segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Produção de hortaliças está ameaçada no distrito de Humildes

Ney Silva


A produção de hortaliças no distrito de Humildes está ameaçada em decorrência da poluição de um riacho e de poços usados pelos agricultores. O problema vem se verificando no povoado de Fulô onde quase toda a produção dos últimos três meses foi perdida. A denúncia foi feita pelo vereador Marialvo Barreto do PT, durante pronunciamento na sessão desta segunda-feira (28), da Câmara Municipal.


A equipe do Acorda Cidade foi ao distrito e constatou a veracidade da denúncia. A forma como as hortaliças vem sendo cultivadas com o uso da água escura e fétida se constitui num atentado á saúde pública.


Alguns agricultores dizem que estão desesperados e anunciam que vão deixar de plantar se a situação não for resolvida. Eles suspeitam que  água servida jogada pela empresa Brasfrut diretamente no riacho esteja causando a poluição.


Diretores da Brasfrut estavam em reunião de negócios e não puderam dar explicações sobre o assunto. Eles agendaram com a equipe do Acorda Cidade uma entrevista para esta terça-feira (29), para se defenderem da suspeição da comunidade de Humildes que a empresa seja a responsável pelo problema.


O agricultor Félix Ribeiro de Oliveira produz hortaliças há 31 anos. Ele explicou que vive do cultivo de cebolinha, alface e coentro. Mas nos últimos 60 dias a água usada nas hortaliças ficou escura e fétida. Além disso, explica o agricultor, toda a produção se perdeu e o que resta não quer se desenvolver.


Como os demais produtores, ele acha que a  queda na qualidade da água captada em um poço a 100 metros da plantação é causada pela empresa Brasfrut que produz polpa de frutas. " Existe um riacho que passa aqui pelo fundo. A poluição vem da fábrica", afirma.


O problema da poluição é tão grave que está impossível plantar.O agricultor José Raimundo Silva de Assis  é funcionário de uma chácara que produz coentro, hortelã grosso, pimentão, quiabo e espinafre. Segundo ele a água usada era muito boa e tinha coloração clara. Agora está escura e muito fétida.


Ainda de acordo com José Assis, o coentro é a hortaliça mais prejudicada com a poluição da água. A plantação não consegue crescer e a que estava em tamanho ideal para ser colhida não pode ser comercializada por causa do mau cheiro da água que se impregna em suas folhas.


A equipe do Acorda Cidade constatou outro problema grave para ser resolvido pelas autoridades além da poluição da água. È que normalmente a maioria das hortaliças é consumida em saladas de forma in natura. Como a água está poluída é provável que os produtos também estejam.


Por serem produzidas e comercializadas livremente, as hortaliças não passam por um controle de qualidade sendo levadas para feiras livres e mercadinhos da cidade. O que se pode observar no local da plantação é que o manejo da produção deixa muito a desejar. Esse fato, aliado a falta de fiscalização da Vigilância Sanitária pode ser perigoso para a saúde da população.


O vereador Marialvo  Barreto informou que vai denunciar o fato a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e aos órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...