terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mais de 100 pessoas são atendidas diariamente no Programa de Prevenção a Hepatites

Daniela Cardoso

O Programa Municipal de Prevenção a Hepatites em Feira de Santana está em novo endereço. Antes a instituição funcionava no Centro de Saúde Especializado (CSE) e a cerca de um mês foi desmembrado para a rua Barão do Rio Branco no centro da cidade.

“Foi desmembrado para uma sede própria pra facilitar o trânsito e o atendimento mais adequado ao usuário. O programa agora tem uma demanda mais organizada e com mais conforto”, destacou a enfermeira do programa Maridalva Pessoa Bastos.
O programa atende mais de 100 pessoas por dia e conta com uma equipe multidisciplinar composta por cinco enfermeiros, médicos no turno vespertino, assistente social, farmacêuticos e dois técnicos de enfermagem. Maridalva informou que o programa assiste uma gama enorme de usuários.

“Os pacientes são atendidos e acompanhados pelo programa. Muitos utilizam medicações específicas para o tratamento das hepatites B e C. outros são pacientes que fazem testes periódicos de 6 em 6 meses para o acompanhamento da doença, pois nem todos precisam tomar a medicação”, explicou.

Os testes para detectar a doença são feitos diariamente no programa de Prevenção a Hepatites sem a necessidade de encaminhamento.

“As pessoas podem vim diretamente buscar o serviço no próprio programa. A procura tem aumentando bastante, pois a comunidade está cada vez mais sensibilizada”, disse a enfermeira, alertando para a importância da prevenção através do teste.

“Essa doença é silenciosa e fica muito tempo no organismo sem dar sinal. Quando aparece algum sintoma, a hepatite já esta em uma fase avançada por isso que é importante a prevenção através do teste”.

Associação de apoio aos portadores da hepatite 
O servidor público aposentado, José Rodrigues da Silva, é portador da hepatite C e faz tratamento no Programa Municipal de Hepatites. Ele tem a intenção de formar uma associação de apoio aos portadores de hepatite B e C para levar informações sobre a doença.

“Queremos ajudar essas pessoas, afinal o número de diagnósticos na cidade tem aumentado. Temos uma reunião no dia 31 deste mês e nossa intenção é iniciar a fundação nesta data”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...