sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Secretário de Serviços Públicos mostra operacionalização do aterro sanitário da Prefeitura



Ney Silva
A operacionalização do Aterro Sanitário da Prefeitura de Feira de Santana vem ocorrendo de forma normal. É o que afirma o secretário municipál de Serviços Públicos Alexandre Monteiro. Ele contesta informações de advogados da empresa Sustentare antiga Qualix de que o equipamento funciona como um lixão.
A convite do secretário Alexandre, profissionais de imprensa estiveram em áreas do aterro sanitário da Prefeitura,  e em locais próximos ao aterro da Sustentare. O objetivo era sanar dúvidas quanto ao funcionamento desses equipamentos.


Segundo Alexandre Monteiro existem irregularidades na operacionalização do aterro. Os problemas são relacionados á compactação, cobertura do lixo e ao tratamento do chorume que estaria sendo jogado de forma in natura na lagoa do aterro do município.


Próximo ao local onde fica o aterro da Sustentare é possível
 se observar grande quantidade de lixo e não havia máquinas trabalhando pelo menos no periodo de manhã.
Numa área dentro do aterro da Prefeitura foi feito um corte no terreno para impedir que o chorume continue sendo levado  através de dutos para a lagoa da Prefeitura
A empresa Sustentare entrou com uma ação judicial para barrar o processo administrativo da Secretaria do Meio Ambiente que causou a interdição do aterro. Segundo o advogado Eric Vaccareza que defende a Sustentare a empresa estava trabalhando normalmente no aterro e  não havia razões para a interdição.,


Questionado sobre a destinação do chorume produzido pelo aterro,  Eric disse que o tratamento é feito na Embasa e não na lagoa como afirmou Alexandre Monteiro. Mas a imprensa não foi convidada por diretores da Sustentare para ir ao local onde o lixo é tratado.
Viva Ambiental


O secretário Alexandre  Monteiro informou que em 90 dias o aterro da empresa Viva Ambiental deverá entrar em operação. O local de construção do aterro está bem adiantado. Trabalhadores já estão colocando material de impermeabilização. A empresa que é responsável pela coleta de lixo deverá concorrer ao processo licitatório para tratar o lixo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...