quinta-feira, 24 de maio de 2012

Professora Helena Assis é homenageada pela Câmara Municipal


Estado, município e entidades diversas reconhecendo o valor da professora Helena Assis lhe homenagearam  concedendo títulos, diplomas honoríficos e honrarias diversas.
Ney Silva

A professora Helena Assis Suzart foi homenageada em sessão especial na manhã desta quinta-feira (24), pela  Câmara Municipal de Feira de Santana. A homenagem, uma iniciativa do ex-vereador José Carneiro foi pelo seu centenário de nascimento. Ela nasceu em 22 de maio de 1912  e faleceu em 11 de setembro de 1997. A sessão foi presidida pelo vereador Antonio Francisco Neto (Ribeiro), presidente da Câmara Municipal.

Em sua biografia lida na sessão pelo vereador Reinaldo Miranda (Rony) consta que ela exerceu vários cargos de direção incluindo o da antiga Escola Normal- atualmente prédio onde funciona o Cuca( Centro Universitário de Cultura e Arte).

Devido o seu prestigio cultural, social e moral foi a primeira mulher a ser convidada a concorrer a um cargo eletivo no município de Feira de Santana. Segundo consta em sua biografia houve insistência de amigos, colegas e alunos em prol da candidatura dela que não teve entusiasmo pela campanha e mesmo assim ficou na primeira suplência. 

Estado, município e entidades diversas reconhecendo o valor da professora Helena Assis lhe homenagearam  concedendo títulos, diplomas honoríficos e honrarias diversas. O reconhecimento do seu trabalho fez com que o município fizesse uma escola com o seu nome no bairro Caseb. O governo do estado por sua vez a homenageou também dando-lhe o seu nome a uma escola no conjunto Feira X.Através de uma votação popular Helena Assis tem seu nome em uma alameda do Shoping Boulevard .

Amiga, aluna e colega de trabalho de Helena Assis, a professora Elza Santos Silva mostrou-se satisfeita com a homenagem. segundo ela, a professora era uma bem aventurada como mestra.“ Ser mestre não é apenas ser professor que diz comumente aprenda comigo. Mas o mestre pode dizer aprenda em mim”, afirmou.

O professor e bancário aposentado Luiz Assis, sobrinho da homenageada destacou que a Câmara Municipal prestou-lhe uma justa homenagem por ter sido Helena Assis a maior educadora de Feira de Santana.“ Ela foi um exemplo de educadora e um exemplo extraordinário de ser humano”, afirmou.

Ele contou uma novidade sobre as muitas homenagens concedidas á professora Helena Assis. O nome da professora teria sido sugerido ao então governador Paulo Souto para ser dado ao colégio Luiz Eduardo Magalhães. A homenagem só não ocorreu porque nesse período o senador faleceu e já na gestão do governador Cesar Borges, foi indicado o nome de Luiz Eduardo.

 Ele disse ainda que  como houve um inconformismo da família da professora o governo do estado prestou-lhe uma homenagem colocando seu nome em uma escola no Feira X.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...