sábado, 11 de agosto de 2012

pesquisas indicam crescimento de doenças do coração em pessoas mais jovens


Ney Silva

Pesquisas mostram que as doenças do coração que nas últimas duas décadas acometiam principalmente pessoas a partir dos 40 anos, agora afetam também jovens em qualquer faixa de idade. A informação é do presidente regional da SBC- Sociedade Brasileira de Cardiologia em Feira de Santana, André Almeida. A entidade realizou nos dias 10 e 11 de agosto, a 20ª Jornada de Cardiologia que contou com a participação de renomados médicos da Bahia e do Brasil.

Entre os conferencistas que participaram da jornada estavam professores  da Escola Baiana de Medicina e da Universidade Federal da Bahia, FTC, Uefs e profissionais de outros estados como foi o caso dos doutores Rodrigo Cesce de Curitiba, Antonio Carlos Sobral Sousa da Universidade Federal de Sergipe,  Andrei Espósito que é feirense e trabalha em Campinas São Paulo entre outros.

Um dos conferencistas da jornada, o professor da Escola Baiana de Medicina, Gilson Feitosa destacou que várias áreas da medicina sofreram avanços. Foi o caso dos tratamentos da hipertensão arterial com o surgimento de novos medicamentos, além de dispositivos que vão ajudar formas resistentes da doença. Já as doenças do coração podem ser tratadas com mais eficiência atráves de novos instrumentos.

Ele disse, no entanto, que a melhor forma de se viver bem é investir na prevenção.“ A prática de bons hábitos entre os quais o de fazer exercício regularmente pode prevenir as pessoas de cardiopatias”, afirmou Gilson. Mas segundo o médico, há investimentos enormes no sentido de se produzir medicamentos que se proponham a trazer mais benefícios em comparação aos que existiam anteriormente.
O cardiologista Alberto Emanuel ao fazer uma avaliação da jornada ,observou que o evento é muito importante para os profissionais." É bom que o médico esteja  atualizado. Só assim é que vamos adquirindo novos conhecimentos trazendo isso para os nossos pacientes”, afirmou.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia regional de Feira de Santana, André Almeida informou que o evento foi marcado pela participação de professores da Escola Baiana de Medicina, da Universidade Federal da Bahia, FTC, Uefs e profissionais de outros estados como foi o caso dos doutores Rodrigo Cesce de Curitiba, Antonio Carlos Sobral Sousa da Universidade Federal de Sergipe, Andrei Espósito que é feirense e trabalha em Campinas São Paulo entre outros.

“Passamos 48 horas discutindo qual é a melhor forma de fazer  prevenção da doença cardíaca. O melhor tratamento de qualquer doença é a prevenção. Sai muito mais barato e é eficaz”, concluiu André.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...