Ney Silva
Os moradores do bairro Aviário, um dos mais populosos da periferia de Feira de Santana, estão enfrentando sérios problemas nas áreas de saneamento básico, educação e serviços públicos como limpeza, iluminação, segurança e saúde. A recente construção de condomínios do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) piorou ainda mais o oferecimento desses serviços que precisam ser ampliados.
Segundo depoimentos de pessoas da comunidade, com a construção dos condomínios a oferta de serviços que deveria aumentar permaneceu a mesma. É o caso do único posto de saúde do bairro que agora também atende os novos moradores. Essa mesma situação também se verifica com o serviço de transporte que tem apenas quatro ônibus, número insuficiente para atender a demanda.
O pior problema do bairro é mesmo a área de saneamento básico. Algumas ruas estão com a rede de esgotamento sanitário quebrada ou entupida, quando chove os dejetos retornam pelo vaso sanitário das casas. É comum vê crianças brincando em meio ao esgoto a céu aberto, o que pode provocar doenças graves.
Segundo o coordenador da Cufa (Central Única das Favelas), Evaldo Alves, a entidade está trabalhando para mudar essa situação. Educação ambiental, formação profissional e oportunidade de trabalho tem sido o caminho da entidade para melhorar a vida da comunidade.
Problemas
A dona de casa, Eliene dos Santos Costa, que reside na rua S, 150 reclama que devido o entupimento da rede de esgoto o vaso sanitário transborda principalmente quando chove. "Isso ocorre não só na minha casa como nas casas vizinhas", afirmou.
Ela acha que o problema da rede de esgoto tem relação com o canal de macro-drenagem que fica próximo. A moradora reclama da falta de colaboração das pessoas que residem no bairro que constantemente jogam lixo e outros materiais dentro do canal.
Para se livrar do problema enfrentado por Eliene, o vizinho dela, Francisco Nery, teve que fazer um investimento. Ele gastou mais de R$ 200,00 e adquiriu uma válvula de contenção. "Eu até já deixei de morar aqui nesta casa por causa do esgoto", afirmou.
A servidora pública, Maria Marta Santos Lima Barbosa, também tinha muitas reclamações a fazer em prol da comunidade. Ela cita que a falta de iluminação pública tem sido um grande problema para os moradores. "Esse é um bairro muito movimentado. Tem muita gente. É preciso colocar mais iluminação".
Outra questão apresentada por ela é relacionada aos ônibus que rodam para o bairro. "Tem muitos ônibus danificados e quando vamos para a rua o veículo quebra no meio do caminho", observa Maria Marta.
Um dos problemas que atinge o bairro Aviário é a falta de uma creche. Segundo Maria Marta existem muitas crianças pequenas que não tem como ser cuidada pela mãe que sai cedo para ir trabalhar.
Saúde
A dona de casa, Maria Luíza dos Santos, tem motivos para reclamar do atendimento na área de saúde. Ela diz sofrer de dor de cabeça crônica e está tentando fazer um eletroencefalograma pelo SUS e não consegue. "Aqui no bairro o atendimento no posto de saúde é péssimo", afirmou.
Pavimentação
Um dos problemas que atinge o Aviário é a falta de pavimentação em várias ruas. Eduarda Cerqueira Freitas, que mora há muito tempo no bairro, explica que o Aviário 01 foi pavimentado, mas que a outra parte, que é o Aviário 02, está esquecida.
Preocupado em melhorar a qualidade de vida da população, Admilson de Jesus "o Rasta" como é mais conhecido pediu apoio á CUFA- Central Única das Favelas para realizar ações no bairro.
Através de um mutirão com a participação de moradores, ele fez a limpeza de uma parte do canal de macro-drenagem retirando todo o lixo e entulho no entorno do equipamento, mas ele acha que faltam ações mais efetivas dos governos municipal, estadual e federal para melhorar a qualidade de vida da população.
FEIRA DE SANTANA: SEU POVO, SUA HISTÓRIA.OS ACONTECIMENTOS TRANSFORMADOS EM NOTÍCIAS NA MAIOR CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...
-
Sem posto de saúde, coleta regular de lixo dentro do residencial, uma creche e escola para as crianças, os moradores dizem que se sentem a...
-
A capitã Leila Aragão e a tenente Isa Carla foram destaques no comando do desfile pelos 177 anos de emancipação da cidade. Reportagem Especi...
-
Daniela Cardoso e Ney Silva Um adolescente de 13 anos vem sendo alvo de discriminação e sofrendo bastante por causa da ginecomastia, uma do...
Nenhum comentário:
Postar um comentário