quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Secretário anuncia mais quatro equipamentos de radioterapia para a Bahia

Daniela Cardoso e Ney Silva
O Estado da Bahia vai ser beneficiado com mais quatro aceleradores lineares, equipamento usado para realização de radioterapia. As cidades que serão beneficiadas são Feira de Santana, que receberá mais um, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Salvador.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (27) pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, ao inaugurar este serviço na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). Os investimentos são superiores a 2 milhões de reais.

Jorge Solla disse que a Santa Casa de Feira de Santana ganha um dos maiores centros com capacidade instalada de radioterapia do Brasil e acrescentou que a segunda máquina será igual a que foi inaugurada hoje, cujo funcionamento será imediato. Segundo ele, independente dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) o governador Jaques Wagner já autorizou que mesmo antes da liberação dos recursos, vão ser feitos os pagamentos necessários para custear os serviços.

Como vai funcionar o aparelho de radioterapia
O médio radiooncologista, Gustavo Mota, informou que o equipamento vai oferecer tratamento diário a cerca de 80 pacientes, de um a dois meses, de segunda a sexta, sendo que haverá também consultas com um radiooncologista para que possa haver acompanhamento dos pacientes.

Gustavo Mota disse também que o equipamento é perfeito e o fecho de luz emitido sobre o local do câncer é com muita precisão. Ele lembrou que a Bahia tem poucos serviços desse inaugurado hoje em Feira. O médico afirma que esse equipamento foi um presente para a cidade.

Ao falar sobre a inauguração do equipamento de radioterapia, o governador Jaques Wagner, disse estar orgulhoso com o novo serviço.

“É um momento de orgulho para todos nós, especialmente para o povo de Feira. Esse serviço é caro e grande parte da população não teria como fazer particular. Fizemos uma associação com a entidade filantrópica Santa Casa, que vai oferecer para as pessoas o tratamento de uma doença que infelizmente cresce a cada dia”. afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...