quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Professores em greve pedem apoio aos vereadores


Ney Silva


  Professores da rede municipal de ensino que estão há 11 dias em greve por tempo indeterminado estiveram na manhã de desta quarta-feira (31), na Câmara de Vereadores. Eles querem o apoio de Poder Legislativo para conseguir junto á Prefeitura dados os valores investidos no setor da educação.
Segundo o presidente da APLB-Associação dos Professores Licenciados, Germano Barreto disse que o objetivo dos professores em buscar os dados sobre os investimentos da Prefeitura na educação é provar que o governo municipal tem condições de dar um reajuste maior do que os 4 por cento concedidos.

Na opinião de Germano Barreto é possível conceder um reajuste até de 10 por cento. " Caso isso não possa ser feito o prefeito apresente os valores investidos na educação de 2009 até agora", disse.


Ainda de acordo com o sindicalista o governo vem fazendo investimentos indevidos na educação. Ele citou como exemplos, a aquisição de livros, bebedouros que não produzem água suficiente, computadores que não estão sendo usados e estão no chão de escolas em caixas entre outros.


Em discurso o presidente da Câmara Municipal Antonio Francisco Neto (Ribeiro), elogiou os professores pela luta e criticou alguns colegas dele que fazem discursos que só servem para prejudicar a administração municipal. " Esses discursos só servem para macular a imagem do prefeito Tarcízio Pimenta que é um homem honrado", afirmou.



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vereador diz que diretora tenta beneficiar pré-candidatos através do Bolsa Família


Ney Silva

O vereador governista Reynaldo Miranda – Ronny (PMN) denunciou durante seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (30), na Câmara Municipal, que a diretora do Colégio Paula de Freitas no distrito de Maria Quitéria, vem reunindo pais e estudantes com a promessa de fazer cadastramento para o Programa Bolsa Família do Governo Federal. 



 

De acordo com o vereador, durante algumas reuniões a diretora de pré-nome Elane, vem apresentando pré-candidatos a vereadores, o que segundo ele, se configura crime eleitoral. Ronny disse que ainda não tem os nomes dos pré-candidatos, mas que ainda hoje vai se reunir com uma comissão de pessoas da comunidade que deverá lhe dar mais detalhes sobre a denúncia.

Reynaldo Miranda informou que decidiu fazer a denúncia porque até o momento o Governo Municipal não adotou nenhuma providência, mesmo diante da denúncia já ter sido feita até em programas de rádio da cidade.

De posse de um requerimento o vereador Marialvo Barreto (PT), disse que a denúncia de Ronny traz insinuações que possivelmente envolveria a vereadora licenciada Gerusa Sampaio, atual secretária de Desenvolvimento Social, que está vinculado ao Programa Bolsa Família. 




Marialvo informou que vai levar a denúncia ao conhecimento do Ministério Público (MP), para a adoção de providências. “Pedi a cópia da ata e o CD da sessão para encaminhar a Promotoria Eleitoral para que apure. Aqui ninguém é ingênuo”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de envolvimento da secretária Gerusa, o vereador Ronny, descartou a participação dela no caso. “Acho que não tem nenhum tipo de vínculo com a ex-vereadora Gerusa, mas a denúncia independe, porque se trata de um caso grave, já que não é período eleitoral e esse procedimento é crime”, afirmou.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Maurício Carvalho, observa que a denúncia do seu colega de bancada, é feita contra a diretoria de uma escola e não contra a coordenação do Programa Bolsa família. Ele acrescenta que a marca do governo de Tarcízio Pimenta é apurar todas as denúncias para saber a verdade.

Segundo Maurício, “se tiver alguém prometendo beneficiar determinadas pessoas para uma candidatura com o uso do Programa Bolsa Família, vamos tomar providências”. Ele esclarece que não se pode condenar a diretora da escola sem que se apure os fatos e sem lhe dar direito de defesa.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Surto de Coqueluche em Feira de Santana: 47 casos confirmados

Ney Silva


A Coqueluche uma doença  que atinge principalmente crianças de zero a dois anos cresceu bastante este ano de 2011 em comparação a 2010 no município de Feira de Santana.Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde trata-se de um surto. No ano passado foram apenas 08 casos notificados e nem um confirmado. Este ano, de janeiro até agora já foram notificados 87 casos. Desse total 47 confirmados.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Janice Estrela disse que os profissionais do setor estão atentos ao surgimento de casos da doença. " Estamos fazendo coleta de material dos pacientes com suspeita de coqueluche e enviamos para o Lacen- Laboratório Central da Bahia para análise.


Ela informou que na equipe da Secretaria de Saúde existe uma médica pediatra que é também infectologista e que vem dando toda orientação as pessoas além de prescrever a medicação.


A coqueluche é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Bordetela que afeta crianças, mas pode atingir adultos. As pessoas afetadas normalmente tem manifestações respiratórias e febre baixa.
Em alguns casos não há febre e sim uma tosse seca com duração de 1 a 2 semanas.


" Não há motivo para alarde porque a Vigilância Epidemiológica vem adotando todas as medidas para conter o avanço da doença", afirmou Janice. Ela disse também que foi feita uma capacitação de pediatras e profissionais de saúde de todas as equipes dos PSFs (Saúde da Família) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Deputado diz que governo errou ao não discutir projeto do Planserve



Ney Silva


Não foi correta a atitude do governo da Bahia em enviar para Assembléia Legislativa (AL) o projeto que altera o Planserve 
( Plano de Saúde dos Servidores) sem ter antes realizado uma ampla discussão com sindicatos. A opinião é do presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da AL, deputado José de Arimateia.


Ele não é contra a proposta e defende  um ajuste no plano por causa de algumas pessoas que vinham usando o Planserve de forma indevida. " Tinha servidor usando o plano mais de 100 vezes e outros permitiam que familiares também fossem beneficiados",
afirmou Arimateia.


O deputado informou que a limitação do plano em seis atendimentos por ano é muito pouco.Ele sugere uma alteração para 12 atendimentos e ressalta que a partir desse total as pessoas vão pagar uma taxa sem nenhuma restrição.


José de Arimateia acredita que haverá um consenso e o projeto vai ser aprovado apesar dos protestos. Ele informou ainda que houve um avanço na discussão do projeto e o número de atendimentos deve ser alterado de seis para 10 ao ano bem próximo da proposta dele.

Ele salientou ainda que o plano de saúde é um dos melhores do estado e que as dificuldades de aprovação são causadas pela não discussão da proposta com os sindicatos de trabalhadores.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mecânico executado com vários tiros e uma mulher é baleada

Ney Silva


O mecânico Agnelo Santos, conhecido como Nerinho que residia na rua Bartolomeu de Gusmão no bairro Campo Limpo foi executado com vários tiros na cabeça por volta das 20h desta segunda-feira (22). Além dele, a jovem Gilcélia de Almeida Leão de 19 anos que saia de uma igreja evangélica no momento dos disparos foi atingida.


Segundo informações de populares, Nerinho foi pegar o carro dele que estava no passeio da rua Santo Antonio do Meriti cruzamento com a Bartolomeu de Gusmão quando foi surpreendido por vários homens  em duas motos que fizeram os disparos. Ele foi atingido principalmente na cabeça que ficou envolta a uma enorme poça de sangue.
Viaturas do Samu foram acionadas. Uma delas prestou socorro a Gilcélia de Almeida que estava próxima ao local e foi vitima de bala perdida. Ela não é parente de Agnelo e frequenta uma igreja evangélica nas proximidades.
Segundo o aspirante Marcelo Brandão da Polícia Militar,  Agnelo Santos foi vítima de homicídio. No local do crime todos os  pertences dele incluindo documentos pessoais e do carro  não foram roubados o que a princípio descarta a hipótese de latrocínio ( roubo seguido de morte).
Muitos curiosos estiveram no local do crime que será investigado pela 2ª delegacia. 

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...