do Feira IX. " Os pastores já foram multados e chamados para resolver a situação e não resolvem", disse.
A representante comercial Cristiane Leal não é moradora do conjunto. A mãe dela mora na rua A, cruzamento com o caminho 33. Ela explica que o conjunto era tranquilo. Mas de cinco anos para cá a situação se agravou devido o movimento desordenado de carros, motos e pessoas fazendo muito barulho nas ruas. Na opinião dela, o Feira IX está abandonado. " Este conjunto se tornou uma terra sem lei. É muito complicado conviver em um local como esse", afirma. 


Sobre a poluição sonora, Cristiane reclama que existe um ponto de churrasquinho que vem tirando a paz dos moradores. No local, carros com som alto estacionam e permanecem toda madrugada.
 " Quando chego na casa de meus pais não posso assistir uma televisão, atender um telefonema e  nem conversar", disse. 


Ela acha que só uma super operação envolvendo Polícia Militar, SMT, Policia Civil poderá resolver essa situação para mostrar que a cidade de Feira de Santana tem leis e que precisam ser respeitadas.


Durante uma hora e meia em que a equipe do Acorda Cidade ficou no Feira IX na noite de sábado (03), ouvindo opiniões de moradores, foi possível observar muitas irregularidades. Na rua A, principal acesso ao conjunto pela Avenida Tomé de Sousa, os carros estacionam tomando parte da rua. Motociclistas em alta velocidade colocam em risco a vida dos pedestres. Não há placas de sinalização muito menos faixas para pedestres. A situação realmente é muito grave. O conjunto residencial Feira IX parece mesmo uma terra sem lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...