quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Situação da rede Caps é debatida em audiência pública



Ney Silva


Pacientes que dependem da rede Caps (Centro de Atenção Psicossocial) em Feira de Santana querem mais agilidade e melhorias na qualidade do atendimento prestado pela Secretaria Municipal de saúde da Prefeitura de Feira de Santana. O assunto foi debatido durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira(30), na Câmara Municipal.

Segundo a enfermeira Rosana Falcão coordenadora da Rede Caps, estão cadastrados mais de 20 mil usuários. Desse total existem cerca de 14 mil 550 ativos. Eles são atendidos através de consultas com psiquiatras, grupos e oficinas terapêuticas, assembleias, reuniões, atividades de lazer entre outras.
Representantes de várias entidades que atuam na defesa de pessoas que tem sofrimento psíquico foram acompanhar as discussões. A usuária da rede Caps, Iraci Andrade disse que vem lutando para fundar uma associação de pessoas que sofrem com dores psíquicas e seus familiares.

Marialvo Barreto que presidiu a audiência pública disse que está preocupado com o volume de colegas dele professores que estão sendo tratados na rede Caps. Ele observa que algumas escolas tinham psicólogos mas os pais de estudantes reagiram e os estabelecimentos tiveram que demitir esses profissionais.

Durante a audiência pública um usuário reclamou da pouca participação de pessoas na sessão. Ele também observou que a Câmara Municipal só estava com quatro vereadores e que essa situação é vergonhosa.

A falta de profissionais como médicos, enfermeiros e pessoal de apoio além de medicamentos foram as principais queixas apresentadas na audiência pública. Outro questão importante é a não informatização da rede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...