domingo, 29 de abril de 2012

Denuncia grave: Médico diz que crianças estão morrendo quando são transferidas para Feira de Santana


Ney Silva

O Hospital Estadual da Criança (HEC) vem enfrentando dificuldades no acolhimento de crianças transferidas de várias cidades da Bahia para Feira de Santana. Durante sessão especial realizada na manhã da última sexta-feira (27), na Câmara Municipal para debater o atendimento pediátrico na cidade, o coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal,  Gervásio Santos fez uma denúncia gravíssima.
Segundo ele, crianças que são transportadas por ambulâncias de prefeituras de cidades da micro e até da macro-região de Feira de Santana estão chegando ao HEC em estado grave e em algumas oportunidades morrem na estrada.“ recebemos pacientes da Bahia inteira e eles chegam mais complicados do que um paciente que nasce em Feira de Santana”, afirmou.

Garvásio Santos informou que essa complicação se dá pelo fato das crianças nascerem em locais onde não existem pediatras, obstetras ou nem mesmo uma enfermeira capacitada para fazer o atendimento. Segundo o médico muitos desses pacientes precisam de um cuidado intensivo. “Se uma criança nasce de forma prematura, asfixiada e não é reanimada ou oxigenada em 20 segundos pode sofrer sequelas para o resto da vida”, disse.

O médico explicou ainda que um dos problemas que prejudica o atendimento ás crianças é o transporte  até o hospital.“ Mandam o paciente em uma ambulância simples, sem oxigênio e sem acompanhamento . Essa criança já chega em péssimas condições e ao invés de ter um internamento de 48 ou 72 horas acaba ficando dez, trinta ou até sessenta dias ou mais”, observa Gervásio.

Segundo ele, essa situação além de agravar o quadro de saúde das crianças levando-as á morte aumenta a taxa de permanência. Ele citou o caso de crianças que precisam fazer uma hiperfuração anal( anus sem orifício) cujo período deve ser de preferência nas primeiras 24 horas após o nascimento.“ Já recebemos aqui crianças no quarto ou quinto dias de nascimento porque não foi detectado que existe esse problema e que precisa ser corrigido” disse.

Solução

Para acabar com esse problema, Gervásio Santos defende que as prefeituras municipais realizem a capacitação de profissionais e construa hospitais. Ele disse que a falta de recursos humanos tem sido um problema na Bahia e no Brasil inteiro.

Usuário de crack é baleado próximo ao Terminal Transbordo Central


 Ney Silva

O usuário de crack Adriano Silva Amorim de 22 anos residente na rua Rio Branco no bairro Tanque da Nação foi baleado por volta das 8H deste domingo(29). Ele passava em uma rua próxima ao Terminal Transbordo Central quando foi perseguido por um homem que lhe cobrava uma dívida de drogas.

Segundo o comandante da Guarda Municipal Marcos Vinicius, esta foi a 5ª tentativa de morte sofrida pela vítima. Ele informou que Adriano ficou desesperado e quando fugia  subiu no telhado de uma casa. O homem que o perseguia disparou sete tiros de pistola. Um dos tiros o atingiu na perna direita.

Adriano contou aos guardas municipais que o homem que tentou matá-lo é conhecido como Marcelino e que ele tem uma dívida de drogas.Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e prestou socorro a Adriano Amorim que foi levado ao Hospital Geral Clériston Andrade sangrando bastante.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeito pede desculpas ao público durante coletiva em que fez uma avaliação da Micareta 2012




 Ney Silva

A Micareta de Feira de Santana foi novamente entregue ao povo com muito esforço.  A afirmação foi feita no inicio da tarde desta terça-feira (24) pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante uma coletiva em que fez um balanço do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com instituições de segurança pública e apoio de empresas da cidade

O evento foi realizado em uma churrascaria e contou com as presenças de representantes do 35º BI (Batalhão de Infantaria), das policias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, secretários municipais e diretores de órgãos públicos além de jornalistas e radialistas.

Segundo Tarcízio Pimenta a Micareta de Feira de Santana já é considerada a maior festa do interior do Brasil após o carnaval. Ele informou que recebeu visitas de empresários que lhe confirmaram essa posição da festa. “Que mim disse isso foram aqueles que trabalham com esse tipo de evento. Não tem CarNatal, Pré-Cajú ou Campina Grande.  A maior festa hoje é a Micareta”, afirmou.

 Fazendo referências ao vídeo publicado no site www.youtube.com em que ele aparece dançando em cima do trio do grupo É o Tchan, Tarcízio Pimenta pediu desculpas ao público

“Se causei algum constrangimento a essa cidade quero mim penitenciar e pedir desculpas a todos. Não foi proposital. Apenas meu coração falou e quando ele fala ninguém pode se conter”, disse.
Ele também agradeceu o apoio do coronel Hélio Alves Gondin e desejou boa sorte ao novo comandante do CPRL- Comando de Policiamento Regional Leste, coronel Adelmário Xavier.

Na opinião de Tarcízio Pimenta, o coronel Gondin mesmo não sendo filho de Feira de Santana se comportou muito melhor do que os filhos desta cidade que tentaram acabar com a Micareta.

Confira mais fotos da entrevista coletiva do prefeito Tarcízio Pimenta














Micareta 2012: Confira algumas fotos da festa

Ney Silva


A Micareta 2012 foi uma das mais movimentadas dos últimos anos. Milhares de pessoas estiveram no circuito a folia de 19 a 22 de Abril. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana fez investimentos importantes na contratação de grandes atrações como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Margarete Menezes. Os artistas locais também foram valorizados e muitos deles fizeram apresentações em trios elétricos e em palcos fixos.


Confira algumas imagens da festa incluindo policiais militares que usaram até helicóptero do Graer (Grupo Aéreo da Policia Militar) em operação de patrulhamento na cidade.

















Aumenta número de apreensões feitas pela Vigilância Sanitária durante a Micareta


Daniela Cardoso

Durante o período da Micareta 2012 os fiscais da Vigilância Sanitária tiveram muito trabalho. Foram apreendidos bebidas e alimentos estragados ou com qualidade duvidosa. A coordenadora da vigilância Sanitária, Kercia Carneiro, fez uma avaliação das atividades durante a festa. Segundo ela, os números de apreensão foram superiores ao ano anterior.

“Tivemos nesses cinco dias de trabalho, um número recorde de apreensão de cravinho, que é uma bebida clandestina. Nós tivemos em média 600 litros de cravinho apreendidos. Tivemos muito churrasquinho apreendido, apesar do trabalho educativo antes da Micareta. Apreendemos muita salada e maionese caseira, muito pão estragado, muitos salgados que estavam preparados para serem fritos e que estavam estragados”, relatou.

De acordo com Kercia, foi realizado um trabalho preventivo, 15 dias antes da festa, em bares, hotéis e motéis da cidade, onde foi realizado o trabalho de limpeza. “Nos dias de festa fizemos apenas a revisão do que já tínhamos feito. Não encontramos nenhum problema grave. Detectamos apenas dois casos de intoxicação alimentar que foram registrados nos postos de saúde no circuito da festa”.

Sobre a apreensão de cerca de 500 espetinhos no circuito da festa, a coordenadora da Vigilância Sanitária explicou que o motivo não foi a proibição da venda de espetinhos e sim devido a qualidade da carne que estava sendo comercializada.

“Apreendemos os espetinhos devido as condições da carne, quanto a proibição da comercialização no circuito da festa não é da nossa responsabilidade e sim da Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, disse.

Todo material apreendido durante os dias de festa pela equipe da Vigilância Sanitária foi descartado no aterro sanitário.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Balconista é preso em flagrante por estuprar filha e 02 anos

Ney Silva

Um fato grave relacionado a abuso sexual foi registrado na noite do último sábado (21) durante o período da Micareta 2012 em Feira de Santana. Um comerciário que mora no bairro Gabriela, após ser investigado pela Polícia Civil confessou que manipulava a genitália da filha de 02 anos.
A denúncia de estupro foi investigada pelas delegadas Márcia Pereira e Claudine Passos que trabalharam na Dai-Delegacia para o Adolescente Infrator. Após receber a denúncia de conselheiros tutelares elas foram até o bairro Gabriela e detiveram o pai da criança, o balconista Anailton Santos de Jesus de 32 anos.

A delegada Márcia Pereira informou que inicialmente a menor foi levada para uma clínica particular e após ser atendida por uma médica constatou-se a lesão na genitália da criança. A menina foi levada até as delegadas que estavam de plantão no Colégio Estadual onde funcionou a Daí no período da Micareta.

Ao ser interrogado, Anailton confirmou o crime e disse que desde a última segunda-feira vinha cometendo o abuso sexual. Pelo estatuto da Criança e do Adolescente trata-se de estupro de vulnerável mesmo não havendo relação sexual direta.

O balconista contou que praticava o ato após a  esposa dele sair para ir a algum lugar. No depoimento ele disse que com uma mão se masturbava e com a outra costumava manipular o órgão sexual da filha.Anailton Santos de Jesus foi levado para o Complexo Policial e depois transferido para o Conjunto Penal de Feira de Santana.



domingo, 22 de abril de 2012

Grupo Aéreo da PM-Ba reforça policiamento em Feira de Santana

O Graer conta atualmente com três helicópteros e dois aviões. Um terceiro avião está sendo adquirido pelo governo do estado para transporte de tropa com capacidade para 12 pessoas.
Ney Silva


O Graer ( Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia)  está realizando uma operação em Feira de Santana para reforçar o policiamento principalmente em bairros, avenidas e rodovias que dão acesso á cidade. O trabalho conta com a participação de um helicóptero e vem acontecendo desde a última quinta-feira (19), quando se iniciou a Micareta 2012.
Na manhã deste domingo (22), quando acontecia a terceira reunião
de avaliação da Micareta na sede do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar) o helicóptero pousou no pátio central daquela unidade militar.
A operação é comandada pelo capitão Augusto, um dos pilotos da aeronave.“ Nossa missão é de policiamento ostensivo e se houver algum acidente com necessidade de resgate faremos esse transporte”, afirmou.Estão atuando nesse trabalho seis homens sendo quatro no helicóptero e dois no apoio de solo.

O Graer conta atualmente com três helicópteros e dois aviões. Um terceiro avião está sendo adquirido pelo governo do estado para transporte de tropa com capacidade para 12 pessoas. Ao todo o efetivo do grupamento é composto por 76 policiais militares.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Autoridades da segurança pública avaliam primeiro dia da Micareta 2012



Ney Silva

O primeiro dia da Micareta 2012 em Feira de Santana foi tranqüilo sem registro de ocorrência grave. É o que consta na estatística foi apresentada durante reunião  avaliativa realizada na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Feira de Santana. Estiveram presentes ao evento, representantes das policias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal.
A coordenadora de Estatística da Policia Civil da Bahia, delegada Kátia Brasil apresentou os dados registrados pela instituição no primeiro dia da Micareta.Enquanto no primeiro dia da festa em 2011 ocorreram duas tentativas de homicídio e oito registros de via de fato (brigas de rua) este ano aumentou apenas o número de crimes contra o patrimônio e ocorreram 23 casos de agressões entre pessoas.

Sobre a situação de  drogas no circuito da festa, a delegada Kátia Brasil informou que ocorreram seis registros de uso de drogas, mas não houve prisão por tráfico. Além disso  houve uma prisão em flagrante com autuação de duas pessoas por prática de roubo, nove termos circunstanciados, 15 pessoas conduzidas e nenhuma apreensão de armas de fogo.
A delegada adjunto do Depin (Departamento de Polícia do interior) Ana Paula Garcia avaliou como muito positivo o trabalho da Polícia Civil.“ Estamos cumprindo com a nossa atribuição de investigar e atuar como policia judiciária” afirmou.

Ao avaliar a estrutura da festa, Ana Paula informou que a cada ano vem melhorando e que em 2012 nã houve nada que pudesse ser observado de forma negativa e que possa ter influência  negativa na segurança pública.
O coronel Hélio Alves Gondin comandante do CPRL Comando de Policiamento Regional Leste que participou  da reunião cobrou atenção das forças de segurança para impedir que pessoas  militares ou não entrem no circuito da festa usando armas de fogo.As reuniões avaliativas vão ocorrer até o próximo domingo último dia da Micareta 2012.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Negociação entre reitoria e estudantes da Uefs fica mais difícil


 O reitor José Carlos Barreto passou quase toda tarde desta quarta-feira (18) reunido com os demais integrantes da administração central da UEFS no Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte) analisando a proposta dos estudantes e elaborando uma contra proposta.
Ney Silva

Um grupo de estudantes que há uma semana ocupa o Restaurante Universitário e há três dias bloqueia os acessos de carros e pessoas ao campus universitário não conseguem chegar a um entendimento com a administração centra da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e continua mobilizados. Eles reivindicam melhorias na estrutura do restaurante chamado de “ Bandejão”e o fim da alimentação paga  no  self-service.

O reitor José Carlos Barreto passou quase toda tarde desta quarta-feira (18) reunido com os demais integrantes da administração central da UEFS no Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte) analisando a proposta dos estudantes e elaborando uma contra proposta.

Por volta das 18:40h,  ele, o vice-reitor Genival Correia e um grupo de professores que  apóia a reitoria chegaram ao portão de entrada do Campus Universitário para fechar um acordo com os estudantes.“ Nós recebemos a contra proposta deles e fizemos uma nova proposta” afirmou.
José Carlos Barreto informou que nesta nova proposta da reitoria constam prazos para avaliação da pauta. Ele informou que os estudantes não tem uma resposta e propõe uma reunião que ele considera inviável por ser com todos que fazem parte do protesto.
” Estamos propondo a eles que o entendimento seja feito através de uma mesa de negociação com dez representantes de cada parte”, disse.

O estudante Claudio morais que faz parte do  Coletivo Rapinagem, grupo que há oito dias ocupa o Restaurante Universitário informou que a contra proposta apresentada pela reitoria é apenas uma reedição da proposta anterior.“ Essa proposta não contempla em nada nossa pauta”, afirmou.

Ele disse ainda que os estudantes vão realizar uma reunião nesta quinta-feira (19) ás 14h no Restaurante Universitário (RU) para avaliar a ocupação. É nessa reunião que eles querem a presença do reitor José Carlos Barreto e dos demais integrantes da administração da Uefs. 

Ocorre que não existe grau de confiabilidade muito menos de segurança para a participação dos dirigentes da Uefs devido o clima de hostilidade. O reitor e os professores que o apóiam, defendem a proposta da reunião para a próxima terça-feira em um local estabelecido fora do prédio do restaurante.
A professora Maslowa Freitas que juntamente com outros professores está solidária com o reitor José Carlos Barreto informou que o protesto dos estudantes é muito diferente dos que já ocorreram nos últimos 35 anos da UEFS. “ Estamos lidando com um pequeno grupo de estudantes que se auto intitulam “ Coletivo Rapinagem“ que usurpam a representação de toda comunidade e quer falar em nome dela sem ter oportunizado  uma discussão”, afirmou.

Maslowa  que tem experiência acadêmica e sindical por ter sido ex-coordenadora da Adufs (Associação dos Docentes da UEFS) lamentou o clima de hostilidade de alguns estudantes do grupo.
“ Testemunhamos ontem, este grupo escorraçar os integrantes do DCE- (Diretório Central dos Estudantes”, disse.

Na opinião dela os estudantes querem impor á reitoria uma negociação no local da ocupação, mas existe um receio que haja ataque a integridade física dos dirigentes da instituição.“ Estamos aqui para contribuir que o diálogo seja reaberto mas infelizmente essas tentativas tem sido frustradas” diz Maslowa.
Sem fechar um acordo para o fim da ocupação do RU e abertura dos acessos á Uefs, os manifestantes mantém imóveis, papelão, armários e outros objetos impedindo a circulação de carros e motos. Em um sofá na entrada principal da universidade, estudantes descansavam tranquilamente aguardando por uma solução.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Polícia Civil desarticula quadrilha e apreende armas e munições


Armas, munição, maconha e uma moto foram apreendidos em poder de quatro homens incluindo um adolescente.
Ney Silva

Policiais da DRFR ( Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos) de Feira de Santana desarticularam no final da tarde desta segunda-feira(16), uma quadrilha que vinha agindo em bairros da Ala sul de Feira e Santana que compreende o Tomba e bairros adjacentes. Armas, munição, maconha e uma moto foram apreendidos em poder de quatro homens incluindo um adolescente.
                                    Dois dos suspeitos de assaltos

Foram presos Alisson de Sousa Moura,19 anos (está de moletas) que reside no conjunto Ildes Ferreira próximo ao Feira VII, Jucimar de Jesus Correia (camisa branca) de 25 anos que mora no Fraternidade, Magno dos Santos Araújo de 18 anos que também reside no Fraternidade e um adolescente de 15 anos.
Em poder deles os policiais apreenderam vários cartuchos de espingarda calibre 12, projéteis de pistola 380 e de revólveres calibres 32 e 38. As armas aprendidas foram uma pistola, dois revolveres e uma espingarda calibre 12 com capacidade para armazenar oito cartuchos de uma só vez.
Também em poder dos bandidos a polícia encontrou dois pacotes com maconha, um televisor de 32 polegadas, um receptor de parabólica e uma moto.
O delegado de repressão a furtos e roubos André Ribeiro informou que desarticulou a quadrilha após a prisão na semana passada de um homem conhecido como gago. Ele foi preso com uma moto roubada e estava com um revolver calibre 38. “ Começamos uma investigação para retirar ladrões de circulação devido a aproximação da Micareta e hoje prendemos esses marginais em flagrante”, afirmou.

Segundo o delegado os homens presos hoje estavam praticando diversos assaltos a transeuntes e casas comerciais além de roubo de veículos. Eles vão ser autuados por porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e tráfico de drogas.

Vendedor de peixes é morto com um tiro na cabeça no Centro de Abastecimento

Segundo Francisca da Silva Dias que é mãe de Celso e estava em sua companhia no momento do assassinato, ele descia a rampa de acesso ao Mercado de Carnes e Aves quando um homem de camisa branca se aproximou e deflagrou um tiro na cabeça dele que caiu sobre uma barraca de verduras e morreu na hora.
Ney Silva


O vendedor de peixes Celso da Silva Dias de 40 anos que residia na fazenda Xavantes no município de São Gonçalo dos Campos foi morto por volta das 14:30 desta segunda-feira(16), no Centro de Abastecimento.
Segundo Francisca da Silva Dias que é mãe de Celso e estava em sua companhia no momento do assassinato, ele descia a rampa de acesso ao Mercado de Carnes e Aves quando um homem de camisa branca se aproximou e deflagrou um tiro na cabeça dele que caiu sobre uma barraca de verduras e morreu na hora.
Dezenas de pessoas se aglomeraram em volta ao corpo. Uma equipe da Polícia Militar chegou momentos depois e teve que isolar o acesso á rampa para a realização do levantamento cadavérico.
O aspirante Reis da Policia Militar disse que o crime foi praticado por um homem que chegou ao Centro de Abastecimento de motocicleta. Ele desceu próximo ao mercado e fez o disparo  que atingiu a cabeça da vítima.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Câmara Municipal presta homenagem a ex-vereadores


O economista Hosanaah Leite e o advogado Clovis Lima, falecido em setembro de 2010, que são ex-vereadores, foram homenageados em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (12) na Câmara Municipal de Feira de Santana. Eles receberam o título de Cidadão Benemérito da Liberdade, Justiça Social Deputado Francisco Pinto. Os homenageados são históricos do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e lutaram nas décadas de 60, 70 e 80 contra o Regime Militar em Feira de Santana.
Hosannah Leite afirmou que é uma honra receber a comenda não apenas pela homenagem, mas pela oportunidade de reencontrar amigos. “Para mim é um honra receber essa comanda aqui em Feira para se juntar a outras duas que já recebi e que me deixa muito lisonjeado”, disse. 

Sobre o deputado Francisco Pinto, que dá nome a comenda, Ozanar contou que se trata de um amigo pessoal. “Ele foi um amigo muito próximo e até o momento da sua morte estivemos sempre juntos sem titubear em momento algum. A nível da ideologia e posições políticas, receber essa comanda com o nome de Francisco Pinto é muito honroso para quem sabe da luta dele”.

O advogado Clovis Lima foi representado na solenidade pela irmã, Cremilda Lima Gusmão, que recebeu o título. A assistente social Ana Lima, Filha do homenageado, agradeceu em nome da família. 
“É com grande honra que a nossa família comparece a Feira de Santana para receber uma honrosa homenagem, fruto do lastro de trabalho do meu pai, no que se referem ao tema da liberdade e da justiça social, princípios esses, que marcaram todo a sua vida nesta cidade”, frisou.

Estudantes ocupam restaurante da UEFS e denunciam precariedade no seu funcionamento

Na entrada do prédio do restaurante, os estudantes expuseram fotos que mostram alimentos e equipamentos estragados e as condições precárias de armazenamento.Também há um cartaz onde eles elencam as reivindicações e defendem o fim do Burguesão com ampliação do Bandejão .
Ney Silva

Cerca de 80 estudantes ocupam desde a madrugada de quinta-feira (12), o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Eles reivindicam melhorias na qualidade da comida servida, fim do Self-Service que eles denominam de Burguesão onde a comida é paga e defendem que no futuro a refeição seja servida de forma gratuita para todos os estudantes e a comunidade externa.
Na entrada do prédio do restaurante, os estudantes expuseram fotos que mostram alimentos e equipamentos estragados e as condições precárias de armazenamento.Também há um cartaz onde eles elencam as reivindicações e defendem o fim do Burguesão com ampliação do Bandejão .
Dentro do restaurante, dezenas de estudantes colocaram colchões e colchonetes para dormir e articular a permanência da ocupação que é por tempo indeterminado.
O estudante do curso de biologia Tiago Dias explicou que os estudantes resolveram ocupar o restaurante porque há cinco anos vem reivindicando melhorias para o Restaurante Universitário e nada foi feito até agora.“ inconformados com isso resolvemos ocupar o espaço também do Burguesão que é o self-service pago até para denunciar a presença da iniciativa privada nesta universidade”, afirmou.

Ministério Público

Segundo Tiago, devido as dificuldades da RU um grupo de estudantes decidiu elaborar uma relatório denunciando os problemas. Ele informou que o documento será encaminhado ao Ministério Público e á Vigilância Sanitária solicitando que o o local seja fechado até que a situação se regularize.

Posição da reitoria
O Reitor da UEFS José Carlos Barreto disse que a reitoria quer manter um clima de tranqüilidade, negociação e diálogo. Ele reconhece que algumas das reivindicações são légitimas, mas  disse não concordar com métodos que  estariam dificultando os entendimentos.“ Esse não é o clima que desejamos”. Afirmou.

Numa nota, a reitoria informou que os estudantes se  apropriaram de alimentos e danificaram equipamentos e utensílios do restaurante. José Carlos Barreto disse não saber ainda a dimensão dos prejuízos causados pela  ocupação.Consta ainda no documento que um grupo de funcionários da empresa que administra o restaurante sentiram-se ameaçados e resolveram suspender as atividades.


Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...