domingo, 11 de julho de 2010

Criatividade e irreverência marcaram a 4ª edição do Bando Anunciador

Cultura popular em alta nas ruas de Feira de Santana


Reportagem especial

Ney Silva

O bando anunciador, evento folclórico resgatado há quatro anos pelo Cuca-Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana voltou ás ruas na manhã de hoje(11), em sua 4ª edição. O bando anuncia com 15 dias de antecedência a festa da matriz. Como em décadas passadas, reúne grupos de mascarados, entidades folclóricas e pessoas que individualmente se transvestem para representar autoridades ou figuras populares.


A idosa Eliana Ferreira participou vestida de Carmem Miranda. Para ela foi um momento especial. “ Isso para mim é uma vida. Já participei quando era mais jovem há algumas décadas atrás e estou muito feliz” , afirmou. Ao lado de Eliana, o aposentado Jorge Neves também estava muito contente. Com o rosto pintado de branco e uma bengala, ele dançava com trajes de Charles Chaplin.


Integrante do grupo de dança da UATI-Universidade Aberta á Terceira Idade da UEFS, Jorge Neves disse que os idosos do grupo foram as ruas para mostrar todo o trabalho que é desenvolvido durante todo o ano. Segundo ele, a decisão de sair de Charles Chaplin foi pelo fato do escritor e pensador ter sido um mito da arte e por ele ser um homem relembrado em todos os momentos e mesmo depois de morto está no coração e na alma do povo.

A comerciária Sueli Gonçalves acompanhou o bando pelas ruas da cidade. Convidada por uma amiga ela disse ter gostado bastante da alegria e animação do povo. “Estou amando, adorando. Não vou perder mais nunca”, afirmou. Sueli destacou que resgatar as tradições é sempre muito importante.



Trajando um terno preto e de gravata, o cantor de axé e pagode, Roberto Coelho a todo momento era confundido como político. Ele disse que saiu vestido a caráter por ser um ano de eleição. “É uma sátira. Eu só quero mostrar ao povo que este é um ano de eleição e de decisão”, afirmou. Roberto, que é dono da banda Xero Mole, observou que o bando anunciador chama atenção da cidade para o que ela tem de importante na cultura popular.

O advogado Moura Pinho, que participou do bando algumas décadas passadas quando era adolescente lembra com saudade a alegria contagiante das pessoas. “O bando saia dos Olhos D água e o número de apreciadores era muito maior porque existiam muitas residências onde hoje é comercio”, informou. Ele disse ainda que naquela época a 30 ou 40 anos atrás grupos de cavaleiros acompanham o trajeto.

Segurança

Durante todo o trajeto a partir dos portões do Cuca e ao longo da rua Conselheiro Franco até a praça Fróes da Mota, equipes da SMT- Superintendência Municipal de Trânsito e da Policia Militar garantiram a segurança das pessoas. O major Jader Martins que é comandante da 64ª CIPM-Companhia Independente da Policia Militar responsável pelo policiamento na área central da cidade, estava atento a todo movimentação. Questionado sobre o número de pessoas no evento ele informou que não era possível dizer com exatidão porque os participantes do bando Anunciador em alguns momentos estavam dispersos. Mas, numa estimativa razoável o militar disse que em torno de duas mil pessoas estavam nas ruas por onde o bando passou.

Políticos prestigiam a festa



Como já era de se esperar vários candidatos a uma vaga na Assembléia e deputados estiveram presentes á festa. A nossa equipe registrou as presenças de pelo menos de dois deputados, um federal, Sérgio Carneiro, e o deputado estadual José Neto os dois do PT além da deputada estadual Eliana Boaventura. José Neto era o que estava mais feliz com a festa. De short, bem á vontade, recebia abraços de eleitores e dançava ao som dos bumbos, clarinetas e saxofones que animavam a todos com musicas de antigos carnavais e até sambas.

A diretora do Cuca, Selma Oliveira, ao fazer uma avaliação da 4ª edição do bando anunciador disse que a cada ano se percebe a presença maior da comunidade e principalmente dos bairros. Este ano grupos folclóricos do Jardim Acácia, Olhos D água, Feira IV, Tomba e Chácara São Cosme fizeram a diferença. “Este é um evento que o povo realmente queria. Por isso voltou com força total”, afirmou. A diretora destacou que a irreverência e a criatividade das pessoas é o ponto alto e que a Universidade mostra que é possível fazer uma festa sem violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...