quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Surto de Coqueluche em Feira de Santana: 47 casos confirmados

Ney Silva


A Coqueluche uma doença  que atinge principalmente crianças de zero a dois anos cresceu bastante este ano de 2011 em comparação a 2010 no município de Feira de Santana.Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde trata-se de um surto. No ano passado foram apenas 08 casos notificados e nem um confirmado. Este ano, de janeiro até agora já foram notificados 87 casos. Desse total 47 confirmados.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Janice Estrela disse que os profissionais do setor estão atentos ao surgimento de casos da doença. " Estamos fazendo coleta de material dos pacientes com suspeita de coqueluche e enviamos para o Lacen- Laboratório Central da Bahia para análise.


Ela informou que na equipe da Secretaria de Saúde existe uma médica pediatra que é também infectologista e que vem dando toda orientação as pessoas além de prescrever a medicação.


A coqueluche é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Bordetela que afeta crianças, mas pode atingir adultos. As pessoas afetadas normalmente tem manifestações respiratórias e febre baixa.
Em alguns casos não há febre e sim uma tosse seca com duração de 1 a 2 semanas.


" Não há motivo para alarde porque a Vigilância Epidemiológica vem adotando todas as medidas para conter o avanço da doença", afirmou Janice. Ela disse também que foi feita uma capacitação de pediatras e profissionais de saúde de todas as equipes dos PSFs (Saúde da Família) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...