quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Situação da rede Caps é debatida em audiência pública



Ney Silva


Pacientes que dependem da rede Caps (Centro de Atenção Psicossocial) em Feira de Santana querem mais agilidade e melhorias na qualidade do atendimento prestado pela Secretaria Municipal de saúde da Prefeitura de Feira de Santana. O assunto foi debatido durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira(30), na Câmara Municipal.

Segundo a enfermeira Rosana Falcão coordenadora da Rede Caps, estão cadastrados mais de 20 mil usuários. Desse total existem cerca de 14 mil 550 ativos. Eles são atendidos através de consultas com psiquiatras, grupos e oficinas terapêuticas, assembleias, reuniões, atividades de lazer entre outras.
Representantes de várias entidades que atuam na defesa de pessoas que tem sofrimento psíquico foram acompanhar as discussões. A usuária da rede Caps, Iraci Andrade disse que vem lutando para fundar uma associação de pessoas que sofrem com dores psíquicas e seus familiares.

Marialvo Barreto que presidiu a audiência pública disse que está preocupado com o volume de colegas dele professores que estão sendo tratados na rede Caps. Ele observa que algumas escolas tinham psicólogos mas os pais de estudantes reagiram e os estabelecimentos tiveram que demitir esses profissionais.

Durante a audiência pública um usuário reclamou da pouca participação de pessoas na sessão. Ele também observou que a Câmara Municipal só estava com quatro vereadores e que essa situação é vergonhosa.

A falta de profissionais como médicos, enfermeiros e pessoal de apoio além de medicamentos foram as principais queixas apresentadas na audiência pública. Outro questão importante é a não informatização da rede.



Fiscal do Meio Ambiente constata poluição de riacho no distrito de Humildes

 Ela disse que além dos prejuízos com as plantações de hortaliças, a fauna e a flora que estão no entorno e em toda extensão do riacho foram atingidas. " Os vegetais não estão em crescimento normal. Até os pássaros que bebem a água morrem", afirmou.
Ney Silva


A mata nativa localizada em áreas de cultivo de hortaliças no povoado de Fulô no distrito de Humildes em Feira de Santana está se destruindo em razão da poluição de um riacho. A constatação é da fiscal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam),  Elizabete Monteiro Piropo.


 Ela foi ao distrito acompanhada de uma bióloga para apurar denúncia feita esta semana pelo vereador Marialvo Barreto do PT. Segundo ele,  as plantações de hortaliças estão morrendo devido o uso de água do subsolo  possivelmente contaminada.


Elizabete, que é formada em gestão ambiental, disse  que a situação da poluição é muito grave. Além dos prejuízos com as plantações de hortaliças, a fauna e a flora que estão no entorno e em toda extensão do riacho foram atingidas. " Os vegetais não estão em crescimento normal. Até os pássaros que bebem a água morrem", afirmou.


Sobre a suspeita da população de que a empresa Brasfrut seja responsável pela contaminação, a fiscal informou que ainda não é possível saber quem está poluindo. " Vamos verificar que destino a empresa vem dando aos resíduos líquidos e sólidos", afirmou Elizabete.


Uma ação da Vigilância Sanitária para impedir a venda das hortaliças produzidas no distrito foi defendida pela fiscal. Ela acha perigoso o consumo de espinafre, coentro, cebolinha e outros vegetais enquanto não se fizer um exame bacteriológico da água.



Prefeito reunido com líder da Câmara Federal em Brasília


Em viagem à Brasília, na terça-feira (29), o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, participaram de audiência com o líder do governo na Câmara Federal, deputado Cândido Vacarezza (PT- SP). Na ocasião, foi solicitada celeridade aos pleitos do município de Feira de Santana que tramitam nos ministérios.

Tarcízio Pimenta e Getúlio Barbosa também estiveram com o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), numa visita de cortesia intermediada pelo deputado estadual José de Arimatéia.

Durante o lançamento da estratégia “Saúde Mais Perto de Você”, o prefeito Tarcízio Pimenta assinou o termo de compromisso que relaciona uma série de metas e padrões de qualidade que o município deverá cumprir na atenção básica.

De início, os gestores que aderiram à rede de atenção, receberão 20% a mais dos recursos específicos para o financiamento do setor e poderão dobrar o incentivo com a qualificação das equipes e dos serviços ofertados à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Produção de hortaliças está ameaçada no distrito de Humildes

Ney Silva


A produção de hortaliças no distrito de Humildes está ameaçada em decorrência da poluição de um riacho e de poços usados pelos agricultores. O problema vem se verificando no povoado de Fulô onde quase toda a produção dos últimos três meses foi perdida. A denúncia foi feita pelo vereador Marialvo Barreto do PT, durante pronunciamento na sessão desta segunda-feira (28), da Câmara Municipal.


A equipe do Acorda Cidade foi ao distrito e constatou a veracidade da denúncia. A forma como as hortaliças vem sendo cultivadas com o uso da água escura e fétida se constitui num atentado á saúde pública.


Alguns agricultores dizem que estão desesperados e anunciam que vão deixar de plantar se a situação não for resolvida. Eles suspeitam que  água servida jogada pela empresa Brasfrut diretamente no riacho esteja causando a poluição.


Diretores da Brasfrut estavam em reunião de negócios e não puderam dar explicações sobre o assunto. Eles agendaram com a equipe do Acorda Cidade uma entrevista para esta terça-feira (29), para se defenderem da suspeição da comunidade de Humildes que a empresa seja a responsável pelo problema.


O agricultor Félix Ribeiro de Oliveira produz hortaliças há 31 anos. Ele explicou que vive do cultivo de cebolinha, alface e coentro. Mas nos últimos 60 dias a água usada nas hortaliças ficou escura e fétida. Além disso, explica o agricultor, toda a produção se perdeu e o que resta não quer se desenvolver.


Como os demais produtores, ele acha que a  queda na qualidade da água captada em um poço a 100 metros da plantação é causada pela empresa Brasfrut que produz polpa de frutas. " Existe um riacho que passa aqui pelo fundo. A poluição vem da fábrica", afirma.


O problema da poluição é tão grave que está impossível plantar.O agricultor José Raimundo Silva de Assis  é funcionário de uma chácara que produz coentro, hortelã grosso, pimentão, quiabo e espinafre. Segundo ele a água usada era muito boa e tinha coloração clara. Agora está escura e muito fétida.


Ainda de acordo com José Assis, o coentro é a hortaliça mais prejudicada com a poluição da água. A plantação não consegue crescer e a que estava em tamanho ideal para ser colhida não pode ser comercializada por causa do mau cheiro da água que se impregna em suas folhas.


A equipe do Acorda Cidade constatou outro problema grave para ser resolvido pelas autoridades além da poluição da água. È que normalmente a maioria das hortaliças é consumida em saladas de forma in natura. Como a água está poluída é provável que os produtos também estejam.


Por serem produzidas e comercializadas livremente, as hortaliças não passam por um controle de qualidade sendo levadas para feiras livres e mercadinhos da cidade. O que se pode observar no local da plantação é que o manejo da produção deixa muito a desejar. Esse fato, aliado a falta de fiscalização da Vigilância Sanitária pode ser perigoso para a saúde da população.


O vereador Marialvo  Barreto informou que vai denunciar o fato a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e aos órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização.

domingo, 27 de novembro de 2011

PT confirma nome do deputado José Neto para Prefeitura em 2012

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Feira de Santana, Jaime Cruz informou que que esse foi um dos maiores encontros já realizados na cidade.
Ney Silva


Delegados e lideranças do PT (Partido dos Trabalhadores), vereadores e prefeitos de cidades da micro-região de Feira de Santana confirmaram o nome do deputado estadual José Neto como pré-candidato a prefeitura de Feira de Santana em 2012. O encontro ocorreu na manhã deste domingo (27), no auditório do CSU- Centro Social Urbano no bairro Cidade Nova.


Participaram do evento, representantes de partidos aliados como a ex-deputada Eliana Boaventura do PP (Partido Progressista), o empresário Clóves Cedraz  do PSB (Partido Socialista Brasileiro), o senador Valter Pinheiro do PT, os deputados federais Rui Costa e Josias Gomes, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo e o ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence.
Além dessas autoridades, dezenas de lideranças partidárias, vereadores e prefeitos de cidades da micro-região de Feira de Santana foram prestigiar o encontro. Os vereadores Angelo Almeida e Marialvo Barreto do PT e os prefeitos de Santa Bárbara, Amélia Rodrigues também estavam presentes.
O presidente do PT Jonas Paulo explicou que um encontro como o que aconteceu hoje é um instrumento importante porque além dos votos dos filiados tem as idéias que são discutidas." Esse é um encontro de debates. No caso das prévias elas são apenas o último instrumento", afirmou.


Segundo Jonas Paulo, em 2012 o PT baiano tem a pretensão de trabalhar nas 20 principais cidades da Bahia e nas que tiverem colegiado eleitoral acima de 50 mil pessoas. O objetivo é fortalecer a base eleitoral do governador Jaques Wagner e fazer a afirmação do partido como líder de uma coalizão.
O ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, disse que
por ter uma amizade pessoal e militância política com José Neto desde a juventude, dará apoio a candidatura do deputado á sucessão municipal. " Um encontro como esse para a gente definir as prioridades, o programa e bater o martelo que nosso candidato é José Neto nos dá um ambiente necessário para construir com os partidos aliados a coligação que vai ganhar a eleição e governar Feira de Santana", afirmou.
O deputado José Neto afirmou que o encontro demonstrou que existe uma grande unidade dentro do PT de Feira de Santana. Ele mostrou-se feliz com o apoio que terá do deputado federal Sérgio Carneiro que não esteve no encontro mas garantiu apoio a candidatura dele. " Vamos buscar os aliados incluindo o PC do B que é muito importante", disse.


O deputado destacou ainda que tem muito o que fazer para melhorar a cidade de Feira Santana. Ele citou investimentos em áreas da segurança, educação, saneamento básico e manter um diálogo permanente em todos os setores da política.


Ele anunciou que já pretende criar um grupo de trabalho na próxima semana visando construir o projeto de governo para Feira de Santana. " Mas vamos buscar primeiro os aliados e colher informações para fazer nosso projeto", afirmou José Neto.
O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Feira de Santana, Jaime Cruz informou que que esse foi um dos maiores encontros já realizados na cidade. Ele explicou que o próximo passo será o de fortalecer a união com os partidos aliados com o o PP e o PSB além de uma conversa com os dirigentes do PC do B buscando o apoio para a candidatura de José Neto.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Homem morre em feira livre após comer carne frita

Segundo testemunhas, a suspeita e que ele tenha se engasgado com um pedaço de carne em um box de alimentos.
 Ney Silva

Um homem identificado como Flávio morreu no final da tarde desta sexta-feira (25), na área de verduras da feira livre do bairro Cidade Nova. Comerciantes reclamam que os serviços do Samu e do Corpo de Bombeiros não chegaram a tempo. Segundo testemunhas a suspeita e que ele tenha se engasgado com um pedaço de carne frita em um box de alimentos.
 
A comerciante Marli Brasil dona do box onde Flávio estava disse que  ele chegou por volta das 17h e pediu um pedaço de carne frita. Logo que começou comer sentiu-se mal e não respirava direito. Alguns comerciantes de verduras tentaram ajudá-lo até que ele  desmaiou.

Ela conta que acionou o serviço 193 do Corpo de Bombeiros para socorrer Flávio. O policial de plantão alegou que estava sem equipe para enviar ao local. Também tentou-se ajuda no serviço 192 do Samu. O plantão teria informado que não havia ambulância disponível para fazer o atendimento.
 
 Com o atraso as pessoas perceberam que Flávio não se movimentava mais e começou a ficar com o corpo enrijecido vindo a falecer logo em seguida. Por volta das 17:40h a equipe do Samu chegou mas já era muito tarde. Ele tinha ido a óbito.

 
A encarregada de segurança da feira livre da Cidade Nova, Maria de Oliveira Carneiro informou que conhecia o homem a muitos anos e que ele estava desaparecido. "Tem muitos anos que eu o vi circulando pela feira. Ele entrou no mercado e falou comigo. Estava acabado. Só tinha o couro e o osso", afirmou.


Uma equipe do DPT- Departamento de Policia Técnica foi ao local e realizou o levantamento cadavérico. Nenhum parente de Flávio apareceu no local para prestar mais informações.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Autoridades anunciam mais rigor no combate ao comércio ilegal de gás de cozinha em Feira de Santana

Fiscal da ANP alerta: Pena para quem vender gás de cozinha é de 1 a 5 anos de prisão.
Ney Silva
Representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e fiscais da ANP- Agência Nacional de Petróleo anunciaram que vão intensificar a fiscalização para combater o comércio ilegal de GLP ( Gás Liquifeito de Petróleo) ou gás de cozinha como é mais conhecido na cidade de Feira de Santana.
O assunto foi discutido durante uma audiência pública na tarde desta quinta-feira no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Dezenas de representantes de revendas de gás da cidade participaram dos debates. Eles cobraram mais agilidade das autoridades no combate a venda irregular do produto.
Revendedor Brasilgás em Feira de Santana, o empresário Fábio Longuinhos mostrou-se satisfeito com o resultado da audiência pública. " Uma reunião desse tipo serve para fortalecer o comércio de gás de cozinha. Que cada vez mais haja fiscalização para dá segurança á população", afirmou.


De acordo com Longuinhos, as revendas clandestinas de GLP causam prejuízos inestimáveis. Ele disse ser muito difícil competir com esse tipo de comércio pelo fato de não haver custos com impostos como ocorre nas revendas legalizadas.
O sargento Rogério Ramos que faz parte da equipe de vistoria do 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), informou que a função do Corpo de Bombeiros é atuar no programa Gás Legal com objetivo de verificar se está sendo cumprido os itens exigidos na legislação.


Ele citou algumas exigências necessárias para o bom funcionamento de uma revenda de gás de cozinha. Instalação de extintores, delimitação da área, afastamento das edificações, plataforma que deve ser em piso de concreto ou pavimentado de forma plana entre outros.


Sobre o comércio clandestino, o sargento Ramos informou que a competência de fiscalizar é da ANP. Mas ele lembra que o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público podem receber denúncias e fazer o devido encaminhamento para adoção de providências.
O fiscal da ANP Siderval Miranda fez uma palestra durante a audiência pública. Ele explicou os critérios para instalação de uma revenda de gás e apresentou detalhes da legislação para os empresários do setor e autoridades." É importante dizer que quem revende gás de cozinha precisa ter uma autorização da ANP para executar essa atividade". alertou.


Ele informou também que uma vez estando autorizado a vender gás de cozinha, o revendedor  não pode repassar os botijões para pontos clandestinos. Se isso ocorrer, o comerciante pode ser multado a partir de R$ 50 mil e perderá a concessão da empresa. Já o vendedor clandestino pode ser preso e cumprir uma pena de 1 a 5 anos e nesse caso, só um juiz poderá arbitrar fiança.

Participaram da audiência pública representantes da Brasilgás, Liquigás ( antiga Novo Gás), Super Gás Brás (antiga Minas Gás) e a Nacional Gás (Antiga Butano).

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Servidores elogiam lei que garante folga no dia do aniversário

Alguns deles entrevistados sobre o assunto elogiaram a medida.


Ney Silva


A decisão do prefeito Tarcízio Pimenta em sancionar um projeto de lei de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), garantindo folga ao servidor municipal no dia do seu aniversário
deixou a categoria satisfeita. Alguns deles entrevistados sobre o assunto elogiaram a medida.
A auxiliar de serviços gerais Janete Rocha de Jesus trabalha há 19 anos na Prefeitura. Ela acha que o projeto que permite o servidor folgar no dia do aniversário é muito importante. " É o nosso dia para ficarmos com os amigos e com a família. Muito boa essa proposta", afirma. Ela informou ainda que muitos servidores ficavam insatisfeitos em ter que trabalhar na data do aniversário.
Também servidora do município há 18 anos, Elena Pereira Amorim é polivalente. Ela está na função de serviços gerais, mas atua como agente administrativo. Na opinião dela, a lei é importante para o servidor mas que não fará muita diferença. " Eu gosto de trabalhar. Para mim mesmo no dia do aniversário trabalho. Então dá no mesmo" disse.
O guarda municipal Gilson Oliveira de Jesus trabalha na Prefeitura há 18 anos. Ele elogiou a sanção do projeto pelo prefeito Tarcízio Pimenta. " A gente trabalha o ano todo.No dia do nosso aniversário ter uma folga é muito bom", observa.
O assistente administrativo Andrelino Bastos Moreira disse que a sanção do projeto foi muito oportuna. " Essa iniciativa do governo é um estímulo ao servidor para que ele trabalhe melhor e possa confraternizar-se com a família", afirma.



Rejeitado requerimento para sabatinar advogados indicados para Procuradoria do Município

A escolha do nome do novo procurador geral do município vai ser votado na sessão da próxima segunda-feira. A votação é secreta.
Ney Silva

Os advogados Carlos Lucena, Geraldo Guerra e a advogada Rita de Cássia não vão ser sabatinados em sessão especial da Câmara Municipal de Feira de Santana. Essa era a proposta de um requerimento do vereador Ângelo Almeida do PT. Na votação do documento ocorrida na sessão desta quarta-feira (24), houve rejeição.


O vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha) assinou o requerimento e manteve o voto favorável. " Se Lucena vier aqui vai tirar de letra porque ele conhece tudo", afirmou. Dos três nomes apresentados pelo prefeito Tarcizio Pimenta, o vereador Lulinha garantiu que vai votar em Carlos Lucena por entender que não há nada que desabone a moral dele.


Roberto Tourinho também votou a favor do requerimento. Segundo ele por fazer parte do quadro de procuradores sempre foi favorável ao nome de Lucena. Defendeu o requerimento por achar que nem todos os vereadores convivem com as pessoas indicadas e que a sabatina seria de extrema importância.
O vereador Justiniano França que assinou o requerimento para garantir sua tramitação foi contra a votação do documento. Na opinião dele, o requerimento de Ângelo Almeida é um equivoco pelo fato da legislação municipal não prevê sabatina para escolha do nome do procurador.


" É lamentável a rejeição desse requerimento. Tenho consciência de que tentei fazer o melhor para justificar meu mandato". Foi dessa forma que o vereador Ângelo Almeida reagiu a não aprovação do requerimento. Na opinião dele, o Poder Legislativo perdeu uma oportunidade de inovar na política e em suas relações com a comunidade.A escolha do nome do novo procurador geral do município vai ser votado na sessão da próxima segunda-feira. A votação é secreta. 



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Possível saída da diretora do Cap gera protesto na Direc

O Cap é responsável pelo suporte pedagógico aos estudantes com dificuldades de desenvolvimento intelectual

Ney Silva


A possível substituição da diretora do Cap-Centro de Apoio Pedagógico, professora Marlene Sousa Barbosa gerou protesto de pais, estudante e deixou servidores da instituição insatisfeitos. Eles se reuniram em uma sala na manhã desta terça-feira (22), para discutir a situação e depois foram a Direc onde se queixaram na Ouvidoria.


O Cap é responsável pelo suporte pedagógico aos estudantes com dificuldades de desenvolvimento intelectual. No prédio da instituição localizado na rua Aristides Novis, bairro Kalilândia, são desenvolvidas diversas atividades artísticas e culturais.Também é de responsabilidade do Cap fazer a capacitação de pessoas para atuarem como professores de Libras-Lingua Brasileira de Sinais.
A dona de casa Jucília Nascimento Araújo não está satisfeita com a possibilidade de mudança de direção. Com duas filhas surdas e mudas, uma delas professora de Libras da instituição, ela acha que a saída da diretora Marlene Barbosa vai prejudicar os alunos.
Ana Rosa Alves Macedo tem um filho que está no Cap devido a dificuldades de aprendizagem. Ela conta que o resultado dos estudos está muito bom. " Ele está aqui há três anos. Agora já está lendo e escrevendo graças ao trabalho e esforço da professora Marlene", observa.


De acordo com Ana Rosa o atendimento aos alunos é nota dez e não existem diferenças." Todos aqui são tratados com carinho", disse. Na opinião dela não existe ninguém melhor que a atual diretora para conduzir o Cap.
A dona de casa Maristela Ribeiro Silva também mãe de aluno da instituição foi á Direc reclamar da possível substituição da diretora.
" Se a professora Marlene sair o Cap fecha", afirma. 
Além dela, outras mães e estudantes usando faixas e cartazes tentaram uma audiência com o diretor Beldes Ramos para buscar explicações sobre a mudança de direção. A ouvidoria da Direc também registrou queixas da comunidade sobre a saída da diretora.


O diretor da Direc estava viajando. Os manifestantes não foram recebidos e pretendem voltar na manhã desta quarta-feira (23) para tentar uma audiência com Beldes Ramos.

Emenda propõe que vereadores atrasados sejam punidos com desconto no salário

Daniela Cardoso
O vereador Reinado Miranda – Ronny (PNN) falou na manhã desta terça-feira (22) durante seu pronunciamento namara Municipal que pretende colocar uma emenda para que o início da sessão tenha uma tolerância de apenas 15 minutos, que segundo ele muitos vereadores chegam cedo àmara, assinam a frequência e depois se retiram retornando apenas no momento da ordem do dia.
 
Ronny disse que com essa emenda os vereadores serão punidos com prejuízo financeiro do dia de trabalho. “Eu vou apresentar esse projeto e espero que os demais vereadores possam votar. Acho que esse artigo tem que ser apresentado também explicações pessoas”, afirmou.

O vereador Antônio Passos Ataíde - Carlito do Peixe, disse que caso a emenda seja aprovada trará benefícios para o trabalho damara. O vereador David Neto também disse concordar com a proposta, mas sugeriu que algumas ressalvas sejam feitas. O vereador oposicionista, Marialvo Barreto, afirmou que irá votar na proposta, mas disse acreditar que ela não irá funcionar. “Tem vereadores que não terão o corte e vai continuar tudo como antes”, disse.

O vereador Ronny afirmou que o regimento interno damara Municipal diz que caso um vereador falte por cinco sessões consecutivas, ou dez sessões alternadas, automaticamente ele perde o mandado para o suplente. “Nós ganhamos para chegar aqui cedo e temos que cumprir”, finalizou.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Homem é executado com vários tiros na porta de casa

Familiares não quiseram gravar entrevistas. Mas falaram publicamente que ele era usuário de drogas.
Ney Silva


Dois homens em uma moto de placa não anotada assassinaram o jovem Jânio Santos Magalhães de 23 anos. Ele morava na rua Jacobina 419, bairro Jardim Cruzeiro e foi morto por volta das 18h desta sexta-feira (18), quando estava na porta de casa. Familiares não quiseram gravar entrevistas. Mas falaram publicamente que ele era usuário de drogas.
Segundo algumas pessoas que estavam próximas ao local do crime, Jânio Magalhães não esboçou reação no momento dos disparos. Os dois matadores estavam sem capacetes e atiraram á queima roupa.
Uma guarnição da Policia Militar comandada pelo sargento Lourival Gonçalves esteve no local do crime. Ele informou que a vítima estava sentada em frente a residencia quando foi atingida. Foram disparados aproximadamente seis tiros de pistola 9 milímetros.

Momentos após o crime dezenas de pessoas se aglomeraram para ver o corpo de Jânio. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local para fazer o levantamento cadavérico.

Prefeito Tarcízio Pimenta entrega lista tríplice a Câmara Municipal


Daniela Cardoso
O prefeito Tarcízio Pimenta já encaminhou para a Câmara Municipal a lista tríplice com o nome dos três advogados para que um seja escolhido o Procurador da Cidade. Rita de Cássia, Geraldo Guerra e o atual Procurador Carlos Lucena compõem a lista. O presidente da Câmara Municipal, Antônio Francisco Neto (Ribeiro) falou como funciona a escolha.


“Recebemos a lista de três nomes e nós temos que colocar a apreciação dos vereadores que vão escolher o nome do novo procurador do município”, explicou.


O projeto vai ser lido pelo primeiro secretário na segunda-feira (21), e a Comissão de Constituição e Justiça terá um prazo de oito a dez dias para devolver com o parecer. 11 votos são necessários para compor a votação.


“Se a comissão assim entender ela pode dar o parecer com mais rapidez, isso é uma questão de entendimento da comissão e dos senhores vereadores”, informou o presidente da casa que só votará em caso de empate.


Sobre a discussão dos vereadores quanto ao nome do atual Procurador do Município, Carlos Lucena, Ribeiro disse que respeita os três nomes e que Lucena tem feito um grande trabalho em Feira de Santana. “Não podemos negar que o nome do procurador do município é forte e tem respaldo”.

Câmara Municipal presta homenagem a Igreja do Evangelho Quadrangular

 
Ney Silva
 
Ao completar 42 anos de fundação em Feira de Santana e 60 de instalada no Brasil, a Igreja do Evangelho Quadrangular foi homenageada em sessão solene desta quinta-feira (17), da Câmara Municipal de Feira de Santana. A iniciativa da homenagem partiu do pastor da igreja e vereador Ewerton Carneiro.

O evento contou com a participação do prefeito Tarcízio Pimenta, dos deputados José de Arimatéia e Fernando Torres além de pastores dos quase 70 templos existentes na cidade. De acordo com pastores da igreja, a instituição tem cerca de 12 mil fiéis na cidade.

Além de homenagear a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Câmara Municipal concedeu o título de cidadão feirense ao pastor Necivaldo José de Santana. Ele é natural do vizinho município de Tanquinho e mostrou-se feliz com o título.” Para mim é uma honra muito grande receber um título. Estou na cidade há 13 anos prestando serviços á população mais carente”, disse.

O superintendente da Quadrangular no Brasil Altair Gomes  que é  vereador na cidade de Belo Horizonte (MG) foi o palestrante da sessão solene. Ele destacou que a homenagem feita á igreja e ao pastor Necivaldo  foi muito justa.“Trago aqui nossa alegria em ver que Feira de Santana está reconhecendo o trabalho  realizado pelo pastor  e pela nossa instituição”, afirmou.
 
Segundo Altair, a igreja completou 60 anos de fundada no Brasil. Teve sua origem na cidade de São João da Boa Vista no estado de Minas Gerais. É a terceira maior igreja evangélica do Brasil com 17 mil templos, 40 mil pastores incluindo ministros, aspirantes e obreiros. Ao todo são quase 3 milhões  de fiéis espalhados em quase todos os estados da federação.

O vereador Ewerton Carneiro (TOM) que foi autor do requerimento e do projeto de decreto legislativo que homenageou a igreja e o pastor , fez um histórico da vida familiar e religiosa de Necivaldo. Ele mencionou as cidades e os templos em que ele trabalhou.

Na opinião de Ewerton Carneiro, o pastor Necivaldo tem grande importância para Feira de Santana. Entre as iniciativas dele, Tom citou a construção da igreja do bairro Rua Nova e de um Centro de recuperação de dependentes químicos. Também a criação de um curso teológico para formação de pastores foi outra iniciativa observada pelo vereador.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moradores de Jaíba acusam equipe do Derba de invadir propriedades e causar prejuízos


Ney Silva


Um levantamento topográfico que vem sendo realizado em propriedades rurais no distrito de Jaíba por uma equipe do departamento de Estradas e Rodagens da Bahia-Derba está gerando preocupação e inconformismo aos moradores. Eles alegam que a equipe de topografia usando facões e foices sem ter sido autorizada vem invadindo as propriedades e causando prejuízos.
O lavrador Luiz Vitório que tem uma chácara no povoado de Tapera é um dos mais prejudicados. Ele conta que sem sua autorização um grupo de homens invadiu sua propriedade e usando fações e foices começou a fazer cortes no laranjal. " Fiquei preocupado porque é obrigação informar aos donos das propriedades o que está ocorrendo", disse.


De acordo com Luiz, a impressão que ele teve quando chegou logo cedo á propriedade é que os sem-terra estariam se preparando para ocupar sua chácara. " O laranjal está carregado. Faz até pena ver essa situação", lamentou.
A dona de casa Diná Menezes também mostra-se preocupada com a ação da equipe do Derba. Ela tem duas propriedades e uma delas que fica bem próxima ao aeroporto pode ser incluída no projeto de desapropriação. 


A moradora confirma  que os proprietários de imóveis rurais de Jaíba estão insatisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado.Ela disse que não houve nenhuma reunião com os moradores para se discutir a medição das áreas. " Tem gente que nem está dormindo direito", disse Diná.
A equipe do Acorda Cidade encontrou na estrada da Tapera o  diretor do Derba em Feira de Santana, Jaime Cruz. Ele confirma que o governo do estado está realmente fazendo o levantamento topográfico das áreas a serem desapropriadas.


Segundo Jaime Cruz, pelo decreto de desapropriação  serão adquiridos cerca de 2 milhões de metros quadrados de áreas para ampliação do aeroporto. " Estamos com uma equipe de topografia fazendo a delimitação dessa área", afirmou.


O diretor garante que nem todas as propriedades serão desapropriadas de forma completa e que só após o levantamento topográfico é que se saberá como vai ficar a situação. " Não temos como dizer com segurança quais as propriedades que ficarão de fora e as que serão incluídas nesse processo", disse Jaime.
Em alguns locais a equipe do Derba foi impedida de entrar para realizar o levantamento. Há moradores já se mobilizando para entrar com ações na justiça para processar o governo do estado por invadir suas propriedades e causar prejuízos.


Sobre as reclamações dos moradores de invasão ás propriedades Jaime Cruz disse que foi acionado pela direção do departamento em Salvador  que lhe informou  que a equipe de topografia estaria com dificuldades em realizar os serviços. Ele conversou com alguns donos de imóveis e disse que vai orientar a equipe a pedir autorização para fazer o levantamento topográfico.

Reviravolta na Câmara Municipal: Oposição amplia bancada e Bastinho desiste de candidatura


Ney Silva

Alegando problemas de hipertensão arterial, o vereador José Sebastião Alves de Sousa (Sebastião Bastinho), anunciou na sessão desta quarta-feira ( 16), que não vai concorrer a reeleição em 2012. Ele disse que adotou essa posição após se reunir com parentes e lideranças que apoiaram sua candidatura. " Estou em consonância com o deputado federal Farnando Torres que lamentou essa decisão e ficou triste", disse.

Bastinho informou ainda que reconhece que a reeleição dele ficaria muito dificil. Mas que essa não foi a razão principal de ter desistido e sim o problema de saúde. Segundo ele, não deixará a política e em 2012 vai dar todo apoio ao vereador suplente José Carneiro (PSL)." Fui assessor de Zé Carneiro é meu amigo e irmão e vou ajudá-lo a elege-lo", afirmou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
David Neto pede apoio a Sebastião Bastinho para eleição de 2012

O Vereador David Leite Neto (PTN), disse na sessão desta quarta-feira
(16), que a desistência do vereador Sebastião Bastinho de concorrer a reeleição em 2012 se deu pela dificuldade dele em se reeleger.” Quero dizer a vossa excelência que ficar nesse partido dá tontura e até internamento”, afirmou.

Em um aparte o vereador Justiniano França (DEM), pediu que David Neto não se preocupasse com o PSD porque chegará um momento em que os partidos vão se unir . Mas, segundo David, o PTN não irá se coligar e marchará sozinho na disputada eleitoral em 2012.

David Neto aproveitou e fez um pedido ao vereador Sebastião Bastinho.
“Quero pedir a vossa excelência que não pegue todas as lideranças e bote nos braços de Zé Carneiro”, afirmou.

Justiniano França anuncia que agora é vereador de oposição

O vereador Justiniano França (DEM), que fazia parte da bancada independente agora está na bancada de oposição. Ele disse em pronunciamento que precisa do apoio dos colegas dessa bancada.

O vereador frei Cal (PMDB), deu  boas vindas a Justiniano e disse que ele será bem acolhido. Roberto Tourinho (PV) informou que o ingresso de Justiniano na oposição é muito importante. “ Nós nos sentiremos muito prestigiados e a partir de agora ouviremos vossa excelência”, afirmou.

Marialvo Barreto (PT), ao comentar sobre a decisão de Justiniano França, afirmou que a bancada de oposição não tem a pretensão de ser uniforme nos pensamentos ideológicos. Garantiu que o colega será muito bem acolhido na bancada.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Lulinha diz ter ficado emocionado com demissões de cargos de confiança.

Luiz Augusto de Jesus - Lulinha- (DEM), disse ter ficado emocionado com algumas reportagens sobre a maneira como algumas pessoas indicadas por ele com cargos na Prefeitura estavam perdendo seus empregos.
“ Quando sai uma pessoa logo alguém faz a indicação de outra para o lugar”, disse.

Lulinha informou que está muito bem e se diz bastante tranqüilo sobre a indicação de cargos. “ Na primeira eleição fui vitorioso apenas com um Reda (Regime Especial de Direito Administrativo), com  cargo em uma escola”, afirmou. Ele disse que apesar das dificuldades se elegeu com quase dois mil votos no primeiro mandato.

Segundo o vereador, muitos colegas dele e lideranças não se venderam e não estão aceitando propostas em deixá-lo de apoiar.“ Essas pessoas sabem que o futuro vem aí e o futuro está mais próximo do que o povo espera”, concluiu.

Em um aparte, Marialvo Barreto (PT), elogiou o pronunciamento de Lulinha.“ Quero dizer que vossa excelência tem demonstrado ser um homem de posição e coragem”, disse. Segundo o petista, Lulinha tem ampliado a qualidade de vereador e que ele vai ter o respeito da comunidade feirense.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Feira de Santana mobilizada contra a corrupção

O presidente da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil em Feira de Santana, Osvaldo Torres Neto disse que essa mobilização apesar de nascer pequena tende a crescer por ser um movimento espontâneo. " Esse sentimento contrário a corrupção é verdadeiro, sólido e forte", afirma.
Ney Silva

O combate a corrupção com a punição de políticos e pessoas que praticarem esse tipo de crime. Essa foi a finalidade principal da manifestação realizada na manhã desta terça-feira (15), com a participação de dirigentes de entidades de classe da cidade. A concentração ocorreu por volta das 9h na Praça de Alimentação, centro comercial de Feira de Santana.
A mobilização foi organizada pela Maçonaria, Oab, Rotary, CDL, Associação Comercial e Centro das Indústrias. O evento não contou com um número expressivo de pessoas na caminhada, mas era notável a satisfação dos participantes em chamar a atenção da comunidade para os atos de corrupção e o enfrentamento do problema que é muito grave e trás consequências para o Brasil.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Armando Sampaio informou que essa mobilização mostra que as instituições e a comunidade estão insatisfeitas com os atos de corrupção. " Isso aqui é uma semente. É uma primeira mobilização", disse.

Ele lembra que não é possível atribuir a corrupção apenas á classe política. Na opinião do empresário existem duas pontas dessa história: O corrupto e o corruptor. " O político é mais assediado porque facilmente conta com verbas públicas para atender os subornadores. Nós precisamos acabar com isso", afirma Armando. Além da ação corrupta de políticos, ele cita como exemplos de atos de corrupção, o suborno a um guarda de trânsito e a alguém que está numa fila. 
O servidor municipal aposentado Valdir Vieira Costa destaca ser importante esse tipo de manifestação. Mas defende de que é necessário se fazer uma campanha para se eliminar a imunidade parlamentar de deputados, senadores e governadores. Ele acredita que dessa forma o cidadão também ficará receoso em praticar um ato de corrupção.
Vestida com uma blusa simbolizando a bandeira do Brasil, a comerciária Janaína Sousa Santos estava bastante entusiasmada com a manifestação contra a corrupção. " Esse movimento nasce pequeno, mas depois vai crescer e melhorar muito", ressalta. Ela disse ainda que o país é forte e rico e não é possível mais continuar com tantos corruptos.
Presidente do Conselho dos Veneráveis que reúne as 11 lojas maçônicas de Feira de Santana, Marcos Antonio de São Pedro que é também venerável mestre da loja maçônica 16 de junho, informou que a iniciativa da manifestação na data de 15 de novembro quando se comemora a Proclamação da República, tem por objetivo chamar a atenção do povo brasileiro para parar com a corrupção no Brasil.

Ele ressalta que os atos de corrupção trás prejuízos incalculáveis para a nação. " Você vê a fraqueza na educação, saúde, segurança e infraestrutura do Brasil por causa disso" , Afirma Marcos.
O presidente da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil em Feira de Santana, Osvaldo Torres Neto disse que essa mobilização apesar de nascer pequena tende a crescer por ser um movimento espontâneo. " Esse sentimento contrário a corrupção é verdadeiro, sólido e forte", afirma.

O advogado ressalta que a população brasileira não suporta mais a palavra corrupção. Mas reconhece que infelizmente não se criou mecanismos para que se possa frear esses atos de corruptos de forma mais ágil e severa.

Depois de percorrem a Avenida Getúlio Vargas, os manifestantes voltaram a se concentrar na Praça de Alimentação. A proposta é que outras manifestações desse tipo voltem a ser organizadas.

Decretada prisão preventiva de suspeitos de matar funcionária do Atacadão

De acordo com a delegada Ana Virgínia Paim, o crime está elucidado, mas os acusados ainda não foram presos. Ela pede a colaboração da população.


Daniela Cardoso
delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) de Feira de Santana, Ana Virgínia Paiminformou que os autores do crime que vitimou no dia 05 de julho uma funcionária do Atacadão, já foram identificados.    
“O crime está elucidadotodos os autores estão identificadosmas nós ainda não conseguimos prendê-losapesar de estar com os mandados de prisão decretados pela justiça”disse
De acordo com a delegada,  foram  identificados o condutor da motocicleta, o carona que atirou e o mandante do crime. Ela afirmou que eles  foram indiciados, e o inquérito  foi finalizado e encaminhado para a justiça.
“Foram três identificados, mas a justiça decretou a prisão de dois dos envolvidos no crime. Estamos tentando localizá-los, mas eles estão de fato foragidos, nós temos a informação de que eles não estão em Feira de Santana”, revelou.


O crime

Jussara Dias Queiroz estava indo para casa com o mototaxista Robson de Sousa Silva, na moto Dafra de placa JSY-0994quando foi surpreendida pelo autor do crime ao passar em frente a Pousada Palma do Sertãona travessa Humaitácruzamento com  Avenida Anchieta (Canal). Ele ordenou que Robson, condutor da motocicletaparasse e deixasse o local. O criminoso disparou vários tiros contra a mulherque morreu na hora.
Foto ArquivoNey Silva/Acorda Cidade
Ana Virgínia pediu a colaboração da população“Quem tiver alguma informação pode nos procurar, não é necessário se identificar. Nós tomaremos as providências para prender os autores desse crime”, afirmou.
 As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...