segunda-feira, 12 de março de 2012

Construção de condomínio do PAC no bairro Aviário piora qualidade de vida dos moradores

Ney Silva

Os moradores do bairro Aviário, um dos mais populosos da periferia de Feira de Santana, estão enfrentando sérios problemas nas áreas de saneamento básico, educação e serviços públicos como limpeza, iluminação, segurança e saúde. A recente construção de condomínios do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) piorou ainda mais o oferecimento desses serviços que precisam ser ampliados.


Segundo depoimentos de pessoas da comunidade, com a construção dos condomínios a oferta de serviços que deveria aumentar permaneceu a mesma. É o caso do único posto de saúde do bairro que agora também atende os novos moradores. Essa mesma situação também se verifica com o serviço de transporte que tem apenas quatro ônibus, número insuficiente para atender a demanda.

 
O pior problema do bairro é mesmo a área de saneamento básico. Algumas ruas estão com a rede de esgotamento sanitário quebrada ou entupida, quando chove os dejetos retornam pelo vaso sanitário das casas. É comum vê crianças brincando em meio ao esgoto a céu aberto, o que pode provocar doenças graves.
 
 Segundo o coordenador da Cufa (Central Única das Favelas), Evaldo Alves, a entidade está trabalhando para mudar essa situação. Educação ambiental, formação profissional e oportunidade de trabalho tem sido o caminho da entidade para melhorar a vida da comunidade.

Problemas

A dona de casa, Eliene dos Santos Costa, que reside na rua S, 150 reclama que devido o entupimento da rede de esgoto o vaso sanitário transborda principalmente quando chove. "Isso ocorre não só na minha casa como nas casas vizinhas", afirmou.
Ela acha que o problema da rede de esgoto tem relação com o canal de macro-drenagem que fica próximo. A moradora reclama da falta de colaboração das pessoas que residem no bairro que constantemente jogam lixo e outros materiais dentro do canal.
Para se livrar do problema enfrentado por Eliene, o vizinho dela, Francisco Nery, teve que fazer um investimento. Ele gastou mais de R$ 200,00 e adquiriu uma válvula de contenção. "Eu até já deixei de morar aqui nesta casa por causa do esgoto", afirmou.
A servidora pública, Maria Marta Santos Lima Barbosa, também tinha muitas reclamações a fazer em prol da comunidade. Ela cita que a falta de iluminação pública tem sido um grande problema para os moradores. "Esse é um bairro muito movimentado. Tem muita gente. É preciso colocar mais iluminação".

Outra questão apresentada por ela é relacionada aos ônibus que rodam para o bairro. "Tem muitos ônibus danificados e quando vamos para a rua o veículo quebra no meio do caminho", observa Maria Marta.


Um dos problemas que atinge o bairro Aviário é a falta de uma creche. Segundo Maria Marta existem muitas crianças pequenas que não tem como ser cuidada pela mãe que sai cedo para ir trabalhar.


Saúde

A dona de casa, Maria Luíza dos Santos, tem motivos para reclamar do atendimento na área de saúde. Ela diz sofrer de dor de cabeça crônica e está tentando fazer um eletroencefalograma pelo SUS e não consegue. "Aqui no bairro o atendimento no posto de saúde é péssimo", afirmou.

Pavimentação

Um dos problemas que atinge o Aviário é a falta de pavimentação em várias ruas. Eduarda Cerqueira Freitas, que mora há muito tempo no bairro, explica que o Aviário 01 foi pavimentado, mas que a outra parte, que é o Aviário 02, está esquecida.
Preocupado em melhorar a qualidade de vida da população, Admilson de Jesus "o Rasta" como é mais conhecido pediu apoio á CUFA- Central Única das Favelas para realizar ações no bairro.

Através de um mutirão com a participação de moradores, ele fez a limpeza de uma parte do canal de macro-drenagem retirando todo o lixo e entulho no entorno do equipamento, mas ele acha que faltam ações mais efetivas dos governos municipal, estadual e federal para melhorar a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...