segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pai enfrenta dificuldade em conseguir cirurgia para filha com cardiopatia congênita


Ney Silva e Daniela Cardoso

O operador de máquinas, Luis Carlos Passos dos Reis, residente no bairro Conceição, em Feira de Santana, vem enfrentando um drama juntamente com sua família. A filha dele, Larissa Cerqueira dos Reis, de apenas 11 dias de nascida, está internada na UTI neonatal do Hospital da Mulher com cardiopatia congênita e precisa fazer uma cirurgia de correção com urgência.

Como Feira de Santana não faz esse procedimento, a criança precisa ser transferida para Salvador, onde apenas três hospitais fazem o procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), porém não há vagas.

A família conseguiu uma liminar na Justiça Federal e o Juiz Fábio Ramiro, de Feira de Santana, já determinou que o governo do estado, a união e a prefeitura municipal adotem providências para a solução do caso.

O pai da criança contou que a justiça deu a liminar para que o bebê fosse transferido para um hospital de referência em São Paulo ou Curitiba, caso não houvesse vagas na Bahia, porém ele disse que a central de regulação informou que não pode fazer contato com hospitais de outros estados.

“Tivemos informações ontem que a central de regulação, que poderia correr atrás disso, não teria condições de fazer contato com hospitais fora da Bahia e que isso teria que ser feito por conta própria”, afirmou Luis Carlos.

De acordo com o operador de máquinas a cirurgia pela rede particular custa em torno de 50 a 80 mil reais e ele não tem condições de pagar. “Eu não tenho como pagar e estou buscando através do governo para conseguir esse apoio do SUS”.

Luis Carlos explicou que a cardiopatia congênita é uma transposição das grandes artérias, onde as duas artérias grossas do coração, que deveriam fazer funções invertidas, estão fazendo funções similares. “O estado dela é gravíssimo e precisa com grande urgência da cirurgia”, disse o pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...