terça-feira, 28 de maio de 2013

Católicos feirenses lotam a Catedral para acompanhar sepultamento de Dom Silvério


O bispo Dom Silvério trabalhou no período de 1973 a 1995 nesta diocese

A comunidade católica de Feira de Santana se despediu do bispo emérito Dom Silvério Albuquerque. Internado a pouco mais de duas semanas ele faleceu na madrugada  desta terça-feira (28), de falência múltipla de órgãos, sendo sepultado em um túmulo dentro da Catedral de Senhora Santana. O bispo Dom Silvério trabalhou no período de 1973 a 1995 nesta diocese.
A catedral ficou lotada. Pessoas da comunidade e autoridades religiosas ressaltaram a importância espiritual e social de Dom Silvério. Ao todo compareceram para a cerimônia fúnebre  14 bispos, 80 padres, religiosas e seminaristas.
" A presença dessas pessoas significa que Dom Silvério representou algo para a vida deles e delas", afirmou o arcebispo Dom Itamar. Ele informou que o bispo emérito trabalhou durante 18 anos ao seu lado e que por coincidência foi em 28 de maio de 1995 que ele passou o cargo.
O bispo de Eunápolis no extremo sul da Bahia Dom José Edson  foi o primeiro sacerdote a ser ordenado por Dom Silvério Albuquerque. Destacou que o bispo procurou em toda sua existência viver o evangelho valorizando o ser menor de todos  para servir a todos.
 " Dom Silvério viveu sempre essa dimensão franciscana do fraternismo, testemunhando a sua fé em Jesus Cristo e na igreja", afirmou.
O padre Carlos Vianey que é capelão do Dom Pedro de Alcântara também foi ordenado padre por Dom Silvério em 1983. " Eu sempre o considerei pai do meu sacerdócio. Um homem muito amoroso com os padres e sabia dialogar", disse.

Ele ressaltou ainda que na condição de bispo, Dom Silviério nunca deixava um padre passar por situação difícil e procurava ajudá-lo. 
" A morte de Dom Silvério não significa que a igreja perdeu. Ele cumpriu a sua missão e volta graciosamente para a casa do Pai", destaca Vianey.
Para o arcebispo de Salvador Dom Murilo Kriger, o bispo Dom Silvério foi se apresentar diante de Deus e vai receber um premio pela sua dedicação. " Tenho certeza que assim como ele amou esta terra e este povo, agora ele faz questão de trabalhar em oração para que Deus envie novas vocações", afirmou.
O arcebispo emérito de Salvador, cardeal Dom Geraldo Magela Agnelo lembrou que o bispo Dom Silvério deixou um legado para todos pela sua dedicação. " Foi um homem que se consagrou inteiramente a igreja", disse.O cardeal disse ainda que nas dioceses em que trabalhou o bispo emérito deixou exemplos de fidelidade. 

A irmã de Dom Silvério,  senhora Ane de Carvalho Damasceno que cuidou dele durante 43 anos informou que de alguns meses para cá a saúde do sacerdote estava comprometida. Segundo ela, o bispo não pronunciava mais as palavras e e se mostrava muito debilitado. 

Fotos complementares:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...