quinta-feira, 28 de junho de 2012

Greve dos professores: Sessão na Câmara Municipal debate situação da categoria

Ney Silva

Professores da rede estadual de ensino em greve há quase 80 dias participaram na manhã desta quinta-feira (28), de uma sessão especial na Câmara de vereadores. Eles lotaram a galeria para ouvir os discursos de representantes da APLB, de vereadores e do deputado Targino Machado.
O presidente da APLB-Feira Germano Barreto lamentou a ausência de um representante do estado na sessão especial. Sobre a possibilidade da greve acabar depois do dia 2 de Julho, o dirigente da entidade disse que não passa de mais uma história. " Botaram data, tiraram data e os professores continuam firmes na resistência", afirmou.
Durante pronunciamento o deputado estadual Targino Machado informou que devido o estresse a que estão submetidos, sem dinheiro até para comprar medicamentos, seis professoras já morreram vitimas de infarto. Ele fez duras críticas ao governador jaques Wagner e o chamou de "traidor".
A professora Nadja Sampaio que integrou a comissão de professores para participar da sessão especial destacou que é preciso saber qual é o  país que as pessoas querem ter.“ É um país de faz de contas. Onde as leis ficam no papel ou onde as leis são cumpridas?”,  questiona. Ele lembrou que quando se elege um político se tem a expectativa que pelo menos as leis sejam cumpridas.

Segunda Nadja a lei do piso é muito clara. Estabelece que a cada janeiro os professores tem direito a um aumento salarial. Alem do piso também diz que aposentados e pensionistas não devem ser prejudicados. Mas segundo a professora o governo está indo de encontro á lei.

Ela esclarece que a proposta de 7 por cento em novembro não vai contemplar aposentados e pensionistas.No caso dos professores de um modo geral se eles aceitarem esse percentual  agora, quando for em janeiro o piso terá um novo aumento e a categoria ficará excluída desse rejuste.” O que nós estamos pedindo é que realmente se cumpra a lei”, afirmou Nadja.

A professora disse também que o reajuste de 22,22 por cento foi concedido pela presidente Dilma e isso demonstra segundo ela que o se o percentual foi concedido é porque os estados e municipios tem condições de pagar.
“O governo federal dá o aumento e o governo estadual diz que não pode pagar. Isso significa uma irresponsabilidade do governo federal?” questiona.

O vereador Ailton Rios, lamentou a ausência de representantes do estado para participar do debate, o qual ele classificou como muito importante. Ele leu uma nota informativa publicada em jornais onde consta que está sendo incluído no Plano Nacional de Educação (P)NE), a destinação de um percentual de 10 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas de educação durante um período de 10 anos.

Ele fez referências as informações do deputado Targino Machado de que existem Ongs recebendo milhões do governo do estado e principalmente o contrato da empresa do professor Jorge Portugal por cerca de R$ 1,5 milhão para realizar as aulas para os alunos do 3º ano do ensino médio.
Apesar da sessão não ter contado com a presença de um representante da Secretaria Estadual de Educação, o vereador Marialvo Barreto autor do requerimento que propôs a discussão diz que a ata vai ser encaminhada  ao governador Jaques Wagner. " Seria bom que a Secretaria de Educação mandasse um representante para se tentar um acordo", afirmou.

Na próxima segunda-feira professores de Feira de Santana vão participar de um protesto em Salvador durante as comemorações do 2 de Julho, data da Independência da Bahia.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Usuário de drogas é morto a tiros dentro de bar no George Américo

Uma equipe da DH- Delegacia de Homicídios comandada pela delegada Milena Calmon foi ao local juntamente com a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e realizou o levantamento cadavérico. Ela disse que a vítima era usuário de Crack e morador de rua.
Ney Silva

Um homem foi morto a tiros por volta da 14hs desta terça-feira (26), dentro de um bar na rua Antonio Carvalho no bairro George Américo. A vítima Claudinei Santana Sales tinha 20 anos era conhecido como Piti, morava na rua Bangú 120 no Parque Ipê, era usuário de drogas e foi atingido por quatro tiros na barriga e nas pernas.
O Don do bar, Antonio Godofredo Anunciação Simas disse que a vítima chegou no inicio da tarde sentou no bar e parecia estar com medo de alguma coisa. Momentos depois, três homens de bicicletas se aproximaram da vitima e pediram que o dono do bar se afastasse. ”Os caras começaram a atirar nele que pulou a janela do bar e morreu dentro de minha casa”, afirmou.
A mãe de Piti, Mariana Silva de Santana confirmou que o filho usava drogas. Ela tentou um internamento mas ele desistiu de se tratar. Ela conta que o filho era usuário de drogas desde 2006 e que há uma semana escapou de uma tentativa e morte. “Tentaram matá-lo aqui dentro do George com seis tiros”, afirmou.
Uma equipe da DH- Delegacia de Homicídios comandada pela delegada Milena Calmon foi ao local juntamente com a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e realizou o levantamento cadavérico. Ela disse que a vítima era usuário de Crack e morador de rua.

Confira mais fotos do local do crime:














segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pai enfrenta dificuldade em conseguir cirurgia para filha com cardiopatia congênita


Ney Silva e Daniela Cardoso

O operador de máquinas, Luis Carlos Passos dos Reis, residente no bairro Conceição, em Feira de Santana, vem enfrentando um drama juntamente com sua família. A filha dele, Larissa Cerqueira dos Reis, de apenas 11 dias de nascida, está internada na UTI neonatal do Hospital da Mulher com cardiopatia congênita e precisa fazer uma cirurgia de correção com urgência.

Como Feira de Santana não faz esse procedimento, a criança precisa ser transferida para Salvador, onde apenas três hospitais fazem o procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), porém não há vagas.

A família conseguiu uma liminar na Justiça Federal e o Juiz Fábio Ramiro, de Feira de Santana, já determinou que o governo do estado, a união e a prefeitura municipal adotem providências para a solução do caso.

O pai da criança contou que a justiça deu a liminar para que o bebê fosse transferido para um hospital de referência em São Paulo ou Curitiba, caso não houvesse vagas na Bahia, porém ele disse que a central de regulação informou que não pode fazer contato com hospitais de outros estados.

“Tivemos informações ontem que a central de regulação, que poderia correr atrás disso, não teria condições de fazer contato com hospitais fora da Bahia e que isso teria que ser feito por conta própria”, afirmou Luis Carlos.

De acordo com o operador de máquinas a cirurgia pela rede particular custa em torno de 50 a 80 mil reais e ele não tem condições de pagar. “Eu não tenho como pagar e estou buscando através do governo para conseguir esse apoio do SUS”.

Luis Carlos explicou que a cardiopatia congênita é uma transposição das grandes artérias, onde as duas artérias grossas do coração, que deveriam fazer funções invertidas, estão fazendo funções similares. “O estado dela é gravíssimo e precisa com grande urgência da cirurgia”, disse o pai.

domingo, 24 de junho de 2012

Final de semana com quatro mortes por acidentes de moto

Ney Silva
Quatro pessoas morreram vítimas de acidente de moto neste sábado(23). Um dos acidentes ocorreu por volta das 13h na zona rural de Água Fria e teve como vítima Evanildo Silva de Azevedo de 27 anos que morava na fazenda Sítio.

A irmã dele Cleonice da Silva Azevedo informou que Evanildo trabalhava numa casa de farinha e estava chegando na residencia  quando se desequilibrou da moto e bateu em uma estaca. Ela disse ainda que o acidente provocou lesão grave na cabeça de Evanildo não sendo possível socorre-lo." Ele bateu com a moto e quando a gente foi ver ele caiu no chão e estava morto", disse.


Os outros três acidentes foram no período da noite em Feira de Santana e tiveram como vítimas Antonio Gonçalves dos Santos, 36 anos que morava na rua VP-22, casa 96 na Expansão do Feira IX, Guilherme Leite Mota, 28 anos, residia na rua Luz e Fraternidade, 20, no Jardim Acássia.
Paulo Roberto Leopoldo da Silva(foto/habilitação) 41 anos, endereço não consta no DPT(Departamento de Polícia Técnica), morreu quando bateu a moto em um caminhão. Até por volta das
 12h deste domingo nenhum parente dele tinha comparecido ao departamento para receber o corpo.
Homicidio:
Além das quatro mortes por acidentes de moto uma pessoa foi assassinada na cidade de Conceição do Jacuípe.Nivaldo Santos Pereira, 38 anos residia na rua Nova Brasilia foi morto a tiros.Não há maiores informações sobre o crime ocorrido naquela cidade.

Venda de fogueiras está fraca este ano, dizem vendedores

A preocupação dos comerciantes é que se ontem(23) no sábado o comércio foi fraco, dia da fogueira, hoje eles não tem uma boa expectativa  que as vendas melhorem.



Ney Silva

Comerciantes de fogueiras reclamam que a venda do produto está abaixo do esperado. Segundo eles não houve elevação de preços em relação ao ano passado.As fogueiras podem ser encontradas no cruzamento das Avenidas Maria Quitéria e Eduardo Fróes da Mota (Contorno), próximo ao Conjunto Feira V e na Avenida João Durval próximo ao SAMU no bairro  Estação Nova.
Há 15 anos comercializando fogueiras, o comerciante Edivaldo Bastos disse que a procura está abaixo da expectativa dos vendedores. Ele acredita que a chuva e a situação da seca na região sejam responsáveis pela retração nas vendas.

Quanto aos preços ele confirma que são idênticos aos praticados no São João de 2011. Cada unidade custa entre R$ 30 a 40 reais dependendo apenas da quantidade de madeira.
O comerciante Valdomiro Pedreira da Silva tem 40 anos vendendo fogueiras. Ele também avalia que este ano o comércio está fraco. Instalado no canteiro central da Avenida João Durval desde a última quarta-feira, o vendedor disse que só vendeu 10 unidades.
A preocupação dos comerciantes é que se ontem(23) no sábado o comércio foi fraco, dia da fogueira, hoje eles não tem uma boa expectativa  que as vendas melhorem.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mães reclamam do atendimento no Hospital Estadual da Criança

Equipe do site Acorda Cidade tentou um contato com a diretora técnica do Hec, doutora Edilma Reis mas não obteve êxito. A assessoria de comunicação do hospital foi informada da situação ainda na noite desta quarta-feira e garantiu que as reclamações vão ser avaliadas e que nas próximas horas a situação vai ser esclarecida.
Ney Silva

O atendimento no setor de emergência do Hospital Estadual da Criança(Hec), foi alvo de muitas reclamações nesta quarta-feira(20). Segundo algumas mães, houve muita demora para avaliação das crianças durante todo o dia e principalmente no período da noite. Por volta das 20h30 dezenas de crianças que chagaram de manhã ainda não tinham sido avaliadas por um pediatra. Com fome e sentindo dores elas choravam deixando suas mães revoltadas.

A dona de casa Aline Santos chegou com a filha por volta das 11h. Segundo ela a criança estava sem comer e sem dormir e até por volta das 21h não tinha conseguido uma avaliação na emergência.“ Estou em casa com o marido e um filho mim esperando. Será que eu não tenho  que fazer?”, questiona.

Ela também estava preocupada em ter que sair muito tarde do hospital arriscando-se á violência. “ Os médicos lá dentro ficam batendo papo e segundo o segurança ele estava jantando. Será que ele não tem comida em casa?” perguntou.
Com uma filha apresentando um quadro de diaréia, a também dona de casa Kezia Brito de Jesus estava com a filha desde ás 14h aguardando um atendimento. Já passava das 20h e não havia previsão de quando ela seria avaliada. “ Olha, eu acho que não tinha médico porque teve mãe que chegou ás 12h e ainda o filho não foi atendido”, observou.
Equipe do site Acorda Cidade tentou um contato com a diretora técnica do Hec, doutora Edilma Reis mas não obteve êxito. A assessoria de comunicação do hospital foi informada da situação ainda na noite desta quarta-feira e garantiu que as reclamações vão ser avaliadas e que nas próximas horas a situação vai ser esclarecida.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Guarda Municipal é acionada para conter tiroteio no Parque da Cidade

Ney Silva

Guardas municipais de Feira de Santana foram acionados no inicio da tarde desta terça-feira (19), para conter um tiroteio na área do Parque da Cidade próximo ao conjunto Feira VII. Policiais militares também foram chamados ao local.
Segundo pessoas que moram próximas ao parque, o tiroteio teria se iniciado por volta do meio dia. Guardas municipais foram deslocados para o local em várias viaturas e fizeram uma varredura nos matagais.
O comandante da Guarda Marcos Vinicius, disse que ao entrar no matagal do parque ouviu alguns disparos.“ Os homens trocaram tiros com policiais militares e quando nossa equipe chegou eles também dispararam. Nós revidamos mas eles fugiram e não podemos prendê-los”, afirmou.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Adolescentes são apreendidos após tentarem assaltar lotérica

Ney Silva

Dois adolescentes forem apreendidos em flagrante por volta das 13h desta quinta-feira (14), após tentarem assaltar a casa lotérica Santo Antonio na Avenida João Durval próximo a Secretaria Municipal de Saúde.  Os dois assaltantes chegaram á lotérica em uma moto Pop com placa adulterada e invadiram o estabelecimento.

Segundo pessoas que estavam na fila da lotérica, um  deles sacou um revolver calibre 22 e anunciou o assalto. Populares dominaram os bandidos e chamaram a policia. Uma guarnição da 64ª CIPM que fica a 500 metros do local foi acionada.
O soldado Ribeiro que comandava a viatura confirmou que a arma apreendida era um revolver calibre 22 que estava carregada. A moto Pop, a arma e os dois adolescentes foram levados para a Dai-Delegacia para o Adolescente Infrator.Dezenas de curiosos observavam a ação da policia no momento da apreensão dos menores. O trânsito em frente a casa lotérica ficou lento.

Confira mais fotos da apreensão dos menores:



domingo, 10 de junho de 2012

Prefeito diz que não traiu seu antecessor e que honrou com os compromissos assumidos

Ney Silva

O prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta disse durante discurso na tarde deste domingo (10), na convenção do PDT que só governou a cidade até agora por um ano e cinco meses. Segundo ele, os dois primeiros anos de sua administração serviram para honrar os compromissos da campanha política anterior.“ Eu não traí e não recuei nem sequer um milímetro  do que foi acertado. Cumprir tudo e não fiz nada para afrontar ninguém”, afirmou.
A convenção realizada na casa de shows Garage, atraiu uma multidão de pouco mais de cinco mil pessoas. O presidente nacional do PDT Carlos Lupi, o presidente da AL- Assembléia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, os deputados federais Marcio Marinho do PRB, Fernando Torres do PSD, a deputada estadual Graça Pìmenta, o deputado José de Arimatéia, além de secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento.

Ainda em discurso Tarcízio Pimenta afirmou que Feira de Santana e a Prefeitura não podem servir como prêmio de consolação para quem foi derrotado em outras eleições. Ele foi enfático ao expressar a decisão de concorrer novamente:“ Quero seguir nessa luta acreditando em Deus. Que é possível caminhar para frente e melhorar a vida do meu povo”, disse.

Na opinião do prefeito a cidade não pode ser uma ilha política e nem pode ser isolada politicamente como segundo eles querem fazer.“ Querem tudo. Querem todos os candidatos a vereador. Todos os partidos e se pudessem não mim deixavam nem um partido para eu ser candidato. É essa forma de perseguição que querem instituir em Feira”, desabafou Tarcízio.
O presidente nacional do PDT Carlos Lupi, disse que foi a convenção por acreditar no prefeito. Ele acha que a cidade há muito tempo precisa de um prefeito corajoso que ame a cidade e não tenha medo de ninguém. Ele destacou que o Partido Democrático Trabalhista tem uma característica:“ Nós somos o partido de fazer a luta da boa causa” afirmou.

Carlos Lupi afirmou que Tarcízio Pimenta foi eleito pelo povo e muitos que o ajudaram a elegê-lo  achavam que ele seria um “ cachorrinho de coleira” podendo controlar e foi mais direto.“ Que ele seria um pau mandado. Uma vaquinha de presépio. Ma ele é homem independente, livre e vai governar para o povo de Feira de Santana”, disse.

Ele disse também que essa foi a primeira convenção do partido a ser aberta este ano visando o processo sucessório municipal e encorajou o prefeito a seguir em frente.” Tarcízio, Você não tem que se sentir intimidado. Tem que mostrar o que fez e dizer ao que veio. A Bahia é um estado libertário”, afirmou Lupi.


O deputado federal Fernando Torres disse durante discurso que não foi a convenção por ter já decidido pelo apoio a candidatura de Tarcízio Pimenta.“ Eu não estou ainda com o prefeito Tarcízio e talvez serei candidato a prefeito. Estamos conversando com o vice-governador Otto Alencar para tomar uma posição”, disse.
  
Fernando Torres salientou ainda que concordava com alguns discursos feitos na convenção de que Feira de Santana não tem um dono.“ O dono de Feira é o povo que o colocou prefeito. Sou o único deputado da cidade e tem quem não aceite o meu mandato. Acham que devem mandar no meu mandato e eu respondo a eles que o tempo da ditadura já passou”, disse.
O presidente da AL deputado Marcelo Nilo do PDT mostrava-se satisfeito com o resultado da convenção principalmente com a participação de Carlos Lupi e acredita que Tarcízio Pimenta vai ser vitorioso na eleição.
O deputado federal Marcio Marinho do PRB enfatizou que o prefeito só governou por dois anos e que ele vai lutar para lhe dar mais quatro anos de mandato.“ Ele sendo reeleito essa cidade vai se transformar em um canteiro e obras”, afirmou. Marinho lembrou que foi votado em Feira e que tem compromissos com o prefeito e Feira de Santana.

Na saída da Garage, o prefeito Tarcízio  Pimenta mostrava-se contente com o resultado da convenção. Ele comentou sobre a presença do deputado Fernando Torres.“ Ele é um amigo, um parceiro e vai poder decidir  e tomar uma posição”, Afirmou. O prefeito garantiu que vai respeitar toda e qualquer posição do deputado. O PDT está coligado com o PRB, PTC e PR.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dom Itamar Vian destaca desigualdade salarial e dificuldade na área de saúde na celebração de Corpus Cristi



Ney Silva

 A desigualdade salarial entre as pessoas e a dificuldade para se conseguir marcar uma simples consulta médica foram os assuntos lembrados na manhã desta quinta-feira (07), pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana Dom Itamar durante a celebração do dia de Corpus Cristi. O evento foi realizado na Praça Padre Ovídio e reuniu religiosos, políticos e católicos das 14 paróquias da cidade.

Dom Itamar contou um fato que ocorreu com ele próprio esta semana quando buscou atendimento em uma clínica da cidade. Segundo ele, o objetivo era avaliar a diferença entre uma consulta particular, uma através de plano de saúde e outra pelo Sus.“ Fiz um teste pessoal. Mandei uma pessoa telefonar para um consultório na segunda-feira á tarde e citei o nome de outra pessoa”, disse.

Ele informou que a pessoa do outro lado da linha pediu que ele escolhesse três horários 10, 11:30 e 15:30h sendo essa uma consulta particular. Momentos depois foi feita mais uma ligação para o mesmo consultório e agora com a informação de que o arcebispo Dom Itamar precisava de uma consulta e que seria feita através de plano de saúde. 

Segundo ele, a funcionária informou que a consulta poderia ser feita no início de julho e que o atendimento só no final daquele mês.“ Aí eu pensei. Se o arcebispo só vai ser atendido daqui a 60 dias o povo está lascado”, afirmou.

Diferença salarial

Em outra abordagem Dom Itamar Vian lamentou a desigualdade salarial entre pessoas comuns e autoridades. Ele informou que enquanto um vereador ganha R$ 9,2 mil, uma servente não passa de R$ 600 na Câmara Municipal de Feira de Santana. Citou ainda os salários de um deputado estadual cujo valor passa dos R$ 14 mil e de um juiz que é superior a R$ 20 mil.

Dom Itamar disse que ao fazer essas comparações não pretendia  criticar esses salários porque podem ser valores bem merecidos. Mas lembrou que existe uma profunda injustiça e perguntou: Quem será que trabalha mais, um vereador ou uma faxineira? Ao fazer essa indagação o arcebispo foi aplaudido pelo público.

“Nada contra nenhuma autoridade e nem qualquer político é só para nós entendermos o significado da eucaristia, que não nos ensina a acumular bens pensando em si. Mas nos ensina a partilha com os irmãos e irmãs. A doarmos as vidas por eles e por elas”, concluiu.
A
 A procissão

Depois da celebração o arcebispo Dom Itamar Vian acompanhado de padres, diáconos e demais religiosos deixaram a Praça Padre Ovídio e seguiram em procissão pela ruas da cidade. Inicialmente a procissão passou pela Rua Monsenhor Mário Pessoa e depois seguiu pela Avenida Senhor dos Passos onde foram colocados os tapetes, passando ainda pela Praça João Pedreira e retornando pela rua Conselheiro Franco.
O Monsenhor José Nery Vigário Geral da Arquidiocese destacou que o dia de Corpus Cristi nos faz lembrar a pessoa de Jesus Cristo e principalmente a dignidade dos irmãos.“Nesse dia a igreja do mundo inteiro celebra a presença real de Jesus Cristo”, afirmou.

Para o arcebispo Dom Itamar Vian a celebração da data do Corpo de Cristo tem contado a cada ano com uma maior participação de católicos. Ele mostrou-se satisfeito com a presença das pessoas e agradeceu pelo apoio que recebeu da Prefeitura, da Policia Militar e de instituições diversas que sempre colaboram para o sucesso do evento.

 Confira mais fotos da celebração e procissão de Corpos Cristi:












Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...