terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Médico esclarece sobre tipos de meningite, sintomas e cuidados para a prevenção da doença


Daniela Cardoso
Alguns casos de meningite foram registrados recentemente em Feirade Santana. caso mais recente foi de uma jovem que estáinternada desde o último domingo (18) com quadro de meningitebacteriana no Hospital Estadual da Criança (HEC). O médicoinfectologistaDênio Barrosfalou em entrevista ao Acorda Cidadesobre os principais sintomastratamento e o que é a doença.
De acordo com ele, a meningite é um processo inflamatório queacontece nas meninges que recobre e protege o cérebro, o sistemanervoso e central. Dênio explicou que existem vários tipos demeningite.
“Nós temos dois grandes grupos: as infecciosas causadas por víruse a causada por bactérias. As meningites virais têm uma evoluçãomelhor e a pessoa se recupera sem nenhum problemamas asbacterianas podem realmente causar a morte da pessoa se não fortratada de forma adequada”, explicou o médico infectologista.
Dênio explicou que a meningite  é transmitida de pessoa parapessoaquando ela é bacteriana. “As meningites virais não sãocontagiosas”, ressaltaacrescentando que a transmissão dameningite bacterianadepende de um contato muito próximo e daconvivência por bastante tempo e em um período prolongado comalguém que tenha a doença.
Sintomas
Sobre os sintomas da doença, o médico Dênio Barrosdisse queindependente do tipo de meningiteos sintomas são os mesmos. “Ameningite viral tem sintomas menos intensosmas de um modo geralsão os mesmosfebredor de cabeça e vômitoPodem aparecertambém outros sintomas como rigidez da nuca e manchas no corpo,mas necessariamente a pessoa não precisa ter todos os sintomas,nem ter a intensidade tão acentuada”, disse.
Uma dor de forte intensidade em toda a cabeça é um típico sintomada meningite, de acordo com o médico Dênio Barros. Segundo ele, ameningite é um processo localizado no sistema nervoso central ecomeça com uma infecção em outra parte do organismo. “A pessoapode terpor exemplouma infecção intestinal ou respiratória e isso evoluir para uma meningite.”
Tratamento e cuidados
médico Dênio Barros ressalta a importância da vacinação na prevenção da meningite. Segundo eleexiste avacina hemófilos que faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível na rede pública, e a vacinacontra o meningococo que ainda não faz parte do calendário básicomas que está disponível para ser utilizada em qualquer faixa etária.
De acordo com ele, a meningite bacteriana pode levar a pessoa a morte, caso o atendimento e o uso do antibiótico não seja feito em tempo adequado. O tratamento da meningite bacteriana é feito entre 10 a 15 dias, já o tratamento da meningite viral não tem tempo específico, como explica o médico infectologista. “A evolução normalmente é mais rápida e a pessoa em poucos dias pode ir para a casa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...