terça-feira, 22 de março de 2011

Estudantes conseguem ônibus de graça no retorno para casa após manifestação

Além de terem a garantia de que o reajuste só será autorizado depois de um encontro entre uma comissão de estudantes e o prefeito, os manifestantes conseguiram até passagem de graça.

Ney Silva

Os líderes estudantis representantes de entidades avaliam como positivo o resultado da manifestação realizada na tarde de hoje (22), pelas ruas de Feira de Santana contra o aumento da passagem de ônibus já aprovado pelo CMT - Conselho Municipal de Transportes.

Além de terem a garantia de que o reajuste só será autorizado depois de um encontro entre uma comissão de estudantes e o prefeito, os manifestantes conseguiram até passagem de graça.

O CMT autorizou em reunião na última sexta-feira que a tarifa seja reajustada de R$ 2,15 para R$ 2,37. Mas esse reajuste precisa ser homologado pelo prefeito Tarcizio Pimenta.

Depois de se concentrarem em frente ao Instituto de Educação Gastão Guimarães os estudantes saíram em passeata pela Getúlio Vargas e fizeram uma nova parada na Prefeitura. Portando cartazes de protesto eles interromperam o trânsito na Avenida Senhor dos Passos e Praça João Pedreira.

Policiais militares fizeram um desvio do tráfego pela entrada em frente ao módulo policial. Mas apenas carros de passeio, bicicletas e motos puderam retornar. O contorno é estreito e os ônibus que estavam na rua tiveram que aguardar a liberação da pista.

Motoristas, cobradores e passageiros ficaram esperando por mais de uma hora.Os estudantes deixaram o lado do cruzamento da Praça João Pedreira com a Senhor dos Passos e foram para o outro lado da rua em frente a Prefeitura liberando o trânsito.
  
Com a participação do Tenente-coronel Adelmário Xavier e do secretário municipal de Prevenção á Violência Misael Freitas foi formada uma comissão de estudantes. Eles se reuniram com o chefe de gabinete advogado Milton Brito. A imprensa não teve acesso ao encontro.

Segundo a líder estudantil Iracema Santos integrante do movimento Levante da UEFS, uma pauta foi entregue ao secretário Milton Brito que teria ficado neutro nas reivindicações apresentadas. Os estudantes querem o não reajuste da tarifa, a punição dos guardas que teriam praticado agressões contra ela e a estudante Eslane Paixão e a inclusão da AMES e da UEFS no CMT, entre outras.

Ainda de acordo com Iracema Santos, o chefe de gabinete teria garantido que a tarifa não será reajustada até a próxima segunda-feira quando o prefeito Tarcizio Pimenta retorna de uma viagem que fará nesta quarta-feira.

Da Prefeitura os estudantes seguiram para o Terminal Central. O objetivo era conseguir acesso para retornar para casa. A Policia Militar bloqueou a entrada do terminal o que causou um  engarrafamento de ônibus ao longo da rua Olimpio Vital.
  
Foi estabelecida uma negociação com a presença de representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus -Sincol, representantes dos estudantes e a Policia Militar. Não demorou mais do que 10 minutos e os estudantes foram autorizados a entrar no terminal em fila para retornar para suas casas gratuitamente.




Veja mais fotos da manifestação dos estudantes.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...