quinta-feira, 23 de junho de 2011

Procissão de Corpus Cristi: Católicos feirenses expressam seu amor e fé a Jsus


Ney Silva


A celebração e a procissão de Corpus Cristi reuniram centenas de pessoa hoje (23), em Feira de Santana. A participação dos fíéis católicos começou desde ás 4h  com o trabalho de confecção de tapetes na Avenida Senhor dos Passos, praças João pedreira e da Bandeira e rua Conselheiro Franco.
A missa  ocorreu no coreto da Praça padre Ovídio. Foi presidida pelo  arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, com a participação de sacerdotes de várias paróquias.
O prefeito Tarcizio Pìmenta, além dos deputados estaduais Carlos Geilson e José Neto estiveram presentes ao evento. Uma chuva fraca durante a missa e no inicio da procissão não prejudicou a festa religiosa.
O aposentado Arnaldo Moreira Santos tem 64 anos e a 17 participa da procissão. Ele diz que a importância de estar no evento é pela Eucaristia. " Se não tivermos fé em Jesus Cristo como sendo o pão da vida não tem sentido para nós", afirma. Ele não se mostrava incomodado com a chuva. Na opinião do aposentado, mesmo que a chuva estivesse forte as pessoas não iriam desistir da caminhada. 
" O que vale é a fé", afirmou.
A professora Zélia Vidal de Carvalho de 74 anos prestigia a procissão desde o final da década de 40. Ela conta que ainda adolescente fez a primeira comunhão na Matriz. Naquela época as calçadas da rua Conselheiro Franco eram cheias de plantas e nas janelas se colocavam as melhores toalhas. " Hoje isso é impossível porque existem muitas lojas e as casas desapareceram", afirma.
Professor de teologia da faculdade Diocesana, o padre Pedro Junior, disse que a procissão de Corpus Cristi é um dos principais eventos religiosos da igreja Católica. " É uma manifestação pública. Nós passamos pelas ruas da cidade justamente para expressar nossa gratidão a Jesus que se faz presente na Eucaristia", disse.


Segundo Pedro Junior a festa de Corpus Cristi nasceu na idade média em um contexto onde se colocava em xeque a fé na Eucaristia. Ele informou que não se sabe exatamente quando a festa começou no Brasil, mas desde que a igreja se fez presente vem se manifestando em todo território nacional.


Com relação aos tapetes coloridos confeccionados por fiéis de várias paróquias, Pedro Junior observa que esse é um gesto concreto de amor e de gratdão que o povo expime para com Jesus", concluiu.


Confira mais fotos da procissão:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...