quinta-feira, 24 de março de 2011

Odontólogos participam de curso em Feira de Santana


Ney Silva

Um grupo de odontólogos de várias cidades da Bahia e dos estados de Sergipe e Ceará está participando em Feira de Santana do curso Imersão em Plástica Peri-implantar. O evento é promovido pelo Ceob-Centro de Estudos em Odontologia do Brasil com a chancela da faculdade Fapi.

O presidente do Ceob, o cirurgião dentista Ronaldo Fonseca  informou que o curso é muito interessante porque além de formar profissionais está socializando a implantodontia para pacientes carentes.

Segundo ele o implante está cada vez mais se socializando mais os custos ainda são bem elevados. Ele acredita que chegará um momento em que a população terá acesso a esse tipo de tratamento. “Não é possível se imaginar hoje uma clinica odontológica sem a implantodontia”, afirma.

O odontólogo que é proprietário da Clirf-Clinica de Implantodontia e Reabilitação Fonseca uma das mais estruturadas clinicas de Feira de Santana, explica que uma vez realizado, o implante não tem volta porque é feito com muita qualidade. Ainda de acordo com Ronaldo Fonseca os dentes usados nos implantes são geralmente feitos de titânio e praticamente não existe rejeição aos procedimentos.
  
Sobre a possibilidade do poder público adotar esse serviço para a população, ele acredita que os governos federal, estadual e municipal deverão socializar o serviço. No momento o tratamento só é feito particular, mas alguns convênios vem se mostrando interessados em remunerar os serviços.
O curso Imersão em Plástica Peri-Implantar está sendo ministrado no Class Apart Hotel no Ponto Central, pelo professor doutor Júlio César Joly.Ele é o criador do curso e até lançou um livro sobre o assunto.

A idéia do curso é integrar as especialidades para que os profissionais consigam entender a importância de um planejamento em cada fase da implantodontia.
“nosso foco de atuação se destina a profissionais mais seletos que já passaram por uma formação básica e que agora estão buscando um afinamento em técnicas especificas”, afirma Julio.

Julio César informou também que a imersão em plástica peri-implantar é um projeto novo e começou a ser desenvolvido em 2008  sendo que em 2009 foi lançado um livro sobre o assunto. Ele disse que já visitou 15 capitais divulgando esse novo procedimento.

O que é implantodontia?

Implantodontia é o ramo da odontologia que recupera espaços edêntulos através da inserção de raízes dentárias artificiais que suportarão uma prótese de dente (coroa). Isso ocorre pela implantação de um parafuso de titânio no interior do tecido ósseo onde houve a perda do elemento dental.

Ao redor do titânio ocorre a ósseo integração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.

A osseo integração deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titanio intraosseo; devido a suas caracteristicas bioinertes (Ao se expor ao ar, a superficie do titanio se transforma em oxido de Ti), não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento osseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.

O descobridor da osseo integração foi o médico sueco PI Bränemark; ao inserir câmaras de titanio na fibula de coelhos em suas experiencias , relatou certa dificuldade na hora de remove-las, ao estuda-las notou a intimidade entre osso e titânio. Hoje Bränemark reside no Brasil, mais precisamente em Bauru onde possui um centro de pesquisa em implantodontia.

Desde 1960 existiram vario tipos de implantes; porem os implantes radiculares ósseo integrados foram os mais bem sucedidos com taxas de sucesso margeando os 95 % em 5 anos.

Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias ate grandes reabilitações totais fixas ou removiveis.



Fonte: Site do Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...