FEIRA DE SANTANA: SEU POVO, SUA HISTÓRIA.OS ACONTECIMENTOS TRANSFORMADOS EM NOTÍCIAS NA MAIOR CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Incêndio mata duas crianças carbonizadas em Feira de Santana
O delegado não sabe ainda se o incêndio foi criminoso ou não, mas está abrindo inquérito para apurar o fato.
Ney Silva e Ilani Silva
Duas crianças morreram carbonizadas por volta das 10h desta segunda-feira (27), no bairro Eucaliptos, em Feira de Santana. Cristiano Crispim Cruz Silva de 6 anos e o irmão Cleidson Gustavo Cruz Silva de 2 anos estavam na cozinha da casa onde moravam na rua São João, quando o fato aconteceu.
A dona de casa Gorete Araujo da Cruz, vizinha das vítimas disse que estava distante do local quando ouviu moradores gritando por causa do incêndio. Ela informou também que uma das paredes de sua casa foi atingida pelas chamas e terá que ser demolida. “No momento do incêndio, só havia as duas crianças, filhos de minha prima que saiu de casa e as deixou sozinhas”, contou.
O motorista Carlos Nascimento, que mora próximo ao local tentou salvar as vítimas. Ele disse que ao se aproximar da casa notou que as chamas estavam acima do teto não sendo possível socorrê-las. Um colega dele tentou entrar pela janela, mas acabou tendo um dos braços feridos.
O corpo de bombeiros foi chamado ao local e compareceu com duas viaturas e 20 homens. O tenente José Menezes que comandou a operação disse que tudo indica que as crianças estavam deitadas na cama quando foram atingidas pelas chamas. Mas acrescenta, que só a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) é que vai, após perícia, identificar a causa do incêndio.
O delegado Carlos Lins que está de plantão no complexo Investigador Bandeira foi ao local do incêndio para fazer o levantamento cadavérico. “Chegamos ao local e o fogo já tinha sido controlado. Apuramos através de informações de vizinhos que as crianças estavam sozinhas e que os pais saíram cedo para trabalhar”, afirmou.
Ele tem opinião diferente do tenente José Menezes do Corpo de Bombeiros sobre o local onde as crianças estavam. O delegado acha que elas estavam na cozinha, próximas ao fogão e não sobre a cama como afirmou o tenente. “Ainda não é possível saber se elas foram acender o fogão ou se estavam brincando com algum objeto inflamável que acabou provocando o incêndio”, afirmou Carlos Lins.
O delegado suspeita que as crianças inicialmente perderam os sentidos, foram sufocadas pela fumaça sendo depois carbonizadas. Ele não sabe ainda se o incêndio foi criminoso ou não, mas está abrindo inquérito para apurar o fato. Diante do que observou, acredita que não foi criminoso.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Moradores do Caseb fazem protesto e interditam Avenida Contorno
Ney Silva
Um protesto na manhã de hoje (10), na Avenida Eduardo Froés da Mota (Contorno) na entrada que dá acesso ao bairro Santo Antonio dos Prazeres parou o trânsito. Moradores do bairro caseb fizeram a manifestação para chamar atenção da Conder- Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia que segundo eles, atrasou o serviço de drenagem e não fez a transferência das famílias que residem em ruas no entorno da Lagoa Grande.
Durante a manifestação os moradores queimaram pneus e o trânsito no local teve que ser interrompido por mais de duas horas. Uma viatura da PRF- Policia Rodoviária Federal com dois agentes manteve-se na pista para evitar acidentes.
A dona de casa Adriana Bispo explicou que a decisão de realizar a manifestação se deu devido á falta de compromisso da Conder que prometeu transferir as famílias que moram próximas á Lagoa Grande desde o mês de agosto e não fez.” Eles interditaram a rede de esgoto. A água não desce mais e acaba invadindo as casas”, afirmou.
A situação se agravou desde a noite de ontem (09), depois da forte chuva que caiu na cidade de Feira de Santana A Lagoa Grande transbordou. Simone Oliveira Azevedo que mora na Rua 23 de Maio, uma das mais prejudicadas contou que a água atingiu quase meio metro dentro de casa. Ela perdeu sofá e aparelho de som. “Nós queremos logo uma solução por parte da Conder. Que faça a entrega de nossas casas.Queremos saber se vamos sair ou não”, afirmou.
A maioria das casas da 23 de Maio foi invadida pela água. No final da rua os moradores tiveram que abandonar as residências. Muitas pessoas principalmente crianças, indiferentes aos riscos de doenças circulavam em meio a água fétida da lagoa.
Nossa reportagem tentou um contato com a direção da Conder em Feira de Santana. No escritório não encontramos nenhum engenheiro que pudesse falar sobre os serviços no bairro Caseb.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Secretário Getúlio Barbosa quer maior dedicação dos servidores no atendimento ao público
Em discurso ele mandou alguns recados aos políticos da cidade especialmente aos vereadores que indicaram cargos.
O médico Getúlio Barbosa que na tarde de hoje (02), tomou posse como secretário municipal de saúde em substituição ao advogado Rafael Pinto Cordeiro, disse que vai incentivar os servidores para que melhorem o atendimento ao público. Esta é a segunda vez que Getúlio assume a secretaria. Ele foi secretário na administração do prefeito João Durval de 1993 a 1994.
A posse que aconteceu no auditório da secretária na Avenida João Durval Carneiro foi bastante concorrida demonstrando muito prestigio do novo secretário junto aos colegas de profissão, aos vereadores além de amigos. Getúlio Barbosa agradeceu o apoio que teve do prefeito para assumir a função.
Em discurso ele mandou alguns recados aos políticos da cidade especialmente aos vereadores que indicaram cargos. “Vocês que foram indicados por políticos procurem trabalhar ainda mais”, afirmou.
Getúlio Barbosa informou que vai fazer um levantamento por cada setor para saber se tem algum com servidores a mais e se isso estiver ocorrendo vai fazer remanejamentos. Ele não acredita que exista excesso de pessoas na secretaria.
Defendendo que é preciso se fazer economia na saúde, o novo secretário informou que o atendimento de média e alta complexidade sofrerá ajustes.“Vamos discutir com o setor de auditoria e com alguns médicos que pedem esses exames a real necessidade. Precisamos economizar para investir mais na rede básica”, disse Getúlio.
O prefeito fez uma avaliação da área de saúde e informou que desde o inicio da sua administração vem enfrentando problemas. Ele citou algumas ameaças de descontinuidade de serviços. Um dos problemas foi com o Samu -Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.” Eu tive dias e mais dias que negociar para que o Samu não paralisasse por questão salarial”, salientou Tarcízio.
Assinar:
Postagens (Atom)
Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...
-
Sem posto de saúde, coleta regular de lixo dentro do residencial, uma creche e escola para as crianças, os moradores dizem que se sentem a...
-
A capitã Leila Aragão e a tenente Isa Carla foram destaques no comando do desfile pelos 177 anos de emancipação da cidade. Reportagem Especi...
-
Daniela Cardoso e Ney Silva Um adolescente de 13 anos vem sendo alvo de discriminação e sofrendo bastante por causa da ginecomastia, uma do...