sábado, 29 de setembro de 2012

Mutirão de mamografia atende quase 100 mulheres em Feira de Santana


Ney Silva

Cerca de 100 mulheres foram atendidas no mutirão de mamografia realizado na manhã deste sábado(29), na Unacon- Unidade de Alta Complexidade em Oncologia  da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. As pessoas atendidas são de vários municípios da Bahia. Algumas delas chegaram ainda de madrugada para realizar os exames.
O coordenador da Unacon, o médico oncologista Augusto Mota informou que as pacientes atendidas hoje foram encaminhadas por prefeituras da região de Feira de Santana. Ele disse que se as mamografias derem alguma alteração precisam de uma avaliação adcional." Em algumas mulheres o resultado foi falso positivo porque a mamografia tinha uma anormalidade mas não se diagnosticou nada", afirmou.

A dona de casa Marivone Barros Santiago que mora na cidade de Mairí também estava com muita esperança de conseguir fazer a mamografia. " Eu não sei se tenho diagnóstico sobre o câncer de mama. Aguardo uma posição do médico", afirmou.


A aposentada Beatriz Bispo Gomes deixou a cidade de Xique-Xique por volta das 22h de sexta-feira com destino a Feira de Santana. Ela veio participar do mutirão depois que descobriu um caroço na mama direita. Ela conta que está nervosa até hoje e com esse mutirão acredita ter um diagnósticos se tem ou não câncer de mama. " Eu espero tudo  de bom para minha saúde", afirmou.

O mutirão faz parte do programa Saúde em Movimento do governo da Bahia. O serviço funciona a partir de mamógrafos instalados em caminhões e ônibus que vão as cidades realizar os atendimentos á população.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...