Ney Silva
Cerca de 100 mulheres foram atendidas no mutirão de mamografia realizado na manhã deste sábado(29), na Unacon- Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. As pessoas atendidas são de vários municípios da Bahia. Algumas delas chegaram ainda de madrugada para realizar os exames.
O coordenador da Unacon, o médico oncologista Augusto Mota informou que as pacientes atendidas hoje foram encaminhadas por prefeituras da região de Feira de Santana. Ele disse que se as mamografias derem alguma alteração precisam de uma avaliação adcional." Em algumas mulheres o resultado foi falso positivo porque a mamografia tinha uma anormalidade mas não se diagnosticou nada", afirmou.
A aposentada Beatriz Bispo Gomes deixou a cidade de Xique-Xique por volta das 22h de sexta-feira com destino a Feira de Santana. Ela veio participar do mutirão depois que descobriu um caroço na mama direita. Ela conta que está nervosa até hoje e com esse mutirão acredita ter um diagnósticos se tem ou não câncer de mama. " Eu espero tudo de bom para minha saúde", afirmou.
O mutirão faz parte do programa Saúde em Movimento do governo da Bahia. O serviço funciona a partir de mamógrafos instalados em caminhões e ônibus que vão as cidades realizar os atendimentos á população.