FEIRA DE SANTANA: SEU POVO, SUA HISTÓRIA.OS ACONTECIMENTOS TRANSFORMADOS EM NOTÍCIAS NA MAIOR CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA.
domingo, 24 de novembro de 2013
Frutas produzidas na zona rural precisam ser melhor aproveitadas, afirma agrônoma.
Ney Silva
Frutas produzidas na zona rural de Feira de Santana, como caju, goiaba, acerola, mamão, manga, graviola entre outras, deveriam ser melhor aproveitadas para comercialização. A observação é da engenheira agrônoma e mestranda em extensão rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Isabel de Jesus Santos. Segundo ela, as frutas que normalmente são vendidas in natura deveria ter outro destino com valor agregado o que daria maior lucratividade aos produtores rurais.
Nascida na comunidade de Lagoa Grande no distrito de Maria Quitéria, Isabel Santos, conhece como ninguém o sofrimento da sua comunidade para produzir os produtos e depois para comercializá-los. Ela lamenta que por falta de conhecimento os trabalhadores acabam perdendo parte do que produz e quando vendem as frutas é por valores irrisórios sem agregar valores.
Com experiência de sobra por ser engenheira agrônoma e ter trabalhado em comunidades quilombolas e agrícolas de outros municípios da Bahia, Isabel Santos, observa que o trabalhador rural feirense não consegue nem aproveitar o cultivo de uma única fruta como o caju, que tem safra garantida este ano.
" Não aproveitamos nem a castanha, nem o caju como deveria. Porque não temos o hábito de fazer o processamento dessa fruta e acabamos vendendo in natura e dessa forma não agregamos valor", explica Isabel. Ela informou que através do caju pode-se fazer a poupa e com a fibra, doces e outros alimentos.
Ela informou que o trabalho de uma cooperativa da zona rural de Ribeira do Pombal é um bom exemplo de agregação de valor dos produtos. " O pessoal lá faz o beneficiamento da castanha e com isso gera renda e emprego. Além disso pode-se dar uma boa perspectiva de produção", afirma Isabel.
A agrônoma disse também que existem investimentos que podem chegar até as entidades através de projetos para beneficiamentos de frutas. Segundo ela, são várias políticas públicas e citou o exemplo da comunidade de Matinha que está agregando valor aos seus produtos através de uma associação." Hoje tem muitos recursos e o que falta as vezes é organização das pessoas. Aqui na minha comunidade de Lagoa Grande, a entidade é organizada mas não temos a cultura de processarmos os produtos", disse Isabel.
Um outro exemplo de valor agregado do caju, observa-se no estado do Piauí. A cajuína, um suco muito saboroso e natural feito dessa fruta sem adição de água, é vendido como se fosse um refrigerante. Ela informou que se usa alta tecnologia para o processamento do caju e como existe naquele estado uma tradição do cultivo da fruta, já estão fazendo estudos da resina do cajueiro porque sai um látex e já se pensa em usar essa resina como anti-fúlgica.
Isabel Santos salientou ainda que outras frutas típicas da zona rural de Feira de Santana como manga e acerola podem ser melhor aproveitadas gerando emprego e renda. A agrônoma que nasceu e cresceu na comunidade disse também que tem muito a contribuir. Mas lamentou que desde que decidiu ir estudar agronomia que recebeu críticas das pessoas que afirmavam que não entendiam como ela foi para a universidade estudar " coisas da roça".
A engenheira que é negra e descendente de quilombolas afirmou que se orgulha muito da profissão que escolheu e espera um dia ser melhor reconhecida pela sua comunidade. No sábado, ela foi uma das palestrantes do Novembro Negro, evento promovido pela Acomaq-Associação Comunitária de Maria Quitéria. O tema da palestra: Quilombola, quem somos?
,
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Dengue: Mais de 1600 casos confirmados e duas mortes em Feira de Santana
Ney Silva
O Serviço de Endemias da Viep ( Vigilância Epidemiológica) da Secretaria Municipal de Saúde já notificou 4.606 casos de dengue e confirmou 1.628 com duas mortes nos meses de Maio e Junho deste ano em Feira de Santana. Mas, segundo técnicos da Viep o IIP- (Indice de Infestação Predial) está com média de 0,38 por cento abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde que é 1 por cento.
O coordenador de Endemias da Prefeitura Municipal Edilson Matos informou que vem fazendo um trabalho de conscientização nos bairros da cidade e uma equipe faz o bloqueio quando é necessário. Ele disse que nos bairros onde o IIP passa de 1 ou 2 por cento a equipe faz um trabalho especifico.
Na região de Feira de Santana sob jurisdição da 2ª Dires (Diretoria Regional de saúde). a situação é preocupante. De acordo com o coordenador de Endemias da Funase/2ª Dires, Marcelo Barbosa, dos 22 municípios da jurisdição do órgão, alguns estão com o Lira ( Levantamento de Indice Rápído), com infestação predial alto. É o caso do município de Ipirá com 3,9, seguido de Pintadas com 2.1 por cento.
Ele informou que as secretarias municipais de saúde já estão mobilizando equipes pra reduzir esses percentuais. Segundo o coordenador, para estar em um patamar razoável o Lira não pode passar de 1 por cento. " Já estamos trabalhando integrados com Funasa, 2ª Dires e Secretarias municipiais de saúde para desenvolver ações principalmente devido a aproximação principalmente do versão para evitar um epidemia de dengue", salientou.
De acordo com Marcelo Barbosa, Feira de Santana está classificada pelo Ministério da Saúde como cidade de médio risco. Ele explicou que embora alguns bairros da cidade tenham o IIP menor do que um 1 por cento do Lira, tem comunidades com mais de 1 por cento.
" Com a aproximação do verão a possibilidade de eclodirem focos de mosquito da dengue é muito grande. Estamos pedindo apoio da comunidade" afirmou. Segundo Marcelo, nos municípios com Indice de Infestação Predial superior a 2 por cento haverá um trabalho específico de cada Prefeitura para combater os focos.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Suspeito de estuprar menina é liberado após prestar depoimento
Ney Silva
Apresentado no inicio da noite desta segunda-feira (18), por uma equipe da da 67ª CIPM (Companhia Independente da Policia Militar), na Dai (Delegacia para o Adolescente Infrator), Agnaldo Lino da Silva, negou que tenha estuprado a garota de 9 anos atendida no período da tarde na Policlínica do bairro Tomba.
" Não pratiquei nenhum crime pode fazer exame de corpo delito ou qualquer exame. Estou disposto a prestar depoimento a qualquer hora", afirmou Agnaldo. Ele foi ouvido pela equipe da delegada Patricia Brito e depois liberado.É que o suspeito não foi preso em flagrante. A violência sexual teria ocorrida há mais de 30 dias.
A delegada Patricia Brito informou que vai continuar investigando o caso. Ela já determinou o encaminhamento da criança para fazer o exame de constatação de virgindade no Departamento de Polícia Técnica.
Segundo a delegada, a menor foi muito precisa no depoimento e esclareceu de que forma era violentada." Vamos ouvir outras pessoas sobre o fato para ver se conseguiremos esclarecer esse caso", disse Patricia.
A menina contou que se dirigia a residencia de Agnaldo para assistir televisão. Quando estava na casa, ele aproveitava e a estuprava. Os atos sexuais teriam ocorrido pelo menos em duas oportunidades.
Criança é levada a Policlina e diz que foi estuprada por um vizinho
Ney Silva
Uma menina de 9 anos levada para a Policlínica do bairro Tomba ,na tarde desta segunda-feira (18), pela madrasta com dores na pélvis, denunciou que sofreu estupro praticado por um vizinho. A direção da Policlínica acionou o Conselho Tutelar mas ninguém compareceu para acompanhar o caso.
O gerente da unidade de saúde José Pires Leal estava inconformado com a atitude do Conselho Tutelar que em várias oportunidades não manda seus integrantes para resolver esse tipo de violência.
O fato envolve desajuste familiar. O pai da menina, Josailton Cerqueira está separado da mãe dela a três meses. A criança contou a equipe de epidemiologia que a mãe identificada como Gleide, saía de casa e a deixava aos cuidados de uma vizinha. O marido dessa vizinha identificado como Agnaldo é quem praticava o crime.
A criança informou ainda que ele dava dinheiro a ela e a outra criança de 11 anos e praticava atos sexuais com as duas. Isso ocorria quando a mulher de Agnaldo ia ao centro da cidade. Uma equipe da Policia Militar e o pai da garota estão á procura de Agnaldo para esclarecer o fato.
A enfermeira Gislane Silva, do Serviço de Epidemiologia da Policlínica disse que a menina estava com bastante medo do pai dela saber do caso e resolveu contar para a madrasta Jucicleide Araújo.
Segundo a enfermeira, a criança relatou que pelo menos em duas oportunidades foi violentada sexualmente.A garota também disse que não se entende com a mãe e que sofreu espancamento por ela. Uma cicatriz na perna esquerda teria sido causada por um ferimento de uma faca jogada pela mãe contra ela.
O fato será comunicado a Derca (Delegacia especializada em Repressão a Crimes Contra a Criança e ao Adolescente.Todo apoio a criança está sendo dado por policiais militares da 67 CIPM (Companhia Independente da Policia Militar)
domingo, 17 de novembro de 2013
Anel de Contorno: Sinalização precária, buracos e falta de iluminação coloca em risco a vida de pedestres
Ney Silva
A avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), se transformou em um dos locais mais perigosos para se transitar a pé ou conduzindo um veículo em Feira de Santana. Em toda sua extensão há buracos, falta de sinalização e agora mais recentemente com as obras da empresa Via-Bahia em alguns trechos, o acostamento ficou muito estreito. A noite a situação é muito pior porque não há iluminação principalmente entre o viaduto da BR-116 Sul em direção ao viaduto do bairro Tomba, trecho que está sendo duplicado.
O sofrimento é geral da população que precisa atravessar a avenida especialmente nos cruzamentos. Na entrada que dá acesso a rua Artemia Pires encontramos a aposentada Elvira Almeida com um neto e uma neta que foi buscá-los na escola. Ela esperou quase 15 minutos para atravessar a pista. " Essa travessia é muita perigosa meu senhor. Todo dia tenho que passar por esse local e se não tiver muita atenção posso ser atropelada", afirma.
Nesse local a equipe do Acorda Cidade observou motoristas fazendo ultrapassagem sobre a pista e outros não respeitam a sinalização. A engenharia de tráfego só lembrou de colocar sinalização vertical e esqueceu que o trânsito também tem pedestres que aguardam a colocação de faixas horizontais.
A dona de casa Valdeci dos Santos Silva também reclamou do trânsito. Ela sempre vai ao bairro Parque Getúlio Vargas e reclama que os acidentes são constantes na entrada da Rua São Roque. " Quando o sinal abre temos que passar correndo porque as motos vem em alta velocidade", disse.
Próximo ao conjunto Feira X, trecho do Anel de Contorno que vem sendo duplicado, os perigos de acidentes são enormes. O camionheiro Carlos Fontes reclama da existencia de entulho no acostamento o que pode provocar graves acidentes. Além disso as obras da empresa Via-Bahia estreitaram o acostamento e formou-se ribanceiras (declives), bem junto a pista.
Dono de uma loja de equipamentos de rádio comunicação, Joilson Oliveira também
está preocupado com o acostamento que segundo ele pode ceder caso um veículo de grande porte tenha que sair da pista. " O acostamento está muito alto e essa ribanceira é perigosa", afirma.Ele garante que o terreno onde a Via-Bahia está fazendo a duplicação está cedendo e existem riscos de acidentes.
Enquanto as obras do Anel de Contorno não são concluídas recomenda-se cautela aos pedestres e mais responsabilidade aos motoristas que utilizam essa via.
Duas mortes no final de semana em Feira de Santana
Ney Silva
Um acidente de moto com uma pessoa morta e um homicídio. Esse é o registro do final de semana até o meio-dia deste domingo (17), em Feira de Santana.No final da tarde de sábado (16), o motociclista Osmar dos Santos Silva, 25 anos que residia na fazenda Tapera em São Gonçalo dos Campos conduzia uma moto na Ba- 502 quando colidiu com um veículo de dados ignorados. Ele foi socorrido até o pronto socorro do HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade), mas morreu momentos depois.
Também no Clériston Andrade foi atendida Silvana Oliveira Bastos, 25 anos, residente no povoado Mato Grosso em Conceição da Feira. Ela estava numa motocicleta e sofreu fraturas nas pernas e nos braços. O socorro foi prestado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Uma tentativa de homicídio no conjunto George América teve como vítima Carlos André Mendes. Ele foi baleado com um tiro na perna esquerda desferido pelo irmão dele Leandro. O fato ocorreu dentro da casa dele. O socorro foi prestado pela Policlínica daquele bairro.
Ao caírem de uma moto, Manoel Clemente Santos Junior de 20 anos e Gerônimo da Silva Oliveira, 23 anos sofreram vários ferimentos. Eles residem no bairro Campo do Gado Novo e foram socorridos pelo Samu.
Homicídio
O homicídio teve como vítima Welington Machado da Cruz de 16 anos. Ele morava na localidade de Terra Dura. Segundo populares, os disparos teriam sido efetuados por dois homens de moto. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para necrópsia
sábado, 16 de novembro de 2013
Sindicalista quer criar empresa para importar mercadorias direto da China para o Feiraguai
Ney Silva
As dificuldades enfrentadas por comerciantes para adquirir eletroeletrônicos, bolsas, sapatos, confecções e outros produtos e que tem lojas estabelecidas no Feiraguay poderão chegar ao fim com a criação de uma empresa importadora. A ideia é do presidente da Avamfs- (Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana, Nelson Dias, que retornou esta semana de uma viagem a China, onde visitou cidades que são polos distribuidores de mercadorias para todo o Planeta.
De acordo com Nelson Dias, atualmente os comerciantes do Feiraguay tem adquirido produtos nas importadoras de São Paulo e ainda recorrem a compras de mercadorias em Cidade Del Leste no Paraguay. Ele acredita que a criação de uma importadora para adquirir os produtos direto da China irá baratear os preços em mais de 50 por cento. " Atualmente muitos comerciantes reclamam que não estão concorrendo com as lojas dos chineses. É porque nós compramos os produtos em São Paulo. Com a nossa importadora essa situação vai mudar", acredita.
Foi a segunda viagem que Nelson Dias fez á China. Ele informou que foi convidado a conhecer cidades que exportam produtos principalmente eletroletrônicos para todo o mundo. Segundo o sindicalista a criação da importadora através da Avamfs vai facilitar muito a vida dos comerciantes trazendo maior lucratividade.
Ele disse também que o Feiraguay tem cerca de 500 comerciantes e mesmo que nem todos decidam aderir a proposta de comprar via importadora é possível adquirir produtos para grupos a partir de 10 comerciantes. " Se a importadora for criada, toda semana teremos condições de colocar um conteiner de produtos no Fairaguay.
Nelson Dias pretende em breve reunir os comerciantes para discutir a proposta. Além de facilitar a chegada de produtos com preços mais baratos, quem comprar pela importadora não corre riscos de perder a mercadoria numa possível apreensão.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Valor do salário de agentes comunitários deve ser definido na próxima semana
Ney Silva
O governo federal deverá definir na próxima semana o piso nacional de salários para os agentes comunitários de saúde. O valor a ser fixado será de R$ 903,00. Na manhã desta sexta-feira (15), uma caravana com 44 agentes retornou a Feira de Santana vinda de Brasília onde acompanhava as discursões sobre a nova proposta salarial.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Antonio Oliveira do Rosário (Nelson do Rosário), informou que atualmente o Ministério da Saúde repassa para as Prefeituras R$ 950,00 mas os municípios só pagam R$ 678,00." A alegação dos prefeitos de todo o Brasil é que faz um desconto para cobrir os encargos sociais", explica o sindicalista.
Ele disse ainda que possivelmente na próxima quarta-feira, haverá votação do projeto fixando o piso. Para acompanhar a votação, o próprio Nelson e a representante nacional dos agentes Lúcia Gutemberg vão viajar na próxima segunda-feira para Brasília.
Feira de Santana tem cerca de mil agentes comunitários. Eles são responsáveis pelo acompanhamento e orientações de famílias nos PSFs (Postos de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros e distritos dos municípios Brasileiros.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Para evitar colisão, motorista de carreta faz manobra e cai em uma ribanceira.
Ney Silva
A irresponsabilidade de dois motoristas que estavam com seus veículos parados na pista da avenida José Falcão da Silva conversando, causou um acidente por volta das 17:40h desta terça-feira (12). Para não bater no fundo dos dois carros, o motorista Gerson Vieira Natal de 39 anos, que conduzia a carreta bi-trem placa atp-2282 de Maringá- Paraná e seguia em direção ao bairro Cidade Nova, fez uma manobra na pista. O veiculo subiu o canteiro ficando atravessado e a cabine desceu a ribanceira (barranco) da avenida a 30 metros da grade de proteção do Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira.
Gerson, contou que fez a manobra para evitar o acidente, principalmente porque percebeu que no banco trazeiro de um dos veículos havia duas crianças. Ele confirma que freou a carreta mas não foi possível parar a tempo e a única alternativa foi manobra-la em direção a pista contrária. Os prejuízos podem chegar a 15 mil reais. Ele viajava com a esposa que não sofreu nenhuma lesão.
Com o acidente o eixo da primeira carroceria do bi-trem e a cabine ficaram danificados. " Eu vim para Feira de Santana transportando uma carga de livros avaliada em R$ 720 mil e infelizmente deixo a cidade muito triste pela irresponsabilidade de dois motoristas", reclamou.
O guarda municipal Marcos Vinicius estava de plantão no Parque da Lagoa. Ele contou que faltou pouco para acontecer uma tragédia. " No momento que a carreta atravessou a pista um veiculo Hylux que seguia em direção ao centro da cidade teve que frear bruscamente para não bater", informou. Ele disse ainda que a primeira providencia foi isolar toda a área e acionou uma equipe da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).
O trânsito na avenida José Falcão sentido Cidade Nova ficou congestionado. Os carros que vinham em direção ao centro da cidade tiveram que entrar pela rua José Tavares Carneiro no bairro Galiléia. Por volta das 19h a movimentação de veículos era lenta e aguardava-se a chegada de um guincho para retirar o veículo.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Assistência Farmaceutica promove ações na abertura da Semana de Controle do Diabetes
Ney Silva
O Serviço de Assistência Farmaceutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, promoveu nesta segunda-feira (11), várias ações que marcam a abertura da Semana do Diabetes. Foram realizadas oficinas sobre nutrição, controle da glicemia e da hipertensão arterial. As atividades foram realizadas no auditório da secretaria em parceria com o CADH ( Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso.
A estudante de enfermagem Joara Braga que trabalha na Assistência Farmaceutica informou que os profissionais envolvidos nas atividades ficaram satisfeitos com a participação do público. " Fizemos dinâmicas com eles e foram repassadas orientações sobre o uso da insulina Lantus", afirmou.Sobre as orientações nutricionais, Joara disse que os diabéticos foram informados que só devem comer de três em três horas.
O Dia Mundial do Diabético é 14 de novembro. Durante toda esta semana a SMS vai promover outros eventos relacionados a doença.
domingo, 10 de novembro de 2013
Quase 600 pessoas deixam de votar na eleição do PT em Feira de Santana
Ney Silva
Com cerca de 2.500 filiados em Feira de Santana e aptos a votar pouco mais de 1.200, o PED- Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores realizado neste domingo registrou uma abstenção alta. Só foram votar cerca de 700 pessoas. Para piorar a situação, um novo sistema de informatização acabou deixando muita gente fora do processo.
A eleição é nacional e teve como objetivo eleger os representantes da Executiva e dos diretórios estaduais e municipais do partido. Em Feira de Santana, a eleição ocorreu no colégio Luiz Eduardo Magalhães. O local foi muito movimentado durante todo o dia.
O vereador Pablo Roberto que fez parte da comissão de fiscalização fez uma avaliação positiva da eleição. Ele lamentou a abstenção mas disse que o PED foi tranquilo. " Hoje o Partido dos Trabalhadores demonstrou a sociedade feirense que continua forte e unido em um projeto que continua dando certo", afirmou.
O ex-vereador Angelo Almeida informou que a abstenção em eleições para a direção do PT é um fato histórico. " Feira de Santana não vai estar longe do que vai acontecer no país inteiro. Não é uma eleição institucional para escolha de vereadores e prefeitos",afirmou. Ele acredita que essa abstenção será a mesma em Salvador e em grandes cidades.
Foram inscritas na cidade, três chapas e uma candidatura independente. Concorreram os candidatos José Rocha, Gilson Rodrigues, Aécio Moreira e o candidato independente Irineu Romão. A previsão é que o resultado seja conhecido no início da madrugada desta segunda-feira.
Dia do radioamador é comemorado em Feira de Santana
Ney Silva
O Dia Nacional do Radioamador que é 5 de novembro, foi comemorado na manhã deste domingo(10), em Feira de Santana com a 11ª Demonstração Pública de Radioamadorismo. O evento foi realizado no espaço Marcus Moraes na avenida Getúlio Vargas e contou com a participação de dezenas de pessoas.
Radioamadores de Feira de Santana, Salvador, Camaçari, Conceição do Coité e outras cidades tiveram a oportunidade de congratular-se. O Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal apoiaram o evento.
O chefe de gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho, Paulo Aquino, o arcebispo Dom Itamar Vian, os secretários Jailton Batista de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Tourinho do Meio Ambiente e o da Prevenção a Violência Mauro Moraes e o deputado estadual Carlos Geilson se fizeram presentes.
Primeira mulher a operar um rádio transceptor em Feira de Santana no final da década de 50, Hildete Galeão, foi prestigiar o evento. " Eu estou aqui para matar a saudade. Por muito tempo fui radioamadora e pude prestar serviços a comunidade", afirmou. Ela disse que o primeiro concurso para radioamador na cidade foi em 1956, quando ela tinha 17 anos.
Naquela época, explica Hildete, o radioamador era muito procurado para fazer contatos nacionais e internacionais. Segundo ela, até a compra de remédios era feita através do rádio. Em outros momentos a estação de um radioamador poderia ser usada para contatos com navios que pediam ajuda.
Ela lamenta que com o golpe militar de 31 de março, a estação foi fechada. " Quem era radioamador não podia falar. A estação foi lacrada dentro de casa. A situação foi pior porque a família de Hildete era de esquerda e sofreu perseguições do período da repressão.
Novas habilitações
O presidente da Labre-Ba (Liga Brasileira de Radioamadores), Etevaldo Pereira esteve na demonstração de radioamadorismo e trouxe uma notícia interessante. Segundo ele, o avanço tecnológico dos celulares,tablets e outros dispositivos não está diminuindo o interesse das pessoas pelas atividades radioamadorísticas. " Só este ano já ingressaram nessa atividade 30 radioamadores. Estamos fazendo uma prova no dia 30 de novembro e são 40 novos candidatos", disse.
O radioamador Antonio Magalhães, um dos organizadores do evento estava satisfeito com a participação dos colegas dele na demonstração pública. Ele destacou a importância do serviço que pode ser usado a qualquer momento, principalmente em casos de catástrofes quando os demais serviços de comunicação tiverem algum tipo de impedimento. " Com um rádio, uma antena e uma bateria de carro podemos falar de qualquer lugar para o mundo. Os demais serviços não tem essa facilidade", explica.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Por falta de condições de trabalho juiz determina liberação de menores infratores
Reportagem e fotos
Ney Silva
O juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, titular da Vara da Infância e da Juventude de Feira de Santana está determinando a liberação de menores infratores que estão em internação provisória aguardando instrução e julgamento de seus processos. A decisão foi tomada porque a vara está com deficiência de material e de pessoal causando um atraso na conclusão da instrução dos processos que de acordo com o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente não pode passar de 45 dias.
De acordo com o magistrado, a legislação fixa um praxo de 45 dias que é improrrogável para que o processo seja julgado quando o menor está privado de liberdade. " Com a carência de servidores não tem sido possível cumprir esse prazo", explica Waldir. Ele reclamou que para operar bem seriam necessários pelo menos mais quatro técnicos judiciários, um psicólogo e um assistente social. A vara que já teve 11 servidores administrativos, agora só dispõe de quatro.
A liberação dos adolescentes começou na última sexta-feira (1). Foram soltos 22 adolescentes e na manhã desta segunda-feira (4), mais dois, totalizando 24. " Não tenho como dizer quantos vão ser liberados, mas na medida que o prazo legal for vencido eu vou liberar", afirmou Waldir. Segundo ele, a intenção jamais seria a de soltar os adolescentes por excesso de prazo e que o ideal era ter uma estrutura necessária para concluir os processos.
O juiz informou ainda que já encaminhou vários oficios para o Tribunal de Justiça da Bahia comunicando as
dificuldades, mas que não obteve apoio para resolver a situação. Ele repassou para a imprensa um desses ofícios datado de 25 de julho deste ano onde informa que no dia anterior não pode realizar audiências por falta de servidores para fazer a digitação.
No documento, o juiz observa que tratavam-se de processos sobre fatos graves de atos infracionais análogos a roubo circunstanciado com emprego de arma de fogo. Explica ainda Waldir, que como não foi possível realizar a audiência acabou por expedir os alvarás de desinternação.
A cidade de Feira de Santana dispõe de duas unidades para aplicação de medidas sócio-educativas para adolescentes infratores: A Case- Comunidade de Atendimento Sócio-educativa Juiz Melo Matos e a Zilda Arns. Essas unidades recebem menores de todo interior da Bahia. Sendo que existe uma unidade de acolhimento de menores em Salvador que atende apenas a capital.
Ney Silva
O juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, titular da Vara da Infância e da Juventude de Feira de Santana está determinando a liberação de menores infratores que estão em internação provisória aguardando instrução e julgamento de seus processos. A decisão foi tomada porque a vara está com deficiência de material e de pessoal causando um atraso na conclusão da instrução dos processos que de acordo com o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente não pode passar de 45 dias.
De acordo com o magistrado, a legislação fixa um praxo de 45 dias que é improrrogável para que o processo seja julgado quando o menor está privado de liberdade. " Com a carência de servidores não tem sido possível cumprir esse prazo", explica Waldir. Ele reclamou que para operar bem seriam necessários pelo menos mais quatro técnicos judiciários, um psicólogo e um assistente social. A vara que já teve 11 servidores administrativos, agora só dispõe de quatro.
A liberação dos adolescentes começou na última sexta-feira (1). Foram soltos 22 adolescentes e na manhã desta segunda-feira (4), mais dois, totalizando 24. " Não tenho como dizer quantos vão ser liberados, mas na medida que o prazo legal for vencido eu vou liberar", afirmou Waldir. Segundo ele, a intenção jamais seria a de soltar os adolescentes por excesso de prazo e que o ideal era ter uma estrutura necessária para concluir os processos.
O juiz informou ainda que já encaminhou vários oficios para o Tribunal de Justiça da Bahia comunicando as
dificuldades, mas que não obteve apoio para resolver a situação. Ele repassou para a imprensa um desses ofícios datado de 25 de julho deste ano onde informa que no dia anterior não pode realizar audiências por falta de servidores para fazer a digitação.
No documento, o juiz observa que tratavam-se de processos sobre fatos graves de atos infracionais análogos a roubo circunstanciado com emprego de arma de fogo. Explica ainda Waldir, que como não foi possível realizar a audiência acabou por expedir os alvarás de desinternação.
A cidade de Feira de Santana dispõe de duas unidades para aplicação de medidas sócio-educativas para adolescentes infratores: A Case- Comunidade de Atendimento Sócio-educativa Juiz Melo Matos e a Zilda Arns. Essas unidades recebem menores de todo interior da Bahia. Sendo que existe uma unidade de acolhimento de menores em Salvador que atende apenas a capital.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
2ª Vara da Fazenda Pública inicia trabalhos mas não poderá receber processos antigos
Ney Silva
Uma
resolução do Tribunal de Justiça da Bahia impede que a 2ª Vara da Fazenda
Pública de Feira de Santana possa receber processos antigos. Instalada no dia
25 de outubro, a nova vara só vai receber do setor de distribuição processos
novos. A informação foi dada pela juíza Lisiane Duarte, que foi designada como
substituta. Ela disse também que de acordo com a resolução, nos próximos seis
meses a 1ª vara vai deixar de receber processos.
Mas, a
expectativa de servidores e de advogados era de que pelo menos a nova vara
pudesse receber no mínimo 5 mil processos para desafogar a 1ª que tem cerca de
82 mil. A juíza está otimista e acredita
que a situação melhore na Justiça em todo o estado da Bahia principalmente com
a recente designação dos 97 novos magistrados.
Ela informou
ainda que nos próximos dias o TJ-Ba vai designar mais servidores.“ Com relação
a equipamentos eu diria que a vara está completa. “ Temos computadores e toda
estrutura física. Só dispomos de um diretor de secretaria, mas tudo vai ser
resolvido”, afirmou.
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Acidente entre carreta e motocicleta mata comerciante
Ney Silva
Um acidente entre uma motocicleta de 50 cilindradas e uma carreta de dados ignorados causou a morte do comerciante Antonio Ramos de Araujo de 68 anos. Ele era dono do Mercadinho Picuí que fica na rua Leonídio Silva, 260 no bairro da Queimadinha.O acidente ocorreu por volta das 17:30, quando Antonio Ramos tentava atravessar a avenida Eduardo Fróes da Mota, próximo ao Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand no Sobradinho.
Após o acidente o motorista da carreta evadiu-se do local. Policiais rodoviários federais informaram que o veículo foi apreendido e lavado para o posto da PRF na Br-116-sul. Dezenas de pessoas se aglomeraram no local do acidente para ver o corpo de Antonio Ramos e a moto que foi destroçada. O trânsito ficou engarrafado em todas as direções.
O filho da vítima, o senhor Ridailton dos Santos Araújo, informou que o pai dele tinha ido ao Atacadão para fazer compras. Uma irmã ligou para ele para informar sobre o acidente. " Eu não sabia que era um acidente grave e ao chegar aqui no local infelizmente constatei que meu pai morreu.Ele disse também que o Dia de Finados será muito triste para ele e toda a família." Neste sábado é o meu aniversário e a morte do meu pai é o pior presente para minha vida", lamentou.
O corpo do comerciante Antonio Ramos foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica para necrópsia.
Confira mais fotos do local do acidente:
Assinar:
Postagens (Atom)
Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...
-
Sem posto de saúde, coleta regular de lixo dentro do residencial, uma creche e escola para as crianças, os moradores dizem que se sentem a...
-
A capitã Leila Aragão e a tenente Isa Carla foram destaques no comando do desfile pelos 177 anos de emancipação da cidade. Reportagem Especi...
-
Daniela Cardoso e Ney Silva Um adolescente de 13 anos vem sendo alvo de discriminação e sofrendo bastante por causa da ginecomastia, uma do...