FEIRA DE SANTANA: SEU POVO, SUA HISTÓRIA.OS ACONTECIMENTOS TRANSFORMADOS EM NOTÍCIAS NA MAIOR CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Dengue: Mais de 1600 casos confirmados e duas mortes em Feira de Santana
Ney Silva
O Serviço de Endemias da Viep ( Vigilância Epidemiológica) da Secretaria Municipal de Saúde já notificou 4.606 casos de dengue e confirmou 1.628 com duas mortes nos meses de Maio e Junho deste ano em Feira de Santana. Mas, segundo técnicos da Viep o IIP- (Indice de Infestação Predial) está com média de 0,38 por cento abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde que é 1 por cento.
O coordenador de Endemias da Prefeitura Municipal Edilson Matos informou que vem fazendo um trabalho de conscientização nos bairros da cidade e uma equipe faz o bloqueio quando é necessário. Ele disse que nos bairros onde o IIP passa de 1 ou 2 por cento a equipe faz um trabalho especifico.
Na região de Feira de Santana sob jurisdição da 2ª Dires (Diretoria Regional de saúde). a situação é preocupante. De acordo com o coordenador de Endemias da Funase/2ª Dires, Marcelo Barbosa, dos 22 municípios da jurisdição do órgão, alguns estão com o Lira ( Levantamento de Indice Rápído), com infestação predial alto. É o caso do município de Ipirá com 3,9, seguido de Pintadas com 2.1 por cento.
Ele informou que as secretarias municipais de saúde já estão mobilizando equipes pra reduzir esses percentuais. Segundo o coordenador, para estar em um patamar razoável o Lira não pode passar de 1 por cento. " Já estamos trabalhando integrados com Funasa, 2ª Dires e Secretarias municipiais de saúde para desenvolver ações principalmente devido a aproximação principalmente do versão para evitar um epidemia de dengue", salientou.
De acordo com Marcelo Barbosa, Feira de Santana está classificada pelo Ministério da Saúde como cidade de médio risco. Ele explicou que embora alguns bairros da cidade tenham o IIP menor do que um 1 por cento do Lira, tem comunidades com mais de 1 por cento.
" Com a aproximação do verão a possibilidade de eclodirem focos de mosquito da dengue é muito grande. Estamos pedindo apoio da comunidade" afirmou. Segundo Marcelo, nos municípios com Indice de Infestação Predial superior a 2 por cento haverá um trabalho específico de cada Prefeitura para combater os focos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...
-
Sem posto de saúde, coleta regular de lixo dentro do residencial, uma creche e escola para as crianças, os moradores dizem que se sentem a...
-
A capitã Leila Aragão e a tenente Isa Carla foram destaques no comando do desfile pelos 177 anos de emancipação da cidade. Reportagem Especi...
-
Daniela Cardoso e Ney Silva Um adolescente de 13 anos vem sendo alvo de discriminação e sofrendo bastante por causa da ginecomastia, uma do...
Nenhum comentário:
Postar um comentário