quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PM de Feira de Santana recebe viaturas, armamentos e vai inaugurar nova central de comunicação

Daniela Cardoso e Ney Silva 

A Polícia Militar em Feira de Santana recebeu 30 novas viaturas, armamentos e em breve terá uma nova central de comunicação. As viaturas foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (27) pelo Coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) em frente à prefeitura municipal. Elas serão distribuídas entre as quatro companhias independes, sendo que a zona rural já dispõe de viaturas para a segurança. Adelmário informou que se for necessário, as viaturas também poderão atender os distritos durante operações especiais para reforçar o policiamento. 
Além das viaturas, outra novidade anunciada pelo coronel Adelmário, é a inauguração, em breve, de uma nova central de comunicação, que vai funcionar na sede do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Ele garante que até o próximo dia 15 de janeiro a nova central será inaugurada pelo comandante Geral da PM e pelo governador do Estado, Jaques Wagner.

“É uma central muito importante que vai ser operada por vários policiais que vão atender os telefones e as viaturas. Eu pretendo colocar um policial como operador da central para que o serviço possa fluir com mais rapidez e que atenda bem a população”, afirmou Adelmário.

Assassinatos
Questionado sobre a onda de violência na cidade, especialmente os assassinatos, o Coronel informou que é um tipo de crime muito difícil de combater, mas que tem trabalhando muito para reduzir os índices. Ele confirma que o ano vai ser fechado com um número maior de assassinatos do que em 2011, mas disse que se for feito um levantamento de junho para cá, que foi quando ele assumiu o comando, será constatado que houve uma redução de 11,5%.

Adelmário atribui esses assassinatos aos chamados crimes personalísticos, em que a pessoa está marcada para morrer, e que na grande maioria dos casos tem relação com o tráfico de drogas. “A droga faz isso. Comprou, não pagou, morre. Tentou invadir o terreno do outro, morre também, então é uma guerra declarada”, afirmou.

Na opinião do Comandante do CPRL, a cidade agora está bem servida de viaturas. Num entanto ele reconhece que Feira de Santana está carente de efetivo. “Existe um concurso para recruta e a gente vai ter que esperar um pouco”, disse. Quanto aos armamentos, Adelmário informou que todas as quatro companhias têm munição e armamento novos, como pistolas e metralhadoras. 
O deputado estadual Zé Neto, que esteve presente na entrega das novas viaturas, destacou a importância de Feira de Santana receber equipamentos novos para o policiamento. Ele disse que essas viaturas são alugadas. “Isso é fundamental. Éramos apenas um batalhão de polícia e hoje temos quatro companhias independentes. Tínhamos nove motocicletas, hoje temos 40, no total de 80 viaturas, quando no começo do governo eram apenas 15”, afirmou.

Após serem apresentadas, as viaturas seguiram para as companhias, para serem usadas na segurança da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...