quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moradores de Jaíba acusam equipe do Derba de invadir propriedades e causar prejuízos


Ney Silva


Um levantamento topográfico que vem sendo realizado em propriedades rurais no distrito de Jaíba por uma equipe do departamento de Estradas e Rodagens da Bahia-Derba está gerando preocupação e inconformismo aos moradores. Eles alegam que a equipe de topografia usando facões e foices sem ter sido autorizada vem invadindo as propriedades e causando prejuízos.
O lavrador Luiz Vitório que tem uma chácara no povoado de Tapera é um dos mais prejudicados. Ele conta que sem sua autorização um grupo de homens invadiu sua propriedade e usando fações e foices começou a fazer cortes no laranjal. " Fiquei preocupado porque é obrigação informar aos donos das propriedades o que está ocorrendo", disse.


De acordo com Luiz, a impressão que ele teve quando chegou logo cedo á propriedade é que os sem-terra estariam se preparando para ocupar sua chácara. " O laranjal está carregado. Faz até pena ver essa situação", lamentou.
A dona de casa Diná Menezes também mostra-se preocupada com a ação da equipe do Derba. Ela tem duas propriedades e uma delas que fica bem próxima ao aeroporto pode ser incluída no projeto de desapropriação. 


A moradora confirma  que os proprietários de imóveis rurais de Jaíba estão insatisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado.Ela disse que não houve nenhuma reunião com os moradores para se discutir a medição das áreas. " Tem gente que nem está dormindo direito", disse Diná.
A equipe do Acorda Cidade encontrou na estrada da Tapera o  diretor do Derba em Feira de Santana, Jaime Cruz. Ele confirma que o governo do estado está realmente fazendo o levantamento topográfico das áreas a serem desapropriadas.


Segundo Jaime Cruz, pelo decreto de desapropriação  serão adquiridos cerca de 2 milhões de metros quadrados de áreas para ampliação do aeroporto. " Estamos com uma equipe de topografia fazendo a delimitação dessa área", afirmou.


O diretor garante que nem todas as propriedades serão desapropriadas de forma completa e que só após o levantamento topográfico é que se saberá como vai ficar a situação. " Não temos como dizer com segurança quais as propriedades que ficarão de fora e as que serão incluídas nesse processo", disse Jaime.
Em alguns locais a equipe do Derba foi impedida de entrar para realizar o levantamento. Há moradores já se mobilizando para entrar com ações na justiça para processar o governo do estado por invadir suas propriedades e causar prejuízos.


Sobre as reclamações dos moradores de invasão ás propriedades Jaime Cruz disse que foi acionado pela direção do departamento em Salvador  que lhe informou  que a equipe de topografia estaria com dificuldades em realizar os serviços. Ele conversou com alguns donos de imóveis e disse que vai orientar a equipe a pedir autorização para fazer o levantamento topográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...