sábado, 3 de dezembro de 2011

Caruru de Santa Bárbara movimenta Centro de Abastecimento


Ney Silva


Samba de Roda, Caruru e muita animação. A 35ª Festa em homenagem a Santa Bárbara padroeira do Centro de Abastecimento- autarquia ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico- contou com a participação de centenas de pessoas.
Grupos de baianas com trajes típicos vindos de cidades da micro região, além da apresentação do grupo Quixabeira do distrito da Matinha animaram as pessoas presentes ao evento. O dia oficial da Santa é 04 de Dezembro. Mas este ano houve uma antecipação pelo fato da data ser um domingo.
A dona de casa Elisângela da Hora dos Santos conhecida como Inha de Iansã, veio da cidade de Conceição do jacuipe acompanhada de mais 15 pessoas incluindo a mãe de santo Lia. Ela disse que esta foi a primeira vez que participou da festa. " Sou filha de santo há 10 anos e gostei muito do caruru", afirmou.
A mãe de Santo Maria José conhecida como mãe Lia, estava muito feliz em participar da homenagem a Santa Bárbara. Ela informou que trouxe 16 pessoas e para o ano de 2012 quer trazer muito mais. Por gostar tanto da Santa, ela tem um terreiro de Candomblé na cidade de Santa Bárbara há 34 anos.


Sobre o Candomblé, Mãe Lia disse que a situação da religião africana está muito bem na Bahia. Reconhece no entanto, que algumas pessoas trocaram as tradições para seguir outras denominações religiosas. " Mas independente de qualquer coisa o axé ninguém derruba", afirmou.


O diretor do Centro de Abastecimento Cláudio Soares explicou que a antecipação da festa que seria realizada amanhã (04), para este sábado (03), foi uma solicitação dos feirantes e comerciantes da autarquia. A comida foi preparada no Restaurante Popular e além do alto grau de higiene teve supervisão de três nutricionistas.
A movimentação no entorno do palco instalado na área entre os mercados de cereais e de carnes e frangos foi intensa até o inicio da tarde. As pessoas não paravam de dançar e a alegria era contagiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...