quinta-feira, 5 de julho de 2012

Adolescente de 13 anos sofre discriminação por ter mama gigante

Daniela Cardoso e Ney Silva

Um adolescente de 13 anos vem sendo alvo de discriminação e sofrendo bastante por causa da ginecomastia, uma doença que provoca o crescimento demasiado das mamas em pessoas do sexo masculino. A mãe dele e uma amiga estão lutando em busca de uma solução, mas explicam que há dificuldades em fazer a cirurgia pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

A cabeleireira Rosemere de Araujo, mãe do adolescente, disse que o filho vem sofrendo desde os 10 anos, quando começou a perceber o crescimento das duas mamas. “Comecei a buscar solução através dos meios públicos e sempre recebi diagnósticos diferentes de vários médicos sobre o caso”, afirma.
Ela explicou que em decorrência da doença o adolescente vem sofrendo discriminação entre os colegas da escola, que colocam diversos apelidos nele, como ‘peitinho’ e mandam ele comprar sutiã. “A diretora da escola até já me chamou para poder resolver isso. Ele pratica natação e os instrutores também já me chamaram para conversar sobre o assunto”, salientou.

Rosemere disse também que em decorrência desse problema o filho não tem um bom desenvolvimento intelectual, e está se prejudicando na escola, porque se sente muito envergonhado. Ela informou que as mamas estão pesando muito e que a postura corporal está sofrendo alterações.

Busca por solução

Para solucionar o problema do adolescente, Rosemere já levou o filho a um mastologista e a um cirurgião plástico. Os dois profissionais informaram que não é possível fazer o procedimento pelo SUS. Ela diz que não tem como pagar a cirurgia, que custa em torno de 2 mil reais pela rede particular. No entanto foi informada que o SUS cobre o procedimento. 
Amiga de Resemere, a técnica de enfermagem, Joelma Oliveira, disse que um médico, identificado como Flávio, se propôs a ajudar, mas precisaria do apoio ao mesmo tempo de um cirurgião plástico para fazer a reconstrução da auréola. “Agora vamos buscar o apoio da secretaria municipal de Saúde para vê que tipo de ajuda a gente pode conseguir”, afirmou.
O médico endocrinologista, Adailton Carneiro, confirma que a doença que acomete o adolescente é a ginecomastia. Ele explica que ela também pode se desenvolver em pessoas idosas por fatores como: uso de medicamentos, obesidade e por distúrbio hormonal.

Adailton explicou que no caso do adolescente trata-se de uma ginecomastia verdadeira, por ele não ter alteração hormonal e nem fazer uso de medicamentos. Nesse caso o médico afirmou que é necessário fazer a cirurgia.

Ele disse que a cirurgia não é complicada." trata-se de uma correção plástica para que ele volte a ter sua mama normal, possibilitando-o de ter uma vida social tranquila",afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...