sábado, 25 de maio de 2013

Uefs quer buscar parcerias para reduzir custos com  festival de sanfoneiros
Ney Silva

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pretende fazer parcerias com instituições e empresas privadas para reduzir seus custos com o Festival de Sanfoneiros. Segundo o reitor José Carlos Barreto, a 6ª edição do festival realizada na noite desta sexta-feira(24) no auditório central da universidade teve um custo de R$ 100 mil. Ele explicou ainda que só de premiações foram investidos R$ 24 mil.
O reitor mostrava-se satisfeito com o resultado do evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas. Muita delas tiveram que ficar na área externa do auditório e acompanhar as apresentações através de um telão. " O festival continua crescendo. Precisamos de mais parcerias e também de sugestões de espaços para que possamos abrigar um festival deste tamanho", afirmou José Carlos.

Ele disse também que a ideia central de realizar o festival de sanfoneiros é garantir a presença da sanfona enquanto elemento cultural importantíssimo.

O evento
A coordenadora do Cuca Celismara Gomes informou que antes de ser realizado, o festival tem duas etapas anteriores. Na noite de ontem participaram 16 grupos de forró sendo 8 categorias com sanfonas até oito baixo e os outros oito com sanfonas acima de oito baixos.

Foram premiados os três primeiros lugares de cada categoria e mais dois  pelo jurí popular. " O público que está no festival pode escolher o sanfoneiro que mais tocar seu coração e emocionou as pessoas", afirmou Celismara.
Um dos sanfoneiros premiados no festival foi Luiz Gonçalves de
Andrade conhecido como Luizinho do acordeon. Ele arrancou aplausos do público ao tocar segurando a sanfona na cabeça.
 " Acho que esse festival foi um dos mais difíceis e todos os concorrentes tinham condições de ganhar", afirmou.
Gerson Dias que representou a cidade de Cruz das Almas estava muito satisfeito com o festival. Ele foi escolhido pelo juri popular na categoria 120 baixos." Feliz demais em concorrer com pessoas tão boas e ter sido o sortudo", afirmou. Ele completou 8 anos como sanfoneiro e agora está seguindo a carreira solo.
Uma apresentação que chamou atenção foi a do garoto Cícero Paulo que veio da cidade de Juazeiro do Norte no Ceará para competir no festival. Ele foi bastante aplaudido com sua sanfona de 120 baixos e disse que se inspira no cantor Dominguinhos para tocar o instrumento. O menino toca desde os seis anos de idade e informou que sua pretensão é ser médico mas que a sanfona vai ficar marcada em sua vida.
festival de sanfoneiros contou ainda com apresentação da orquestra do Cuca e do cantor Joselito Ferreira que ficou de fora da competição por ter chegado atrasado.

Confira mais fotos do festival




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...