domingo, 30 de janeiro de 2011

UEFS registra alto índice de abstenção no primeiro dia do vestibula

 Momento em que os vestibulandos deixam o campus da UEFS

Ney Silva

Neste domingo(30), o primeiro dia da aplicação das provas do vestibular 2011.1, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),  foi marcado por um alto índice de abstenção. O percentual chegou a 25,6 por cento o que equivale dizer que dos 14 mil 509 inscritos, 3 mil 715 não compareceram. Foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira ( Inglês, Francês ou Espanhol) e Redação.

 O pró-reitor de graduação da UEFS, Rubens Alves Pereira explicou que essa abstenção ocorreu pelo fato desse ser o último vestibular da Bahia e um dos últimos do Brasil. Além disso, no  último sábado a Universidade Federal da Bahia (UFBA), divulgou o resultado do seu vestibular o que pode contribuir para a desistência dos estudantes.“Esse é um número que não chega a surpreender embora seja alto”, afirmou

O tema da redação abordou preconceitos contra nordestinos, envolvendo questões sociais e culturais.Segundo os vestibulandos foi um tema atual e social fácil de ser desenvolvido.

Nesta segunda-feira (31) serão aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática. Terça, último dia do vestibular, será a vez das provas de Química, Física e Biologia.

Neste vestibular o número de candidatos indígenas e quilombolas foi recorde, respectivamente 150 e 32. As ações afirmativas da Uefs prevêem 50% das vagas para alunos que tenham cursado o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) na rede pública. Destas vagas, 80% são destinadas a quem se declarar afro-descendente. Além disso, são destinadas duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas que comprovadamente residem nessas comunidades.
  

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prefeitura adquire equipamentos para o Programa Agentes Comunitários de Saúde




Durante encontro realizado na manhã desta quarta-feira (19), no
auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foram entregues 550
balanças para os agentes.

Ney Silva
 Os agentes comunitários de saúde de Feira de Santana começam
 a receber equipamentos para melhorar a qualidade dos serviços
oferecidos á comunidade. O governo do prefeito Tarcizio Pimenta
 está investindo cerca de R$ 300 mil na aquisição de materiais.
 
Durante encontro realizado na manhã desta quarta-feira (19), no
auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foram entregues 550
 balanças para os agentes.Elas serão usadas no trabalho de campo
 na pesagem de crianças de zero a cinco anos. O evento contou
 com a participação do prefeito Tarcizio Pimenta, do secretário
de saúde Getúlio Barbosa e da presidente do Sindicato dos Agentes,
Rosemeire Andrade.

Em pronunciamento, o prefeito informou que além das balanças a o governo fará aquisição de capas de chuva, calças, camisas, redes para pesagem de crianças e guarda-chuvas além de protetor solar fator 30.

Segundo Tarcizio, os materiais que estão sendo comprados foram sugeridos pela categoria de agentes. Segundo ele o fardamento deverá ser entregue no máximo em 30 dias. “ Estamos equipando os agentes  comunitários para que eles tenham condições de trabalhar”, afirmou.

A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Rosemeire Andrade, disse que as balanças distribuídas hoje (19), vão ajudar bastante por ser o principal instrumento de trabalho. “Agente acompanha o peso das crianças e observamos o desenvolvimento para o Bolsa Famílias e enviamos esses dados para que as famílias recebam o beneficio”, afirma.

 

 

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...