quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Presidente da comissão de Meio Ambiente constata poluição ambiental no distrito de Humildes




Daniela Cardoso

O vereador Marialvo Barreto, presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Feira de Santana, constatou irregularidades que está poluindo uma área ambiental, de responsabilidade da empresa Brasfrut, no distrito de Humildes. Existe a suspeita por parte dos moradores do local, de que a água que está matando árvores e animais, esteja vindo da própria empresa. 


 Marialvo Barreto, que esteve no local, afirmou que os resíduos liquidos estão matando a vegetação. “Eu não tenho dúvida que é uma água contaminada, ela é uma água escura. Isso é um crime ambiental de situação vergonhosa para Feira de Santana. A água já está chegando ao fundo das casas. Não se pode mais montar um empreendimento industrial sem pensar nos resíduos liquidos”, ressaltou. 


Isac Murici, que é morador da localidade há alguns anos, afirma que a água poluída é da empresa Brasfrut e que já está afetando a população. “Pelo que mim consta, está vindo da empresa. Antes aqui era um lago com peixes, hoje não se encontra nada disso. Antes as árvores não morriam, não tinha poluição e hoje ninguém aguenta o mal cheiro”, compara.

O lavrador Arnaldo Alves dos Santos, que tem uma pequena plantação, conta que a poluição está prejudicando seu trabalho. “As bananeiras e hortaliças não estão mais servido. Antes a água era limpa, agora não tem mais nada. Para a gente que trabalha na roça está ficando difícil”, lamentou.
O diretor do Departamento de Fiscalização, Licenciamento e Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lucílio Flores, afirmou já ter conhecimento da situação e que já foi recolhido o material necessário para análise. Ele contou que um mapa será produzido sobre a situação.

“Todo processo dessa natureza requer uma dependência de outras entidades, nesse caso específico, a Uefs não faz as análises que a gente pretendia, então convidamos a empresa Embasa para participar e ela já recolheu todo o material necessário que está em processo de análise”, disse.

Lucílio afirmou que existe uma forte suspeita sobre a responsabilidade de a poluição ser da empresa Brasfrut, mas que ainda aguarda a comprovação. Ele disse ainda que mesmo a área sendo de responsabilidade da empresa, ela deve ter preocupações com a preservação do local.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...