quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PM de Feira de Santana recebe viaturas, armamentos e vai inaugurar nova central de comunicação

Daniela Cardoso e Ney Silva 

A Polícia Militar em Feira de Santana recebeu 30 novas viaturas, armamentos e em breve terá uma nova central de comunicação. As viaturas foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (27) pelo Coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) em frente à prefeitura municipal. Elas serão distribuídas entre as quatro companhias independes, sendo que a zona rural já dispõe de viaturas para a segurança. Adelmário informou que se for necessário, as viaturas também poderão atender os distritos durante operações especiais para reforçar o policiamento. 
Além das viaturas, outra novidade anunciada pelo coronel Adelmário, é a inauguração, em breve, de uma nova central de comunicação, que vai funcionar na sede do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Ele garante que até o próximo dia 15 de janeiro a nova central será inaugurada pelo comandante Geral da PM e pelo governador do Estado, Jaques Wagner.

“É uma central muito importante que vai ser operada por vários policiais que vão atender os telefones e as viaturas. Eu pretendo colocar um policial como operador da central para que o serviço possa fluir com mais rapidez e que atenda bem a população”, afirmou Adelmário.

Assassinatos
Questionado sobre a onda de violência na cidade, especialmente os assassinatos, o Coronel informou que é um tipo de crime muito difícil de combater, mas que tem trabalhando muito para reduzir os índices. Ele confirma que o ano vai ser fechado com um número maior de assassinatos do que em 2011, mas disse que se for feito um levantamento de junho para cá, que foi quando ele assumiu o comando, será constatado que houve uma redução de 11,5%.

Adelmário atribui esses assassinatos aos chamados crimes personalísticos, em que a pessoa está marcada para morrer, e que na grande maioria dos casos tem relação com o tráfico de drogas. “A droga faz isso. Comprou, não pagou, morre. Tentou invadir o terreno do outro, morre também, então é uma guerra declarada”, afirmou.

Na opinião do Comandante do CPRL, a cidade agora está bem servida de viaturas. Num entanto ele reconhece que Feira de Santana está carente de efetivo. “Existe um concurso para recruta e a gente vai ter que esperar um pouco”, disse. Quanto aos armamentos, Adelmário informou que todas as quatro companhias têm munição e armamento novos, como pistolas e metralhadoras. 
O deputado estadual Zé Neto, que esteve presente na entrega das novas viaturas, destacou a importância de Feira de Santana receber equipamentos novos para o policiamento. Ele disse que essas viaturas são alugadas. “Isso é fundamental. Éramos apenas um batalhão de polícia e hoje temos quatro companhias independentes. Tínhamos nove motocicletas, hoje temos 40, no total de 80 viaturas, quando no começo do governo eram apenas 15”, afirmou.

Após serem apresentadas, as viaturas seguiram para as companhias, para serem usadas na segurança da cidade.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Governo do Estado pretende fazer investimento na Fanfs

Daniela Cardoso e Ney Silva 

O secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa, adiou a visita que faria na manhã desta quarta-feira (26) a Fanfs (Fundação de Apoio ao Cidadão de Mobilização Social de Feira de Santana). O convite para a visita do secretário foi feito pelo líder do governo, o deputado estadual Zé Neto (PT), que esteve na sede da entidade, acompanhado de assessores. Segundo ele, César Lisboa foi acometido por uma virose no final da tarde de ontem e adiou a visita para janeiro, em data a ser definida. 
A visita do secretário tinha objetivo de verificar a real situação da Fanfs, que está com suas atividades prejudicadas por falta de recursos. Segundo José Neto, o Governo do Estado está interessado em ajudar a entidade para que ela possa voltar a atender a comunidade. “A Fanfs precisa de um apoio imediato. Aqui existe um problema grave com relação aos programas federais”, afirmou o deputado.

Ele reconhece que o presidente da entidade, Antônio Lopes, tinha um grande empreendimento do ponto de vista social e que houve solução de continuidade em alguns programas do Governo Federal impedindo o repasse de recursos, incluindo os do Estado.

Na opinião de José Neto é preciso buscar alternativas porque o empreendimento é grande e já atendeu três mil crianças e precisa do apoio dos governos Estadual e Federal. Ele acredita que o retorno das atividades na Fanfs vai evitar que crianças e adolescentes possam ser vítimas de violência, ou se envolverem com drogas. 
O presidente da entidade, Antônio Lopes, informou que a entidade já atendeu 300 mil crianças, em 134 cidades da Bahia, desde que foi fundada, em 1990. Ele lembra também que a Fanfs produziu mais de três milhões, cento e trinta mil itens de material esportivo distribuído para 105 países. Além disso, explica Lopes, a Fanfs já representou o Brasil 15 vezes em várias oportunidades, sendo recebido pelo Papa e pelo presidente da Alemanha.

Dificuldades

O assessor jurídico da Fanfs, Dilson Barbosa, informou que a maior dificuldade da entidade é resolver débitos trabalhistas que chegam a quase 1 milhão de reais. Sem esses recursos, explica Barbosa, para honrar os compromissos será difícil firmar convênio, seja com o governo do estado ou com o governo federal. Ele acredita que se a direção da Fafs tivesse pelo menos 700 mil reais, poderia negociar esse débito e resolver a situação.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Médicos de policlínicas restringem atendimento a população de Feira de Santana

Daniela Cardoso e Ney Silva 

Em decorrência do atraso no pagamento do salário do mês de novembro, os médicos que trabalham nas policlínicas de Feira de Santana restringiram o atendimento a comunidade desde ontem (18). Apenas os casos de emergência, a exemplo de pessoas baleadas, esfaqueadas, problemas cardiológicos graves e acidentes de veículos, estão sendo priorizados em detrimento as urgências, como febre baixa, gripe, dores de barriga, garganta e cabeça, entre outras. 
Em duas das policlínicas visitadas pela reportagem do Acorda Cidade o movimento desde ontem está bastante reduzido. Algumas pessoas chegaram em busca de atendimento de urgência e retornam para suas casas sem serem atendidas. 
A enfermeira, Geruza Araujo, chefe de enfermagem da policlínica do conjunto Feira X, confirmou que os casos de urgência estão suspensos. Ela citou o caso de uma criança que tinha acabado de chegar com uma crise convulsiva e como era um caso de emergência, o atendimento foi prestado de imediato. 

A enfermeira informou que os casos mais simples estão sendo encaminhados para as UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou para o Hospital da Criança. Geruza Araujo disse que o atraso no pagamento atinge todos os profissionais de saúde, mas apenas os médicos resolveram restringir os atendimentos e que os demais servidores estão trabalhando normalmente. 
O secretário municipal da Saúde, Raimundo Barreiros, confirmou que a cooperativa Coopersaúde atrasou o pagamento, mas não soube explicar a razão. Segundo ele, desde ontem a ordem de pagamento foi autorizada e que as coordenadoras de policlínicas já foram informadas da situação. O secretário acredita que nas próximas horas os atendimentos dos casos de urgência vão ser normalizados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Por falta de UTI neonatal, morre criança que nasceu com complicações no HDPA

Daniela Cardoso e Ney Silva

O recém nascido que estava entubado na maternidade do Hospital Dom Pedro de Alcântara em Feira de Santana, morreu por volta das 22 horas de ontem (22). A mãe da criança, Joilma Freitas, 28 anos, entrou em trabalho de parto no período da manhã e ao nascer, o bebê teve complicações devido a um nó no cordão umbilical que estava enrolado ao pescoço.

Na tentativa de salvar a criança, os médicos a entubaram e pediram apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante todo o dia, aguardando que surgisse uma vaga em uma UTI neonatal, pois o quadro clínico dela era grave.

A médica pediatra, Ana Célia Oliveira Santos, que trabalhou na equipe, disse em uma coletiva hoje pela manhã, que casos como esse tem intercorrências que não se pode prever. Ela contou que Joilma Freitas, fez um pré-natal regular, mas nesse caso precisaria de uma ultrassonografia morfológica, onde se detecta detalhes que ajuda o obstetra a decidir se será um parto normal ou cesário.

Ana Célia disse ainda que como a parturiente já tinha tido dois filhos de parto normal esse também deveria ser normal, mas que quando foi chamada após o parto, foi informada pela equipe que a criança tinha um nó no cordão e uma circular. Nesse caso, segundo ela, o ultrassom morfológico seria importantíssimo para identificar essa situação, além disso, era necessário que houvesse uma vaga em uma UTI neonatal para a criança ser assistida.

Segundo a médica, sem a ultrassom morfológica o obstetra não teria como saber o que estava acontecendo com a criança na barriga da mãe. De acordo com ela, em Feira de Santana só tem dois serviços especializados com esse procedimento, mas não têm cobertura do SUS (Sistema Único de Saúde).

Outra dificuldade alegada pela médica, é que a mãe já chegou em trabalho de parto avançado, mas ela garantiu que se a mãe tivesse feito o ultrassom morfológico e se tivesse uma vaga em um UTI neonatal haveria a possibilidade da criança não ter falecido.

Comércio abre mais de 2 mil vagas para empregos temporários


Daniela Cardoso

O comércio de Feira de Santana deve empregar até o mês de dezembro cerca de 2 mil pessoas. De acordo com o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Feira de Santana Alfredo Falcão, os setores que mais devem empregar são as lojas de sapatos, confecções, supermercados e eletrodomésticos.

“Todo final de ano temos uma grande quantidade de contratação de mão de obra temporária e esse ano não vai ser diferente”, afirmou. 

Alfredo Falcão avaliou que os resultados das contratações são positivos, pois segundo ele, essas 2 mil pessoas empregadas são 2 mil novos consumidores. “A empregabilidade é fundamental para um comércio forte”, destacou.

Prejuízos 

Alfredo Falcão afirmou que a seca ainda pode prejudicar o comércio feirense nas vendas de fim de ano. Ele afirmou que a seca está trazendo prejuízos enormes.

“Para exemplificar, vou falar do Liquida Feira. A pesquisa do ano passado mostrou consumidores de 42 municípios e esse ano mostrou consumidores de apenas 11 cidades. Esperamos que daqui até dezembro a situação melhore”, disse. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Guardas Municipais reivindicam pagamento de gratificação



Daniela Cardoso

Guardas municipais de Feira de Santana reclamaram ontem (18) que na próxima semana, quando forem receber o salário, não receberão a gratificação referente ao mês de setembro. A categoria procurou o advogado Ronaldo Mendes para representá-los judicialmente.

De acordo com o advogado, o não recebimento dessa gratificação é ilegal, pois os guardas municipais trabalharam e têm direito a receber.

“É para evitar esse caos administrativo que vamos tentar tomar uma providência para que o judiciário responda contra esses desmandos do governo municipal”, afirmou.

Segundo Ronaldo Mendes, os guardas estão apreensivos e assustados, pois perderam um valor significante em seus salários. Ele afirmou que se a administração por alguma razão entende que deve alterar a forma de pagamento, deve avisar a decisão aos trabalhadores previamente.

“Vamos tomar providências judiciais para tentar reverter esse quatro que é lamentável, porque não se mexe com salário do trabalhador. Estamos estudando a melhor forma jurídica para ser aplicada, porque se trata de salário e o tempo é curto para que isso seja evitado”, disse.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vereador diz que Feira não pode receber verbas federais devido a inadimplências da prefeitura


Daniela Cardoso

O vereador Luis Augusto (Lulinha) afirmou, durante seu discurso na Câmara Municipal na manhã de ontem (17), que a prefeitura de Feira de Santana tem várias inadimplências com o Governo Federal, o que segundo ele, está impossibilitando a liberação de recursos federais para a cidade. 

“A prefeitura de Feira está com várias inadimplências no governo federal, porque não prestou contas. Eu pedi ao assessor do deputado José Nunes o empenho da emenda a partir do próximo ano para que a prefeitura pudesse concluir as obras da cidade”, afirmou. 
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Planejamento, José Marcone Paulo de Souza afirmou que a prefeitura não está inadimplente e que existem pendências naturais que são respondidas de acordo com as solicitações do ministério.

“A secretaria tem recebido através do gabinete do prefeito algumas emendas de deputados, entre elas de Jose Nunes. Todas as emendas que chegam à secretária são lançadas no sistema que recebe todas as informações de convênios e vai diretamente para o ministério”, afirmou o secretário. 

Marcone disse também que as emendas discutidas pelo vereador Lulinha foram acatadas pelo sistema e que a secretaria está aguardando a decisão do ministério sobre a aplicação dos recursos. 

“São várias emendas e todas foram contempladas pelo sistema. Agora quem decide são os ministérios que vão dizer quando essas verbas virão e como será feito o convênio”, explicou.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Faculdade Católica de Feira de Santana promove Jornada de Filosofia e Teologia

Daniela Cardoso

A Faculdade Católica da Arquidiocese de Feira de Santana está promovendo desde a noite de ontem (16) a Jornada Filo-Teológica 2012. O tema é a Vivência Estética Como Caminho para o Transcendente. O evento, que prossegue até amanhã, foi aberto pelo Arcebispo Dom Itamar Vian e contou com a participação de padres e seminaristas.

O diretor da Faculdade Católica, Padre Pedro Júnior, explicou que as jornadas são espaços privilegiados de reflexão, onde um tema que possa fazer com os alunos debatam e reflitam, é escolhido.

“É uma possibilidade de trocar idéias, porque a Jornada é aberta. Temos expositores. Normalmente sempre chamamos pessoas de fora e temos ainda oficinas e grupos de discussões. É uma oportunidade que complementa o estudo acadêmico”, ressaltou.

O Arcebispo Dom Itamar destacou a importância do evento e infirmou que no próximo ano a Faculdade irá implantar o curso de Administração de Empresas.

“A nossa faculdade católica procura promover todos os anos uma Jornada convidando pessoas de toda a Bahia. Temos alunos de vários municípios baianos e no próximo ano teremos muitos outros, pois estamos pensando em abrir o curso de administração. O resultado é positivo e as pessoas que participam saem entusiasmadas”, afirmou. 













Fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Sessão da Câmara Municipal é suspensa por falta de quórum

Ney Silva

Por falta de quórum a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (17) não pôde ser iniciada. Pelo regimento interno a sessão se inicia as 8h30 com um prazo mínimo de 15 minutos para ser aberta pelo presidente, mas para que isso ocorra é necessário um mínimo de sete vereadores e nesta manhã só tinham seis.
O vereador Frei Cal, um dos que compareceu a sessão, lamentou o fato da sessão não ter transcorrido normalmente por falta de quórum. Ele afirmou que esse prazo de 15 minutos já deveria ter sido reformulado, porque, segundo ele, é muito tempo.
Frei Cal afirmou também que esse tipo de situação não deveria acontecer porque prejudica a imagem do legislativo. Ele comparou a Câmara a uma empresa que não pode parar. 

“Infelizmente a pauta de hoje não pôde ser votada e só poderá ser discutida na próxima semana, atrasando o andamento dos trabalhos”, afirmou.

sábado, 13 de outubro de 2012

Comerciantes e clientes voltam a reclamar da situação do Centro de Abastecimento


Texto e Fotos
Ney Silva

Banheiros com equipamentos quebrados, como vasos sanitários e torneiras, sanitário feminino sendo usado por homens sem nenhum controle, mau cheiro, sujeira em toda a parte. É assim que se encontra o Centro de Abastecimento, maior entreposto comercial de Feira de Santana e que atende a macro região do município. Os comerciantes e pessoas que vão ao lugar fazer compras reclamam que não tem a quem recorrer. É bom lembrar que os problemas do Centro de Abastecimento já são muito conhecidos e ha alguns anos quem trabalha no local não tem demonstrado boa vontade em ajudar na limpeza e preservação.
Na manhã deste sábado (13), o estudante Danilo Silva tentou usar o banheiro do mercado de cereais. Mas o mau cheiro aliado á sujeira  era tão grande que ele desistiu. " A situação está feia. O banheiro está imundo com muita urina espalhada pelo chão", afirmou. Ele tem razão. Nossa reportagem entrou para fazer umas fotos e não conseguimos ficar três minutos. Terrível. Odor insuportável.
O motorista do transporte alternativo Aurino de Almeida Santos também estava aborrecido com a situação. Ele disse que a lama e o mau cheiro invadiram o sanitário e tinha até fezes espalhadas e reclamou que não tem visto servidor para fazer a higiene do banheiro.
Se os banheiros do mercado de cereais estão sujos, os do galpão de verduras não estão em condições de receber ninguém. Pedaços de vasos sanitários e lixo de todo o tipo impossibilitam o acesso.
 Dona de uma lanchonete, Vanusa Xisto e Silva informou que o banheiro masculino está desativado e os homens costumam invadir o sanitário feminino causando constrangimento.
A comerciante Lucilene Machado que vende frutas e verduras reclamou da quase desativação
 do galpão que ela trabalha. " A limpeza do galpão só é feita uma vez por dia por volta das 5 horas da tarde", disse. Ela não poupou críticas também a situação do sanitário. " Isso aí é a pior imundície", concluiu.
Na área da Ceasa essa boca de lobo na subida de uma das rampas estava estourada e o mau cheiro podia ser sentido a alguns metros de distancia. As pessoas pediam que fosse feita uma foto para ver se a situação vai ser resolvida.
No galpão de carnes este frezzer enferrujado é um atentado á saúde pública. A foto foi tirada com muita cautela. Presença de um repórter não é aconselhável e pode ser perigoso porque os comerciantes com facas em mãos logo querem saber em que a foto vai ser usada. Em certa ocasião equipes de reportagens e da Vigilância Sanitária já foram ameaçadas de morte. Só a  experiência e a tranquilidade nos dão a condição de fazer esse trabalho sem a presença da Policia Militar.

O Centro de Abastecimento pode realmente ser chamado de um centro de problemas. Lá tem tudo de bom e de ruim também. Exploração sexual já denunciada na televisão, crianças trabalhando em situação de vulnerabilidade pegando peso acima de suas forças orgânicas e especulação imobiliária.

O Centro vai ser novamente um desafio para  administração do prefeito eleito José Ronaldo de carvalho. Só com muito pulso, coragem e investimentos pode-se melhorar o local e torná-lo mais atrativo.

Confira mais fotos:













terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vereadores de Feira de Santana falam sobre resultado das eleições

Daniela Cardoso


Após as eleições, os trabalhos foram retomados na Câmara Municipal de Feira de Santana e os vereadores, que foram reeleitos e que não conseguiram a reeleição, falaram ao Acorda Cidade, sobre a disputa política.

O vereador reeleito José Carneiro, do PSL, afirmou que irá trabalhar com humildade e consciência e que acredita que não irá decepcionar o povo de Feira de Santana. José Carneiro disse também que o seu relacionamento com o prefeito eleito José Ronaldo será cordial.

“Quanto a minha posição ao prefeito eleito, se tiver motivos para criticar vamos criticar e se tiver motivos para elogiar, vamos fazer isso”, disse.


A vereadora também reeleita Cintia Machado, do PSC, afirmou que irá dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e agradeceu aos eleitores e familiares.

“Eleição é isso, o povo decide e escolhe quem serão os novos vereadores. Vamos dar continuidade ao trabalho em prol da comunidade de Feira de Santana. A eleição atendeu as minhas expectativas e eu agradeço a Deus, a minha família e a todos que me apoiaram”, declarou.

O vereador Roque Pereira, que também conseguiu a sua reeleição disse que o povo de Feira correspondeu ao trabalho desenvolvido durante a Campanha. 

“Obtive uma boa votação, graças a Deus o povo de Feira correspondeu ao nosso trabalho me dando esse apoio. Graças a Deus nos saímos bem”, disse.
O vereador Lulinha, que não conseguiu a reeleição, ficando como segundo suplente, disse que está feliz com a votação, apesar de não ter conseguido se reeleger e reclamou de perseguições durante o seu mandato.

“Vamos vê o que vai acontecer daqui pra frente. Estou feliz com a minha votação, tive quase 3.500 votos e o trabalho foi feito, apesar das perseguições. Houve descaso nos locais onde eu tinha trabalho político, principalmente na rua Calamar”.

Lulinha afirmou que as pessoas acham que o vereador tem o poder de executar obra, mas ressaltou que a função do vereador é apenas cobrar.

“Eu cobrei e agora consegui emenda federal do deputado Zé Nunes de 600 mil reais para a rua Calamar, mesmo assim sofri um desgaste muito grande e isso me prejudicou”, lamentou. 
O vereador Maurício Carvalho, que não se candidatou nestas eleições, destacou que a Câmara passa por uma renovação significativa.

“São muitos vereadores novos e uma quantidade expressiva de mulheres. Devemos avaliar que houve um bom número de vereadores que não foram candidatos e isso deu margem para que os novos tivessem maior chance de se elegerem”, lembrou.

A Câmara Municipal de Feira de Santana teve 64% de renovação nas eleições deste ano. Apenas nove vereadores conseguiram manter suas vagas e se reelegerem. O número de mulheres eleitas subiu de três para quatro.

Vereadores reeleitos: Ronny; Gerusa; Carlito do Peixe; David Neto; Eremita Mota; Roque Pereira; Cintia Machado; Justiniano França e José Carneiro (este entrou como suplente no último pleito).

Vereadores de primeiro mandato: Pablo Roberto; Edvaldo Lima; Wellington; Eli Ribeiro; Neinha; Tonhe Branco; Beldes; Alberto Nery; Robeci da Vassoura; Isaías de Diogo; Correia Zezito e Marcos Lima.

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...