sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estudantes ocupam restaurante da UEFS e denunciam precariedade no seu funcionamento

Na entrada do prédio do restaurante, os estudantes expuseram fotos que mostram alimentos e equipamentos estragados e as condições precárias de armazenamento.Também há um cartaz onde eles elencam as reivindicações e defendem o fim do Burguesão com ampliação do Bandejão .
Ney Silva

Cerca de 80 estudantes ocupam desde a madrugada de quinta-feira (12), o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Eles reivindicam melhorias na qualidade da comida servida, fim do Self-Service que eles denominam de Burguesão onde a comida é paga e defendem que no futuro a refeição seja servida de forma gratuita para todos os estudantes e a comunidade externa.
Na entrada do prédio do restaurante, os estudantes expuseram fotos que mostram alimentos e equipamentos estragados e as condições precárias de armazenamento.Também há um cartaz onde eles elencam as reivindicações e defendem o fim do Burguesão com ampliação do Bandejão .
Dentro do restaurante, dezenas de estudantes colocaram colchões e colchonetes para dormir e articular a permanência da ocupação que é por tempo indeterminado.
O estudante do curso de biologia Tiago Dias explicou que os estudantes resolveram ocupar o restaurante porque há cinco anos vem reivindicando melhorias para o Restaurante Universitário e nada foi feito até agora.“ inconformados com isso resolvemos ocupar o espaço também do Burguesão que é o self-service pago até para denunciar a presença da iniciativa privada nesta universidade”, afirmou.

Ministério Público

Segundo Tiago, devido as dificuldades da RU um grupo de estudantes decidiu elaborar uma relatório denunciando os problemas. Ele informou que o documento será encaminhado ao Ministério Público e á Vigilância Sanitária solicitando que o o local seja fechado até que a situação se regularize.

Posição da reitoria
O Reitor da UEFS José Carlos Barreto disse que a reitoria quer manter um clima de tranqüilidade, negociação e diálogo. Ele reconhece que algumas das reivindicações são légitimas, mas  disse não concordar com métodos que  estariam dificultando os entendimentos.“ Esse não é o clima que desejamos”. Afirmou.

Numa nota, a reitoria informou que os estudantes se  apropriaram de alimentos e danificaram equipamentos e utensílios do restaurante. José Carlos Barreto disse não saber ainda a dimensão dos prejuízos causados pela  ocupação.Consta ainda no documento que um grupo de funcionários da empresa que administra o restaurante sentiram-se ameaçados e resolveram suspender as atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...