domingo, 30 de janeiro de 2011

UEFS registra alto índice de abstenção no primeiro dia do vestibula

 Momento em que os vestibulandos deixam o campus da UEFS

Ney Silva

Neste domingo(30), o primeiro dia da aplicação das provas do vestibular 2011.1, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),  foi marcado por um alto índice de abstenção. O percentual chegou a 25,6 por cento o que equivale dizer que dos 14 mil 509 inscritos, 3 mil 715 não compareceram. Foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira ( Inglês, Francês ou Espanhol) e Redação.

 O pró-reitor de graduação da UEFS, Rubens Alves Pereira explicou que essa abstenção ocorreu pelo fato desse ser o último vestibular da Bahia e um dos últimos do Brasil. Além disso, no  último sábado a Universidade Federal da Bahia (UFBA), divulgou o resultado do seu vestibular o que pode contribuir para a desistência dos estudantes.“Esse é um número que não chega a surpreender embora seja alto”, afirmou

O tema da redação abordou preconceitos contra nordestinos, envolvendo questões sociais e culturais.Segundo os vestibulandos foi um tema atual e social fácil de ser desenvolvido.

Nesta segunda-feira (31) serão aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática. Terça, último dia do vestibular, será a vez das provas de Química, Física e Biologia.

Neste vestibular o número de candidatos indígenas e quilombolas foi recorde, respectivamente 150 e 32. As ações afirmativas da Uefs prevêem 50% das vagas para alunos que tenham cursado o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) na rede pública. Destas vagas, 80% são destinadas a quem se declarar afro-descendente. Além disso, são destinadas duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas que comprovadamente residem nessas comunidades.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...