sexta-feira, 8 de julho de 2011

Psicóloga faz alerta sobre descontrole emocional no momento do vestibular

Ney Silva


O descontrole emocional desencadeado pela ansiedade pode provocar  dificuldades em pessoas no momento de fazer uma prova de vestibular ou concurso público. O alerta é da psicóloga Ana Luiza Karam. O problema vem afetando pessoas em todas as faixas de idade e causa enormes prejuízos á vida.


Amanhã a Universidade Estadual de Feira de Santana realiza mais um vestibular. Nesta entrevista, Ana Luíza faz alguns esclarecimentos importantes sobre as consequências do descontrole emocional. Pesquisas divulgadas esta semana indicam que quem está com problemas emocionais tem 47 por cento de chances a menos de ser aprovado em vestibular ou concurso público.
Segundo Ana Luiza quem for fazer uma prova de vestibular, deve adotar algumas medidas no dia anterior ao evento. Não dormir tarde, se alimentar de forma correta e estar sempre calmo para não permitir que a ansiedade possa dominá-lo.


Ela observa que quando o processo de ansiedade está avançado é possível perceber. Mas, na maioria dos casos o problema passa despercebido. Ansiosa, a pessoa geralmente fica nervosa, tem sudorese, começa a tremer e se sente abalada", afirma Ana.


A psicologa disse ainda que em situação de ansiedade em que os fatores acima citados estão trazendo prejuízos deve-se buscar o apoio de algum profissional da área de saúde mental.


Ana Luiza Karam explica que o fator emocional é tão importante que apenas por estar nervoso o candidato terá bloqueios na mente e mesmo tendo estudado bastante tem poucas chances se ser aprovado.


Fatores Sociais


Na opinião da psicologa o descontrole emocional vem se intensificando em todo o mundo devido a alguns fatores sociais. Ela cita como exemplos o uso excessivo de bebidas alcoólicas, jogos eletrônicos que são causadores de ansiedade, não dormir corretamente á noite em período de oito a nove horas entre outros.


Ana luiza esclarece que para aquelas pessoas que trocam a noite pelo dia é importante saber que o sono diurno não traz o mesmo resultado do sono noturno. " Quem deita até ás 22h quando chegar a meia-noite entra no estágio  mais profundo do sono. Mesmo tendo dormido mais durante o dia não  consegue recuperar o sono chamado  Rem", disse.


Ainda de acordo com a psicóloga o descontrole emocional é um problema que atualmente vem atingindo pessoas em todas as faixas de idade. Os adolescentes por exemplo vem sofrendo muitos prejuízos porque amanhecem o dia no computador ou as vezes não dormem por outras razões. 


"As pessoas adultas também são afetadas diretamente porque enfrentam dificuldades há anos e isso causa um acúmulo de problemas que podem se transformar em  síndrome do pânico a depender da situação de cada um", conclui Ana Luiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...