quinta-feira, 26 de julho de 2012

Procissão do Jubileu:Pedidos,emoção e amor a Senhora Santana

Mais uma vez o povo católico foi as ruas reverenciar sua padroeira. Mais do que fé e tradição, observa-se a força do catolicismo que tem uma igreja administrada com zelo, carinho, respeito e principalmente amor. Viva Senhora Santana.

Ney Silva

Na procissão do Jubileu de ouro da Arquidiocese de Feira de Santana, ocorrida na tarde desta quinta-feira(26),os fiéis não economizaram tempo, muito menos pedidos aos seus santos e santas protetoras. A imagem de Senhora Santana foi a mais disputada entre as pessoas. Curas para o corpo, compra de uma casa própria e teve até quem pedisse para a santa ajudar a ganhar na loteria esportiva.

Mas é sempre assim. Não se trata de pedidos com sentimentos de ganancia ou soberba. É a fé do povo  que em qualquer parte do planeta busca integrar-se com a palavra de Deus de sua forma  simples. O Brasil, de maioria católica e diversidade étnica e cultural bem expressiva destaca-se em sua religiosidade.
lavradora Maria Ferreira Pereira era a expressão de felicidade. Ela chegou cedo á catedral com um grupo de pessoas do distrito Governador João Durval para participar da procissão. Antes que o andor de Santana deixasse a igreja ela fez um pedido. " Eu pedi para Santana mim ajudar a curar câimbras de minhas mãos. Fiquei boa dos pés. Mas tenho esse problema nas mãos", afirmou.
O trabalhador Gonçalo que mora na cidade de São Gonçalo dos Campos, fez um pedido para sair de vez das dificuldades. " Eu pedi a Santana para ganhar na loteria. Quero enricar", afirmou.


Quem vai a procissão nem sempre tem pedidos a fazer. Uns agradecem pelas conquistas e outros vão em busca da espiritualidade e emoção.
É o caso da gerente comercial Mércia de Azevedo Mendes que há muitos anos participa da procissão. Ela disse que tem muita fé e foi agradecer por ter se curado de um problema de saúde.
A professora Marta Lima que estava emocionada e até chorou com a passagem dos andores especialmente o de Senhora Santana, fez um pedido coletivo." Este é um ano político. Quero pedir a Jesus Cristo que abençoe e proteja todos os homens e mulheres que vão comandar a nossa cidade e que possam ter discernimento pensando sempre na comunidade" afirmou. 
Este ano a procissão teve quase 50 andores vindos das paróquias do município e de particulares. Por volta das 16:30 os andores deixaram a catedral e saíram as ruas carregados com amor e emoção pelos fiéis.
O Cura da Catedral, monsenhor José Nery estava feliz com a participação do povo." Contamos com caravanas de quase todas as paróquias da arquidiocese", afirmou.
Na opinião do arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, a procissão do Jubileu mostrou mais uma vez a grande manifestação de fé da comunidade. Há 17 anos como líder espiritual da igreja católica ele informou que foi a maior de todas as procissões ocorridas nesse período. " Renovo meus agradecimentos e parabéns ao povo pela manifestação de fé que se concretiza em Feira de Santana", afirmou.


Participação de políticos


Como já se esperava durante a procissão, os prefeituraveis e candidatos a vereador tiveram presença marcante. A preferência dos políticos é sempre o entorno do andor de Senhora Santana onde ficam o arcebispo e as demais autoridades religiosas.
Este ano o prefeito Tarcízio Pimenta, a deputada e primeira dama Graça Pimenta, secretários e assessores formaram fileira logo atrás dos religiosos.
A cerca de 3 metros atrás do grupo do atual prefeito, outra fileira tendo  á frente o candidato do Democratas  e ex-prefeito José Ronaldo. Também estavam presentes o seu vice Luciano Ribeiro, o deputado Carlos Geilson, ex-secretários e o atual vice-prefeito Paulo Aquino.
Um pouco mais distante do andor de Senhora Santana, o candidato José Neto do PT e a sua vice na chapa Eliana Boaventura cumprimentavam as pessoas.


Mais uma vez o povo católico foi as ruas reverenciar sua padroeira. Mais do que fé e tradição, observa-se a força do catolicismo que tem uma igreja administrada com zelo, carinho, respeito e principalmente amor. Viva Senhora Santana.


Confira mais fotos da procissão:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...