quarta-feira, 8 de maio de 2013


Clériston Andrade pode ser transformado em hospital universitário

Ney Silva

Transformar o HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade) em um hospital universitário. A proposta foi discutida na tarde desta quarta-feira(08), durante um debate na  Uefs. O evento contou com a participação de professores e  estudantes da área de  saúde, do deputado estadual José Neto e do secretário Jorge Solla. Vai ser criada uma comissão para discutir o assunto.
A sugestão partiu do médico João Batista Cerqueira.Ele acha possível que a universidade venha fazer o gerenciamento do Clériston Andrade e que essa proposta é melhor para comunidade e para os profissionais que nele trabalham.

 Segundo o médico, a Uefs será uma parceira permanente do hospital na produção de conhecimento. De acordo com ele, são 380 estudantes e cerca de 200 professores que podem desenvolver suas atividades no HGCA melhorando a qualidade do atendimento.
O diretor  do Sindicato dos enfermeiros Edklércio Mendonça defende que o hospital tenha uma gestão pública e se no caso for através da Uefs que essa gestão seja compartilhada." O que precisamos erradicar de uma vez é a possibilidade de que organizações sociais com fins lucrativos possam estar á frente do HGCA", disse.
O deputado estadual José Neto defende que a comissão a ser criada para discutir o gerenciamento do HGCA através da Uefs seja composta por representantes do Poder Legislativo, da própria universidade, do hospital e das secretarias estadual e municipal de saúde. " O que queremos e que a administração seja feita aqui no município", afirmou.
O reitor da Uefs José Carlos Barreto informou que a instituição tem interesse de criar um grupo de trabalho para que possa elaborar uma proposta sobre o hospital."O que esperamos é que a universidade possa produzir um estudo e dizer quais são as condições para se administrar o hospital ou se isso não é possível", afirmou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...