quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fiscal do Meio Ambiente constata poluição de riacho no distrito de Humildes

 Ela disse que além dos prejuízos com as plantações de hortaliças, a fauna e a flora que estão no entorno e em toda extensão do riacho foram atingidas. " Os vegetais não estão em crescimento normal. Até os pássaros que bebem a água morrem", afirmou.
Ney Silva


A mata nativa localizada em áreas de cultivo de hortaliças no povoado de Fulô no distrito de Humildes em Feira de Santana está se destruindo em razão da poluição de um riacho. A constatação é da fiscal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam),  Elizabete Monteiro Piropo.


 Ela foi ao distrito acompanhada de uma bióloga para apurar denúncia feita esta semana pelo vereador Marialvo Barreto do PT. Segundo ele,  as plantações de hortaliças estão morrendo devido o uso de água do subsolo  possivelmente contaminada.


Elizabete, que é formada em gestão ambiental, disse  que a situação da poluição é muito grave. Além dos prejuízos com as plantações de hortaliças, a fauna e a flora que estão no entorno e em toda extensão do riacho foram atingidas. " Os vegetais não estão em crescimento normal. Até os pássaros que bebem a água morrem", afirmou.


Sobre a suspeita da população de que a empresa Brasfrut seja responsável pela contaminação, a fiscal informou que ainda não é possível saber quem está poluindo. " Vamos verificar que destino a empresa vem dando aos resíduos líquidos e sólidos", afirmou Elizabete.


Uma ação da Vigilância Sanitária para impedir a venda das hortaliças produzidas no distrito foi defendida pela fiscal. Ela acha perigoso o consumo de espinafre, coentro, cebolinha e outros vegetais enquanto não se fizer um exame bacteriológico da água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...