domingo, 13 de novembro de 2011

Aumenta o interesse pela natação em Feira de Santana


Ney Silva

Crianças e adolescentes de Feira de Santana estão cada vez mais se interessando pela natação. Segundo professores dessa modalidade esportiva a procura só não aumenta ainda mais pela falta de um parque aquático e de incentivo dos governantes.Neste final de semana ocorreu a última etapa do circuito "S" de natação na piscina do Sesc - Serviço Social do Comércio no bairro Tomba.
O professor Fabio sousa que organizou o Circuito "S" de Natação explicou que esta foi a 9ª edição  com a participação do Sesi, Sest-Senat e Sesc. Neste domingo(13), ocorreu a última de um total de quatro etapas. Foram inscritos  343 nadadores com a participação de 10 clubes. " É a maior competição de aprendizagem do interior da Bahia", afirmou.

O professor informou também que a natação em Feira de Santana está precisando do apoio do poder público. Ele observa que se não fosse a iniciativa das instituições "S" e das academias da cidade a natação não estaria crescendo tanto." Se tivéssemos apoio dos governantes o número de nadadores seria ainda maior", disse Fábio.
O empresário e também professor de natação Antonio Carlos Sena Rocha da academia Aqua Center foi convidado para participar da competição. Ele levou 12 atletas. Mas pretendia levar muito mais. Isso não foi possível por causa do feriado da próxima terça-feira (15),  o que fez muita gente viajar.

Na opinião dele, eventos como esse devem ser mais frequentes em Feira de Santana." Nossa dificuldade é ter um parque aquático. Os clubes não tem piscinas suficientes para atender a grande demanda", explica Antonio Carlos. A falta de patrocínio para os atletas é outro problema observado  pelo professor.
Projeto Paf:

O crescimento da natação em Feira de Santana tem se verificado também por iniciativas como a do Projeto Atleta do Futuro (PAF).O professor Robson José Lima Santos disse que hoje existem 160 alunos matriculados através do Sesi no projeto. 

As atividades são desenvolvidas duas vezes por semana de forma gratuita." Eles tem evoluído bastante na natação com esse projeto que vem atendendo a comunidade carente", disse Robson. O professor destaca ainda que além de melhorar a convivência social de crianças e adultos, a natação os retira das chamadas áreas de risco, onde impera o crime, a prostituição e as drogas.

Natação na melhoria da qualidade de vida:

Além de melhorar a convivência social e elevar a auto-estima, a natação também pode influenciar na  qualidade de vida. Foi o que aconteceu com o garoto Tyrone do Rosário da Silva de 07 anos. Ele ingressou a pouco tempo no projeto Atleta do Futuro.
A mãe do menino, a dona de casa Regina do Rosário informou que ele tinha dificuldades de convivência e até síndrome de pânico.Também não entrava em ônibus e tinha medo de água. "Depois da natação ele melhorou 80 por cento de todos os problemas de saúde. É uma criança mais feliz", disse.

O desempenho de Sílvia Azevedo:
Durante o Circuito "S" de Natação, a atleta Sílvia Azevedo de 12 anos foi convidada a participar. Segundo o professor Fábio Sousa a presença dela teve como objetivo incentivar outros atletas a cresceram nessa modalidade esportiva. 

Sobre o desempenho de Sílvia, o professor Fábio Sousa disse que o Circuito "S", é uma competição que não cabe mais a participação da atleta. " Essa competição é para quem está aprendendo. Agora ela vai buscar novas competições e objetivos.A próxima investida da atleta será a busca pelo recorde baiano dos 200 metros nado peito", afirmou.

Sílvia que é da academia Perform, pode ter um futuro ainda mais brilhante como nadadora. Já está incluída entre ás 25 melhores atletas mirins do Brasil. No último sábado (12), no colégio Salesiano em Salvador recebeu um diploma por ter alcançado melhor performance técnica no Festival CBDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...