sexta-feira, 15 de abril de 2011

Feira de Santana vai ganhar UPPs e núcleo de homicidios, diz secretário da segurança pública

Ney Silva

A cidade de Feira de Santana vai ganhar quatro UPPs Unidades de Policia Pacificadora e um Núcleo de Homicídios. Essas foram algumas das ações anunciadas na manhã de hoje (15), pelo secretário de segurança pública da Bahia, Mauricio Barbosa para melhorar a segurança na cidade. Ele teve uma intensa agenda  com autoridades municipais .

Inicialmente, Mauricio Barbosa se reuniu com o prefeito Tarcízio Pimenta e concedeu uma entrevista coletiva na Prefeitura.Depois seguiu para a Câmara Municipal onde se encontrou com o presidente do legislativo, Antonio Francisco Neto (Ribeiro) e alguns vereadores.

Ainda na Prefeitura ele elogiou a ação da Guarda Municipal que vem realizando uma ação de verificação de armas nas muchilas de estudantes da rede pública de ensino." Esse é o primeiro passo para que a segurança pública seja feita por todos os entes", afirmou Mauricio. Ele destacou que a segurança pública é dever do estado mas responsabilidade de todos.

Mauricio Barbosa disse também que a segurança pública deve começar em casa com a estrutura familiar e com os valores religiosos não devendo apenas ser de responsabilidade dos órgãos de segurança. Ele parabenizou o prefeito pelos investimentos tecnológicos que vem fazendo tendo inclusive colocado um ônibus á disposição da Policia Civil para monitoramento de câmeras durante o período da Micareta 2011.
Coletiva

O secretário Mauricio Barbosa anunciou várias ações para melhorar a segurança pública em Feira de Santana. Uma dessas ações é a construção do Complexo Policial do bairro Sobradinho. Ele informou que o projeto está pronto e em breve vai se iniciar a licitação.

O Conjunto Penal de Feira de Santana também será reformado e ampliado e passará de 500 para 1.500 vagas. " essa é mais uma parceria com a secretaria de Justiça para melhorar nossas estruturas na custódia de presos", afirmou Mauricio. Ele disse ainda que a intenção do governo do estado é construir 10 presídios regionais no interior para retirar os presos das unidades policiais. Esses projetos devem ser implementados a partir do mês de agosto.

Sobre as UPPs-Unidades de Policia Pacificadora, Mauricio Barbosa confirmou que Feira de Santana vai ganhar quatro unidades. Segundo ele os estudos indicam que elas vão ser instaladas mas os locais ainda não estão definidos. Ele informou que a primeira Base Comunitária ( nome dado as UPPs na Bahia) vai ser inaugurada até o final deste mês no bairro Calabar em Salvador.

O secretário ressaltou que as bases  a serem instaladas fazem parte do projeto Pacto pela Vida que faz a transversalidade e integralidade de ações. " Não vamos fazer segurança pública apenas com policiais", afirmou Mauricio. Ele disse que é preciso que o estado entre e realize ações para ajudar a comunidade.


Violência na cidade

Ao ser questionado sobre a violência na cidade, Mauricio Barbosa informou que até o final do mês vai ser criado o Departamento de Homicídios em Salvador. Neste caso, Feira de Santana pode ganhar um núcleo de homicídios ou até uma delegacia especializada. " É importante ressaltar os procedimentos que vão ser adotados nas investigações e por isso estamos recrutando policiais que vão fazer cursos com as melhores policias do Brasil", disse.
Terminada a entrevista coletiva na Prefeitura o secretário Mauricio Barbosa seguiu para a Câmara Municipal. Lá ele se reuniu com  o presidente do Poder Legislativo, Antonio Francisco Neto (Ribeiro), quando recebeu reivindicações da comunidade sobre questões referentes a falta de segurança pública em vários bairros da cidade.

 Alguns vereadores também fizeram reivindicações ao secretário. Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), pediu apoio para execução do projeto Toque de Acolher. Ele se queixou que não vem tendo apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público.

O vereador Roberto Tourinho informou o secretário da falta de condições de atendimento da 2ª Delegacia de Polícia que além de ser responsável por vários bairros ainda tem que investigar a violência nos distritos de Feira de Santana.

Mauricio Barbosa ao deixar o gabinete da presidência da Câmara Municipal agradeceu pela receptividade
e se colocou a disposição do Poder Legislativo para realização de uma audiência pública com objetivo de se debater a questão da violência em Feira de Santana. No período da tarde Mauricio Barbosa visitou unidades da Policia Civil e se encontrou com delegados.

Confira mais fotos da  primeira visita do secretário Mauricio Barbosa a Feira de Santana.






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...