quinta-feira, 29 de março de 2012

Santa Casa amplia serviço de ecocardiografia em Feira de Santana

Para ampliar o serviço ao público, a Santa Casa de Misericórdia fez uma parceria com a empresa Toshiba e através de um contrato de cessão de uso foi adquirido um novo aparelho de ecocardiografia.Uma das novidade desse aparelho é diagnosticar de forma precoce uma doença do coração em pacientes com câncer. 
Ney Silva


O Hospital Dom Pedro de Alcântara, instituição que pertence á Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana vai ampliar até o final do mês de abril o serviço de Ecocardiografia. O anuncio foi feito na manhã desta quinta-feira (29), pelo médico André Almeida que foi convidado para coordenar o serviço. 


Ele explicou que  esse atendimento já existe na estrutura do HDPA e vinha sendo coordenado pelos cardiologistas Alberto Teófulo e Vinicius Rios. Mas com a evolução dos trabalhos foi necessário se fazer mais investimentos." Nosso objetivo agora é fazer a parte assistencial e desenvolver um projeto muito forte na área de pesquisa" afirmou André.


Para ampliar o serviço ao público, a Santa Casa de Misericórdia fez uma parceria com a empresa Toshiba e através de um contrato de cessão de uso foi adquirido um novo aparelho de ecocardiografia. Uma das novidades desse aparelho é diagnosticar de forma precoce uma doença do coração em pacientes com câncer. 
A diretora geral do HDPA Sandra Peggi, o médico Andre Almeida e o coordenador de vendas da Toshiba na Bahia, Antônio Oliveira apresentaram o equipamento na manhã de hoje á imprensa.


O aparelho tem capacidade de realizar atividades que os antigos  já fazem. Mas com um diferencial: Poderá fazer ecocardiografia de  crianças desde o útero materno e procedimentos como ecocardiografia transesofágica e de estresse.
André Almeida explicou que o ecocardiograma é um exame de ultrassom  sendo muito valioso para se observar alterações anatômicas e funcionais do coração. " Por esse procedimento é possível saber como está o tamanho do coração, o seu funcionamento incluindo as válvula desse importante órgão do corpo humano", disse.


Na parte de pesquisa o novo aparelho vai ser usado para realizar ecocardiografias em pacientes com câncer. Segundo o doutor André Almeida, quem está sendo tratado com medicamentos quimioterápicos ou fazendo radioterapia pode desenvolver problemas do coração.


Ele observa que não são todas as pessoa que fazem tratamento de câncer que vão ter problemas cardiovasculares. Mas isso pode ocorrer por causa dos efeitos colaterais da medicação.


Com a instalação do novo aparelho que tem um software especial é possível verificar se o paciente com câncer tem ou não possibilidade de desenvolver alguma doença do coração." Se você identifica precocemente o problema pode-se adotar medidas para reduzir as consequências cardiovasculares da quimioterapia", afirmou.


A equipe que vai operar o aparelho de ecocardiografia passará por um treinamento a partir da próxima semana. Os exames serão feitos em pacientes internados na Unicárdio-Setor de cardiologia  e em pessoas encaminhadas pelo ambulatório da Santa Casa.O acesso aos procedimentos terá cobertura via Sus- Sistema Único de Saúde e planos de saúde conveniados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...