segunda-feira, 11 de julho de 2011

População reclama do atendimento na Defensoria Pública

São apenas 160 fichas para dois meses de atendimento. Órgão só tem 11 defensores que trabalham em 21 varas.


Ney Silva
A população de Feira de Santana que já sofre com o atendimento nos cartórios extra-judiciais agora enfrenta dificuldades para conseguir assistência judiciária gratuita na Defensoria Pública. Na manhã de hoje (11), cerca de 300 pessoas tiveram que disputar 80 senhas na sede do órgão no bairro Kalilândia. Teve gente que dormiu na fila e não conseguiu ser atendida.


A dona de casa Enedina Marcelo dos Santos chegou á sede da Defensoria Pública por volta das 5h. Ela disse que as fichas foram entregues na fila. Mas reclama que uma lista com os nomes de quem receberia as senhas foi feita anteriormente o que deixou muita gente prejudicada. " Não recebi ficha e fiquei sem atendimento", protesta.
Kleize Marcelo Maisque que está tentando resolver uma pendência relacionada a pensão alimentícia também reclama que apesar de ter chegada ás 4h não conseguiu ficha para pegar senha. " Teve gente que dormiu aqui. Fizeram uma lista e colocaram nomes de pessoas que nem aqui estavam", disse.


Segundo Kleize quando as pessoas chegaram bem cedo a lista com os nomes já estava pronta. Na opinião dela a Defensoria Pública deveria designar um servidor para entregar as senhas.

Tentando resolver um processo de divórcio há dez anos, Terezinha Santana da Silva também queixou-se do atendimento. Ela informou que já esteve três vezes e não conseguiu ser atendida. " Peguei a fila ás 5h e estou esperando atendimento. 


Apesar do sofrimento ela demonstrava entusiasmo. " Para casar é fácil mas para se divorciar é difícil", afirmou. Ela disse que estava cheia de papéis e chegou a dizer que tem até pretendentes mas está prejudicada por causa da demora em resolver a questão.
O aposentado Adelaido José de Santana disse que esteve na Defensoria Pública na semana passada e agendou o atendimento para hoje (11). " Cheguei cedo para pegar uma ficha e não consegui ser atendido", reclama. Ele informou que ao chegar em frente a sede do órgão havia muita confusão. 
A defensora pública Melina Prates explicou que o atendimento está sendo agendado para os  meses de Julho e Agosto e sempre foi feito dessa forma. Ela informou que está com o número reduzido de defensores-são apenas 11- e isso diminuiu a quantidade de vagas.


Nesta terça-feira(12) serão distribuídas mais 80 senhas.Ela esclarece que as questões desses atendimentos são relacionadas as Varas de Família, Cível e de Defesa do Consumidor. O atendimento na esfera criminal não tem marcação .


Confira mais fotos dessa reportagem:



































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