quarta-feira, 18 de abril de 2012

Negociação entre reitoria e estudantes da Uefs fica mais difícil


 O reitor José Carlos Barreto passou quase toda tarde desta quarta-feira (18) reunido com os demais integrantes da administração central da UEFS no Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte) analisando a proposta dos estudantes e elaborando uma contra proposta.
Ney Silva

Um grupo de estudantes que há uma semana ocupa o Restaurante Universitário e há três dias bloqueia os acessos de carros e pessoas ao campus universitário não conseguem chegar a um entendimento com a administração centra da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e continua mobilizados. Eles reivindicam melhorias na estrutura do restaurante chamado de “ Bandejão”e o fim da alimentação paga  no  self-service.

O reitor José Carlos Barreto passou quase toda tarde desta quarta-feira (18) reunido com os demais integrantes da administração central da UEFS no Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte) analisando a proposta dos estudantes e elaborando uma contra proposta.

Por volta das 18:40h,  ele, o vice-reitor Genival Correia e um grupo de professores que  apóia a reitoria chegaram ao portão de entrada do Campus Universitário para fechar um acordo com os estudantes.“ Nós recebemos a contra proposta deles e fizemos uma nova proposta” afirmou.
José Carlos Barreto informou que nesta nova proposta da reitoria constam prazos para avaliação da pauta. Ele informou que os estudantes não tem uma resposta e propõe uma reunião que ele considera inviável por ser com todos que fazem parte do protesto.
” Estamos propondo a eles que o entendimento seja feito através de uma mesa de negociação com dez representantes de cada parte”, disse.

O estudante Claudio morais que faz parte do  Coletivo Rapinagem, grupo que há oito dias ocupa o Restaurante Universitário informou que a contra proposta apresentada pela reitoria é apenas uma reedição da proposta anterior.“ Essa proposta não contempla em nada nossa pauta”, afirmou.

Ele disse ainda que os estudantes vão realizar uma reunião nesta quinta-feira (19) ás 14h no Restaurante Universitário (RU) para avaliar a ocupação. É nessa reunião que eles querem a presença do reitor José Carlos Barreto e dos demais integrantes da administração da Uefs. 

Ocorre que não existe grau de confiabilidade muito menos de segurança para a participação dos dirigentes da Uefs devido o clima de hostilidade. O reitor e os professores que o apóiam, defendem a proposta da reunião para a próxima terça-feira em um local estabelecido fora do prédio do restaurante.
A professora Maslowa Freitas que juntamente com outros professores está solidária com o reitor José Carlos Barreto informou que o protesto dos estudantes é muito diferente dos que já ocorreram nos últimos 35 anos da UEFS. “ Estamos lidando com um pequeno grupo de estudantes que se auto intitulam “ Coletivo Rapinagem“ que usurpam a representação de toda comunidade e quer falar em nome dela sem ter oportunizado  uma discussão”, afirmou.

Maslowa  que tem experiência acadêmica e sindical por ter sido ex-coordenadora da Adufs (Associação dos Docentes da UEFS) lamentou o clima de hostilidade de alguns estudantes do grupo.
“ Testemunhamos ontem, este grupo escorraçar os integrantes do DCE- (Diretório Central dos Estudantes”, disse.

Na opinião dela os estudantes querem impor á reitoria uma negociação no local da ocupação, mas existe um receio que haja ataque a integridade física dos dirigentes da instituição.“ Estamos aqui para contribuir que o diálogo seja reaberto mas infelizmente essas tentativas tem sido frustradas” diz Maslowa.
Sem fechar um acordo para o fim da ocupação do RU e abertura dos acessos á Uefs, os manifestantes mantém imóveis, papelão, armários e outros objetos impedindo a circulação de carros e motos. Em um sofá na entrada principal da universidade, estudantes descansavam tranquilamente aguardando por uma solução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...