domingo, 30 de junho de 2013

Mulher grávida morre em policlínica e família diz que houve negligência médica

       Adeilton e a mulher Marisângela/Foto cedida pela família

Ney Silva

A dona de casa Marisângela de Jesus dos Anjos, 37 anos, que estava com 4 meses de grávida e morava na rua Caravelas, 265 no bairro Chácara São Cosme, morreu na madrugada do último sábado (29), após ser medicada na policlínica do conjunto Feira X. A família da paciente, suspeita de negligência de uma médica e já prestou queixa a Polícia Civil pedindo que o caso seja apurado.

O marido da paciente, o metalúrgico Adeilton Alves de Sousa, informou que a médica Cintia Zubieta que estava no plantão da  Policlínica teria colocado dificuldades para dar atenção á Marisângela quando informada de que o estado clínico dela era complicado.

De acordo com Adeilton, a mulher dele estava com falta de ar e  ficou na políclínica em uma cadeira de rodas porque não conseguia se sustentar. Ele informou que Marisângela foi atendida inicialmente por dois médicos e piorou o estado de saúde com a chegada da médica." Minha esposa não aguentava andar", afirmou.
Ele disse que quando Mrisângela começou a morrer, a médica pediu a alguém da família para providenciar uma medicação (receita acima). Quando o remédio solicitado chegou já era tarde. "Minha mulher morreu quando estava sendo ministrada a sexta nebulização. " Dr Cíntia usou adrenalina e foi isso que matou ela", afirmou Adeilton.

Ele prestou queixa contra a médica no Complexo Policial e informou que vai entrar com uma ação criminal. Marisângela de Jesus foi sepultada na manhã deste domingo(30).
A cozinheira Maria Bernadete de Jesus, mãe da paciente disse que logo que Marisângela recebeu a medicação, começou a se sentir mal. " Parece que minha filha estava dando uma parada cardíaca e
logo morreu", afirmou.
Na policlínica do conjunto Feira X a médica Cíntia Zubieta não foi localizada e nem a coordenadora. A secretária de saúde Denise Mascarenhas informou que tomou conhecimento do fato, mas que só poderá se pronunciar após receber relatório dos procedimentos da equipe que estava de plantão o que será feito a partir da próxima quarta-feira, após o feriadão.



sábado, 29 de junho de 2013

Divulgadores da Telexfree fazem passeata motorizada em Feira de Santana


Ney Silva

Dezenas de pessoas que atuam como divulgadores da empresa telexfree em Feira de Santana realizaram na manhã deste sábado (29), uma reunião, seguida de passeata motorizada. A empresa é acusada pela Justiça do Acre de praticar crime contra a economia popular. Os bens dos sócios da Telexfree foram bloqueados. Por causa disso, não está sendo possível se fazer retiradas de ganhos nem  novas divulgações de seus produtos.
Um dos divulgadores da Telexfree em Feira de Santana, Darlan Brito informou que a manifestação teve por objetivo mostrar a indignação com a Justiça Brasileira que tomou medidas contra a empresa. Segundo ele, a Telexfree paga seus impostos em dia e honra os compromissos."Não somos investidores. Somos divulgadores da empresa", afirmou.

Ele disse ainda que a passeata também foi para chamar atenção dos meios de comunicação, principalmente a Rede Globo que segundo Darlan estaria promovendo mídias contrárias ao projeto empresarial da Telexfree.

Logo após uma rápida reunião na Getúlio Vargas dezenas de pessoas saíram em passeata motorizada e percorreram várias ruas do centro comercial da cidade. 

Confira mais fotos da manifestação:












sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mecânico preso acusado de praticar abuso sexual contra enteado de 12 anos


Ney Silva

O mecânico Edson Dutra da Silva de 37 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (28), no centro da cidade por policiais da Dae-Delegacia para o Adolescente Infrator. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça depois que a companheira dele o denunciou de praticar abuso sexual contra o enteado de 12 anos.

A mãe do menino procurou a policia dias depois do ato sexual e não foi possível  lavrar o flagrante. Mas de acordo com as investigações, durante o inquérito foi constatado de que os abusos praticados pelo acusado eram constantes.

Edson Dutra da Silva, foi flagrado pela mãe do garoto quando praticava ato sexual. Segundo a denúncia ele esperava que as pessoas da casa dormissem para praticar o abuso.

Na delegacia, Edson Dutra negou a acusação de prática de ato sexual com o menino. Ele disse em entrevista a imprensa que o menino foi quem tocou nele e a mãe estava do lado assistindo um filme." Não abusei nenhuma vez da criança", afirmou.
A delegada Patricia Brito da Dae-Delegacia para o Adolescente Infrator, informou que o relato do menino sobre o abuso sexual estava cheio de detalhes e que as investigações da policia comprovaram o fato. Ela confirmou que os abusos começaram quando a vítima tinha 7 anos.

Após prestar depoimento na Dae, Edson Dutra foi conduzido para o Conjunto Penal de Feira de Santana.







sábado, 8 de junho de 2013

Comerciante foge da policia e provoca acidentes em Feira de Santana


Ney Silva

Após fugir de uma abordagem de policiais militares do Tático Móvel, o comerciante Hibérico Silva das Neves, 36 anos, foi detido por volta das 11:30h desta sábado (08). Segundo o sargento Ferreira Santos que comandava uma das viaturas, ele teria ameaçado uma mulher na área de lazer do Rio Jacuípe. 

O sargento informou que foi acionado pelo Sicom (Sistema Integrado de Comunicação) e orientado que fosse até a área de barracas do Rio Jacuípe onde haviam disparos de arma de fogo contra uma mulher.

Ele disse que após fazer uma ronda no local visualizou um Fiesta e quando foi fazer a abordagem o motorista evadiu-se tendo inicio a uma perseguição. Durante quase dez minutos os policiais pediram que o motorista  parasse o carro, mas ele não obedeceu e provocou acidentes.

O primeiro foi  na avenida Francisco Pinto quando o comerciante Hibérico da Silva Neves que conduzia o Fiesta atropelou duas pessoas em uma moto. Depois ele seguiu em direção a avenida Canal próximo ao Terminal de Transbordo Central. Lá, bateu o carro em dois outros veículos causando muitos transtornos.
O motorista Alexandre Medeiros estava com a esposa e dois filhos. Ele conduzia o Corsa placa JMQ-5786 quando  percebeu o Fiesta em alta velocidade em sua direção. Explicou que ainda desviou o carro e evitou uma colisão frontal. Mas o veículo dele acabou sofrendo danos na porta esquerda. " Ele parecia um maluco no meio da rua e acabou me prejudicando", afirmou.
Mateus Sousa Carneiro teve o carro também atingido pelo Fiesta. Ele sofreu ferimentos leves nos braços e no nariz."  A polícia cercou vários carros incluindo o meu pálio. devido a agonia eu deixei o local", disse. O carro dele teve o vidro traseiro quebrado pelo impacto da batida.
Hibérico Neves foi detido pelos policiais e colocado nesta viatura. Ele estava muito exaltado e foi levado para o Complexo Policial para prestar esclarecimentos. Os policiais não encontraram nenhuma arma em poder dele.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Incêndio destrói quarto de residência no bairro Brasília


Ney Silva

Um incêndio de pequenas proporções ocorrido por volta das 20:30h desta quinta-feira (06), destruiu moveis e atingiu o forro de um dos quartos da casa 570 da rua Ary Barroso no bairro Brasilia em Feira de Santana.Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e evitou que as chamas se alastrassem e destruísse outros cômodos da residência.
A professora  Miriam de Queiroz Souza, uma das moradoras da casa, explicou que o incêndio foi causado por um ferro elétrico que estava ligado sobre uma mesa de engomar roupas. "Nos estávamos sentadas quando ouvimos um barulho. De repente fomos ver o que era e a menina que estava comigo percebeu que tinha fogo", afirmou.

 Segundo ela, as chamas se alastraram de forma rápido e ela foi até a caixa de comando elétrico e desligou os disjuntores.Miriam, disse ainda que ao retornar para o interior da casa a fumaça já tinha tomado o ambiente todo, sendo necessário acionar a equipe de bombeiros.
O sargento Dilton Lisboa foi até a residencia e conseguiu controlar as chamas evitando que  destruíssem todo o imóvel.Ele confirmou a informação da professora Miriam, de que o incêndio foi causado por um ferro que estava ligado numa tomada.

Após o controle total do incêndio a energia foi restabelecida  na residência.As pessoas que moram na casa não puderam avaliar os prejuízos por que o quarto atingido pelo incêndio estava bastante escuro.

Confira mais fotos:










quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ambientalistas discutem situação da poluição ambiental em Feira de Santana


Ney Silva

No Dia Mundial do Meio Ambiente ambientalistas e representantes de entidades que trabalham pela preservação da natureza mostraram-se preocupados com a poluição em Feira de Santana. A data foi marcada por alguns eventos. Um deles promovido pela secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura. O fórum socioambiental foi realizado no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães com abordagens relacionadas a preservação dos rios, lagoas, lagos e matas ciliares.
 O chefe de educação ambiental da prefeitura, Horácio Amorim avaliou como positivas as discussões de temas como o descarte de resíduos sólidos e líquidos, poluição, entre outros. Na opinião dele a educação ambiental vem avançando em toda Feira de Santana e a cidade já esta sendo uma referência no assunto.Ele destaca que existe um trabalho continuado de orientação principalmente em escolas publicas e particulares. 
 O fórum socioambiental contou também com a participação da Embasa que instalou um estande com maquetes que mostravam a ETA  (Estação de Tratamento de Água) e a ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto) e também o local de captação de água na barragem de Pedra de Cavalo.
O engenheiro ambiental Aridson Canário que trabalha no polo da Embasa em Feira de Santana informou que a empresa como usuária dos recursos naturais tem como objetivo principal fazer um trabalho de parceria com a sociedade.

 Ainda de acordo com Aridson, a Embasa tem suas ações na preservação dos recursos naturais como menor consumo de energia elétrica, buscar novas tecnologias aplicadas aos processos, entre outras.

Manancial de Pedra do Cavalo

Aridson Canário mostra-se preocupado com a situação do Manancial de Pedra do Cavalo que segundo ele esta cada vez mais poluído."O lançamento de esgotamento sanitário de resíduos em um corpo hídrico sem qualquer tipo de tratamento pode afetar a qualidade do manancial", afirmou.Ele acha que isso vai trazer  consequências  no futuro devido ao baixo indicie pluviométrico.

 Mas o engenheiro ressalta que atualmente o ponto de captação de água não esta comprometido com a poluição ambiental e isso não afeta a qualidade da água distribuída. Aridson acredita que em algum momento que ele não sabe precisar quando, haverá prejuízos no tratamento da água.  

terça-feira, 4 de junho de 2013

População reclama do atendimento no Hospital Estadual da Criança


Ney Silva

Dezenas de pessoas reclamaram do atendimento no setor de emergência do Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana. Nesta terça-feira (04), o pronto socorro ficou cheio de mães com suas crianças. Elas apresentavam problemas diversos e precisavam de uma avaliação. As pessoas criticaram bastante o HEC e informaram que só havia um pediatra.

A dona de casa Joseane Pereira Bittencurt chegou no inicio da manhã e por volta das 16:30h não tinha conseguido atendimento para o filho. " Aqui não tem médico para atender nossas crianças e ninguém dá satisfação", afirmou.Segundo ela, muitas mães cansaram de esperar e acabaram indo embora.
Preocupada com a filha que quebrou o fémur após uma queda, a dona de casa Telma Arruda dos Santos estava desesperada para que a paciente fosse logo atendida. " O caso dela é de emergência e ninguém atendeu", disse.
Maria Nete de Lima também aguardava uma avaliação médica para a filha. Ela disse que a levou para o hospital porque a menina estava muito doente. " Eles estão avaliando as crianças para mandar embora", afirmou.

A direção do Hospital Estadual da Criança através de sua assessoria de imprensa informou que o número de crianças atendidas estava muito elevado e contestou a informação das mães de que existia apenas um médico para fazer o atendimento. Seria três no plantão e mais um fazendo uma triagem para encaminhar alguns pacientes para a rede de postos de saúde da Prefeitura Municipal.
















domingo, 2 de junho de 2013

Chuvas causam esperança e trabalhadora rural diz que vai colher boa safra

Ney Silva

A Trabalhadora rural Egídia Invenção de Almeida, 65 anos, que mora no distrito de Matinha, zona rural de Feira de Santana tem esperança de colher uma boa safra ainda este ano. A esperança nasceu com as últimas chuvas do final do mês de abril e de maio. Ela plantou milho e feijão e acredita que a partir de setembro vai fazer a colheita. 
Com 43 anos morando no distrito de Matinha, Egídia mostra-se feliz com o verde predominando em suas terras. Ela disse que logo que surgiram as primeiras chuvas começou a plantar. 
O milho já chega a quase 1 metro de altura. Ela afirma que não haverá o produto da região no período do São João. Mas acredita que no final de agosto e principalmente a partir de setembro as safras de feijão e milho estão garantidas.

Egídia lamenta apenas uma situação. Não foi possível encontrar maniva para plantio e não haverá colheita de mandioca. Ela considera que esse foi o pior problema este ano.
Andando por toda a zona rural pode-se observar que as chuvas mudaram realmente a paisagem. Nos demais distritos como Maria Quitéria, Jaíba, Governador João Durval, Jaguara, Humildes, Bonfim de Feira e Tiquaruçu, a situação está melhorando aos poucos. Algumas aguadas e tanques antes vazios pela estiagem agora já tem água para os animais.



Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...