quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Queda no sistema eletrônico de cartórios do fórum Filinto Bastos revolta população

Cansadas por terem chegado de madrugada algumas mulheres acabaram dormindo nos bancos de cimento.

Ney Silva

Reportagem especial

Revolta, gritos, desespero. Centenas de pessoas voltaram a reclamar das péssimas condições de atendimento na manhã de hoje (09) dos cartórios extra-judiciais do fórum desembargador Filinto Bastos em Feira de Santana. Segundo informação de chefes de cartórios o sistema eletrônico saiu do ar causando descontentamento da população.


Cansadas por terem chegado de madrugada algumas mulheres acabaram dormindo nos bancos de cimento. Outras preferiram sentar no chão frio e até nas escadas. Cada cartório distribui em torno de 30 fichas. O número é sempre insuficiente em dias de atendimento normal. Mas hoje a situação ficou inviabilizada com os computadores desconectados.


A cabeleireira Ana dos Reis estava muito angustiada com a demora dos cartórios. Ela chegou ao fórum ás 03 Hs para marcar o casamento e já por volta das 11:30 não tinha esperança de ser atendida. “Desde que entramos no fórum fomos informados que o sistema caiu. Não se sabe se o atendimento voltará ou não”, afirmou.

A aposentada Lúcia Bispo Santana veio da zona rural de madrugada para ser atendida. Também não conseguiu. ’’ Após a minha chegada o número de pessoas aumentou ainda mais.


“ Isso é um desrespeito total”, desabafou. Ela mora na fazenda Olhos D água da Formiga. Por ter deixado cedo o distrito de Maria Quitéria não tinha conseguido fazer a primeira refeição do dia. E também não poderia almoçar para não perder a vaga caso o sistema entrasse em funcionamento.

Na fila de um dos cartórios desde às 5Hs o gestor comercial Antonio Marcos Alves de Sousa também estava inconformado com a falta de condições de atendimento.“ Quando cheguei, a fila fazia volta no fórum e não consegui senha. Mas se conseguisse não adiantaria porque o sistema caiu”. Disse. Ele classificou como absurdo o descaso das autoridades. ‘’ O estado está em falência. O atendimento é péssimo e desumano”, concluiu.


Não é a primeira vez que a população é desrespeita em seus direitos. A queda no sistema eletrônico de atendimento dos cartórios extra-judiciais do fórum Filinto Bastos ocorre uma vez ou outra. Mas com ou sem falhas eletrônicas o atendimento é sempre ruim.

Em Fevereiro deste ano a desembargadora Telma Brito assumiu a presidência do Tribunal de Justiça. Já estamos nos aproximando do final de 2010 e nada mudou. Povo desrespeitado por quem cuja função deveria ser de garantir seus direitos. Até quando o Poder Judiciário da Bahia vai continuar agindo assim? Maltratando os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...