terça-feira, 7 de setembro de 2010

População prestigia desfile cívico militar de 7de Setembro



Ney Silva
Reportagem especial

Emoção, entusiasmo, vibração, contentamento. A população de Feira de Santana compareceu em grande número na manhã de hoje (07/09), á Avenida Presidente Dutra para prestigiar o desfile Cívico Militar do 7 de Setembro. Nesta data em 1822 Dom Pedro I, ás margens do Riacho Ipiranga em São Paulo, Proclamava a Independência do Brasil. São 188 anos de comemoração.

A solenidade teve haste amento de bandeiras com a participação do prefeito Tarcizio Pimenta, do comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel André Eduardo Bélico e do comandante do Cprl-Comando de Policiamento Regional Leste, Helio Gondim. Depois todos foram para o palanque oficial instalado no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Presidente Dutra.


O desfile foi aberto pelos ex-combatente em um carro aberto seguido dos pelotões do Exército. Um desses pelotões era formado pelos boinas azuis - grupo de militares de Feira de Santana que chegou semana passada de missão de paz no Haiti.
Depois da passagem dos militares do exército foi a vez da Policia Militar e do Cprl. Os pelotões de motocicleta, cavalaria e as viaturas se apresentaram para as autoridades e o público em geral.




Depois das tropas da segurança pública que incluíram ainda o desfile do Grupamento de Bombeiros Militares, da SMT- Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Civil Municipal, foi a vez das organizações civis. Os grupos de escoteiros e desbravadores fizeram belíssimas apresentações com ordem unida e trouxeram para o desfile alguns equipamentos usados durante treinamentos de crianças e adolescentes.



O coronel Helio Gondim do Cprl disse que estava muito feliz pelo número de pessoas presentes ao evento. “ É uma festa bonita, a independência do povo do Brasil. São 188 anos de independência e a sociedade feirense aqui na avenida está de parabéns”, afirmou. Ele destacou ainda que ao participar do 7 de setembro as pessoas estão resgatando o patriotismo, a cidadania.


Ele lembrou que nesta data a Policia Militar também está comemorando os 20 anos da integração da mulher na Policia Militar. “ A mulher onde está presente há um sentimento mais humanístico, de maior harmonia. A mulher trouxe esse sentimento vivo de cooperação, de participação, disse Gondim.




O prefeito Tarcizio Pimenta  ao comentar sobre o 7 de setembro disse que a data tem vários significados principalmente quando de rememora a luta daqueles que bravamente defenderam o país. “ A gente fica feliz em participar desse evento porque o desfile também faz com que os pais tragam as crianças para as ruas e isso faz com que essa data seja mais pesquisada”, afirmou.Ele também destacou a grande participação do público no desfile. “ Acho que o desfile este ano bateu recorde de público devido a facilidade de transporte”, avaliou Tarcizio.


Ao todo mais de 20 entidades civis e militares participaram do desfile  este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...