sexta-feira, 29 de julho de 2011

Roberto Tourinho anuncia apoio á candidatura de José Ronaldo


Ney Silva


O vereador Roberto Tourinho (PSB), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal anunciou que dará apoio ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho caso ele decida concorrer a sucessão municipal em 2012.


Ele informou que em 2008 apoiou a candidatura de José Ronaldo ao Senado da República e que agora após ouvir lideranças, decidiu novamente marchar junto com o ex-prefeito. "Até hoje não sei se ele é candidato ou não á Prefeitura no próximo ano. Mas se ele decidir vou mim empenhar em sua eleição", afirmou Tourinho.


Na condição de vereador do Partido Socialista Brasileiro, Roberto Tourinho explica que na Bahia a sigla faz parte da base governista de Jaques Wagner, mas não está preocupado com a possibilidade de alguma reação do seu partido a essa decisão.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Situação da Justiça da Bahia é tema de livro de cordel


Ney Silva


A situação do Poder Judiciário da Bahia será relatada em um livro da literatura de cordel. O livreto com uma tiragem de 500 exemplares inicialmente é assinado pelos advogados Siviriano Gonçalves e José Crispim Ramos (Caboquinho), que é repentista.


Segundo Siviriano o objetivo do folheto é chamar atenção da comunidade e das autoridades para as péssimas condições do atendimento ao cidadão baiano e aos próprios advogados que sofrem prejuízos com os atrasos de audiências.


Ele lembra que o povo também sofre amargorosamente dia e noite nas filas dos cartórios e na lentidão do andamento dos processos. 
" Foi por isso que intitulamos o cordel de o Judiciário de Feira e o sofrimento do povo", afirmou. 


Um dos destaques dos versos do cordel é o atendimento nos cartórios extra-judiciais. O livreto traz uma foto do povo nas filas desses cartórios e denuncia o descaso da Justiça.











Arquitetos discutem hoje formação de conselho independente.

Ney Silva

Arquitetos de Feira de Santana discutem nesta quinta-feira (28), durante seminário, a implantação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Essa categoria de profissionais que hoje faz parte do CREA-Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia vai ter entidade própria.
Segundo o arquiteto Raimundo Lopes (Catatau) a luta dos profissionais para ter um conselho próprio vem desde 1958 na gestão do então presidente da república Juscelino Kubitschek. Ano passado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 12.378/2011 que permite a criação do CAU.

Raimundo Lopes informou ainda que a preparação do processo eleitoral será de responsabilidade do CREA.Atualmente apenas dois artigos da lei estão em vigor: O 56 e o 57.

 O 56 determina que a responsabilidade em realizar o processo eleitoral é das Câmara Especializadas em Arquiteturas dos Creas estaduais. O 57 versa sobre as contribuições de arquitetos e urbanistas que serão depositadas em uma conta bancária.
  
A eleição para escolha dos integrantes do conselho será no dia 26 de outubro através da Internet. Segundo Raimundo Lopes o sistema de votação é muito seguro.O seminário começa ás 18h desta quinta-feira no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Impasse entre Tribunal de Justiça e Assembléia Legislativa sobre a privatização de cartórios

Ney Silva


A privatização de cartórios extra-judiciais na Bahia pode se tornar ainda mais difícil mesmo com o avanço da discussão do projeto já quase pronto para votação na Assembléia Legislativa. A informação é do líder do governo, deputado José Neto.Ele está hoje em Pernambuco com um grupo de deputados para conhecer o funcionamentos dos cartórios naquele estado.


Segundo José Neto, uma portaria assinada pela presidenta do Tribunal de Justiça Telma Brito, publicada na edição desta terça-feira (26), cria um grande impasse entre os dois poderes. A portaria estabelece a realização de concurso público para servidores dos cartórios o que dificultaria o processo de privatização.


" Esse fato cria uma clima de tensão entre o Poder Judiciário e o Poder Legislativo que é quem tem autonomia para aprovar essa lei", afirma José Neto. Segundo ele do jeito que o Poder Judiciário quer
só realizando licitação em cartórios quando os escrivães foram se aposentando só daqui a 20 anos haverá uma solução.


" Se for como o Tribunal quer não vai mudar nada ou quase nada da atual situação em que estão os cartórios da Bahia considerados os piores do Brasil em atendimento", concluiu Neto












terça-feira, 26 de julho de 2011

Católicos feirenses saem as ruas e demonstram amor e devoção a Senhora Santana


Ney Silva

O amor dos católicos de Feira de Santana pela padroeira da cidade Senhora Santana vem crescendo a cada  ano. Essa demonstração foi mais uma vez comprovada na tarde desta terça-feira (26) durante a procissão em homenagem a avó de Jesus.
A previsão feita pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian de que 50 andores participariam do evento foi superada. Segundo o monsenhor José Nery, cura da catedral, ao todo foram 65 andores com imagens de santos das paróquias e até de devotos.
Ele fez uma avaliação muito positiva da festa em louvor a padroeira. Destacou a presença importante no período da manhã do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Kriger. " Ele é um homem muito simples que sabe trazer a palavra de Deus ao povo através do seu testemunho de fé", afirmou.
Essa fé também anima duas  amigas devotas de Santo Expedito. A professora Acelina França e Mônica Carneiro estavam dentro da igreja aguardando o momento de sair com o andor do santo. 


Acelina conheceu Mônica por acaso e se tornou amiga dela através da fé em Santo Expedito. " Para mim esse momento significa tudo. A partir do momento que a gente se reúne e faz as coisas em prol da fé é muito válido", afirma.
As imagens começaram a deixar o interior da catedral por volta das 16:30h. O primeiro andor foi o de São Benedito. A imagem foi bastante aplaudida por centenas de pessoas que se aglomeravam em frente ao portão principal da igreja.
Um após o outro os andores foram saindo e formando o cortejo. O último foi o de Senhora Santana. Envolta a um grande buquê de flores a imagem da padroeira emocionou muita gente. As pessoas gritavam, estendiam suas mãos e pediam proteção á mãe de Maria cuja imagem é do ano de 1732.


As palavras de uma senhora que anunciava a biografia resumida dos santos traduz muito bem a fé e a devoção do povo católico feirense.
"Essa é a padroeira da nossa arquidiocese que caminha para o seu jubileu de ouro. É Santana que vem até nós trazendo bençãos do alto da glória onde ela está ", afirmou.


Políticos na procissão


Como ocorre todos os anos a participação de políticos na procissão de Senhora Santana é um fato marcante. Entre as centenas de pessoas foi fácil encontrar vereadores, deputados e lideranças que tem ligações com eles, além de assessores.
O prefeito Tarcízio Pimenta estava acompanhado da esposa e deputado estadual Graça Pimenta. Ele destacou a grandiosidade da festa de Santana. " Essa é uma manifestação de fé muito grande. Também é aqui que as pessoas demonstram sua cidadania e nos sentimos agradecidos", afirmou.
O secretário nacional de turismo Colbert Martins da Silva e o professor Ildes Ferreira estavam na procissão. Os vereadores Roberto Tourinho, Luiz Augusto de Jesus (Lulinha) e Marialvo Barreto também foram prestigiar o evento que contou ainda com a presença do deputado estadual José Neto.
A procissão em louvor a  Senhora Santana percorreu a Praça Padre Ovídio, rua Monsenhor Mário Pessoa, Avenida Senhor dos Passos retornando pela Conselheiro Franco e  concentrando-se na praça Renato Galvão onde foi feita a benção final pelo arcebispo Dom Itamar Vian.


Confira mais fotos da procissão em louvor a Senhora Santana:





Arcebispo de Salvador se diz preocupado com assassinatos de jovens na Bahia


Ney Silva


  O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo krieger esteve na manhã desta terça-feira (26), em Feira de Santana. Ele presidiu a missa solene na igreja Catedral Metropolitana durante abertura do ano jubilar da diocese (arquidiocese). 
Antes de seguir para a igreja, Dom Murilo foi recebido na residência episcopal pelo arcebispo Dom Itamar Vian. Lá, ele concedeu uma entrevista coletiva e respondeu a questionamentos dos profissionais de imprensa sobre assuntos diversos. 



Ao falar sobre temas sociais, ele mostrou-se preocupado com os dados alarmantes relacionados á violência especialmente os assassinatos de jovens na faixa de idade entre 15 aos 24 anos.

 " Tenho mim assustado com os números da Bahia especialmente de Salvador", afirmou.

Segundo o sacerdote é bom observar que desde que o mundo das drogas passou a ter a força que tem, a violência cresceu de forma assustadora e quase está fugindo do controle dos organismos públicos. 
Na opinião de Dom Murilo está na hora de se voltar o olhar para a pobreza e a miséria. Ele acredita que a juventude vem se sentindo atraída por um mundo onde o dinheiro é fácil e o ganho é rápido só que há um custo muito grande que são as muitas vidas humanas que estão se perdendo.


Sobre o trabalho que desenvolve na arquidiocese de Salvador a 04 meses, Dom Murilo disse que ainda não teve tempo de conhece-la bem. Explicou que estava feliz em poder visitar pela primeira vez a cidade de Feira de Santana e participar da abertura do jubileu. " A cidade foi quem mim escolheu para estar aqui" disse Dom Murilo.


Questionado sobre a fé do povo católico da Bahia, ele se diz surpreso positivamente pela capacidade de acolhida da população. Informou que já sabia desse acolhimento. Mas agora
ao vivenciar essa aproximação é que sente que o povo é muito fraterno.


Sobre Senhora Santana, o arcebispo lembrou que quando foi bispo de Ponta Grossa no Paraná, cidade que tem características geográficas semelhantes a Feira de Santana por ser um entroncamento rodoviário, a padroeira é também Santana que é a avó de Jesus.


Explicou que ela ajudou muito a Maria, mãe de Jesus e ter um coração bondoso e cheio de amor. " Essa é uma devoção que fala de família, de mãe, e de avó", afirmou Dom Murilo.
Depois da coletiva o arcebispo de Salvador segui para a igreja Catedral onde presidiu a missa solene. Dezenas de padres, diáconos, religiosos e religiosas e a população superlotaram a igreja em grande ato de fé, amor e devoção.   

Presidente da CDL faz avaliação positiva do Hiper Liquida Feira


Ney Silva


Com a distribuição de mais de 1 milhão e 400 mil cupons a campanha Hiper Liquida Feira realizada no período de 11 a 24 deste mês foi muito positiva para o comércio de Feira de Santana. A avaliação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alfredo Falcão.


Ele agradeceu aos meios de comunicação de Feira de Santana e aos consumidores que participaram ativamente das promoções nas diversas lojas da cidade. " Essa foi a maior liquida de todos os tempos", disse Alfredo.


Segundo ele a campanha tem dois objetivos: Aquecimento do comércio e beneficiar  consumidores com preços competitivos. Este ano as pessoas que participaram da campanha estão concorrendo a três carros e três motos.


O sorteio dos prêmios está previsto para o próximo sábado (30), a partir do meio-dia na sede da CDL na Praça da Matriz. Alfredo Falcão convidou lojistas, comerciários e espera a participação  da comunidade durante o sorteio.

Novenário em louvor a Senhora Santana superou expectativa, diz Dom Itamar Vian

Ney Silva

 O novenário em louvor a Senhora Santana encerrado na noite desta segunda-feira (25), teve uma participação de público acima da expectativa. Quem afirma é o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian.

Ele informou que há 17 anos participa do novenário desde a preparação e este ano houve uma maior participação de público pelo fato do evento envolver o Jubileu de Ouro da arquidiocese.

 Hoje (26), dia da padroeira a igreja católica programou vários eventos. Está prevista uma entrevista coletiva ás 9h com o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger.
  
Às 10 h uma missa solene na catedral vai marcar a abertura do ano jubilar com a participação de padres, seminaristas, diáconos, religiosos, além da participação de povo em geral.

No período da tarde o grande momento da festa á a procissão em louvor a Senhora Santana. Estão confirmados 50 andores que deixarão a catedral por volta das 16h percorrendo as ruas de Feira de Santana.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rescisões de contratos dos trabalhadores da R. Carvalho vão custar 21 milhões


Ney Silva


As rescisões de contratos dos 5.200 funcionários demitidos da construtora R. Carvalho em Feira de Santana custará cerca de R$ 21 milhões. Não  há segurança de quando o pagamento vai ser efetuado. Quem afirma é a advogada Solange Pacheco Martins, do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil.


Segundo ela. na rescisão vai constar o dia 19 de julho como data do desligamento. Esse foi o dia da reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT), quando advogados da R. Carvalho assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) confirmando as demissões.


Solange Martins disse que a empresa informa que não tem como pagar as rescisões imediatamente e não deu nenhuma segurança de quando isso vai ocorrer. " Não temos segurança nenhuma que a empresa venha cumprir o Tac", afirma.


A advogada disse que foi designada uma audiência para o dia 27 de julho para que seja fixada uma data com objetivo de pagar as rescisões. Ela informou que se a empresa não honrar com o compromisso poderá acioná-la na Justiça do Trabalho.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sub-comandante da PM garante: Não haverá redução do efetivo em Feira de Santana.


Ney Silva

Ao participar da solenidade de formatura do curso de aperfeiçoamento de sargentos na manhã de hoje (21), em Feira de Santana, o sub-comandante geral da Policia Militar da Bahia, coronel Carlos Eleutério Filho garantiu que não haverá redução do efetivo da corporação na cidade.

Essa possibilidade vinha sendo discutida por conta da implantação das bases comunitárias de polícia cidadã em bairros de Salvador. Comentava-se que mais de 40 homens que vinham atuando nas 04 companhias independentes seriam transferidos para a capital.

Segundo o coronel, os policiais que vão trabalhar nessas bases passarão por um curso de direitos humanos para que o militar possa ter uma convivência melhor com o cidadão. Ele acredita que no futuro essas bases comunitárias vão integrar o programa Pacto pela Vida para melhorar a segurança em toda Bahia.
Ainda sobre a discussão da possibilidade de transferência de policiais de Feira de Santana para Salvador, o coronel Eleutério informou que aqueles que passarem pelo curso de qualificação para atuar nas bases comunitárias na capital, poderão no futuro serem levados.

Mas, segundo Eleutério, alguns militares sabendo dessa previsão legal participam do treinamento e depois não querem se integrar ao trabalho. “isso não é justo. É preciso cumprir nossa palavra”, disse.

Sempre bem humorado o sub-comandante reafirmou que no momento não haverá transferências. Mas não descartou essa possibilidade caso seja necessário.“ Repito que o nosso compromisso é com o povo da Bahia. Cada um que se qualificou sabe que está passando por uma programação que tem destino”, concluiu Eleutério.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Moradores do Caseb reclamam da falta de infra-estrutura


Ney Silva

Moradores da rua Pacoty transversal da rua Japão no bairro Caseb estão reclamando da falta de infra-estrutura. Um esgoto a céu-aberto no final da Pacoty vem causando transtornos á comunidade.
Mais de vinte casas tiveram que sofrer adaptações em suas estruturas para evitar alagamentos. 
Algumas pessoas reformaram suas casas completamente tendo que alterar a altura das paredes, telhado e piso.A senhora Darcy Carneiro que mora bem próximo ao esgoto á céu-aberto fez um investimento na residência para não se mudar da rua. Ela explicou que os órgãos públicos como Prefeitura e Conder já foram acionados, mas ninguém tomou providencias.
 “Dirigentes da Conder dizem que o problema é da Prefeitura que empurra para o órgão estadual”, afirma Darcy. Segunda ela, como ninguém resolveu a situação, toda vez que chove a água invade as residências.
A casa da senhora Geane Jussara também fica prejudicada quando chove. Ela teve que levantar uma contenção de 1 metro na porta de casa para evitar o alagamento. Moradora da rua há 20 anos, ela disse que vem sofrendo demais.“ As crianças estão com micoses (coceiras), na pele por causa da falta de infra-estrutura.

Os três netos de Geane tem renite alérgica.“Quando chove a água se espalha pela rua piorando o estado de saúde deles.“ A solução para amenizar o problema foi colocando essa barreira na minha porta”, disse .
Reginalva de Jesus, também residente na rua Pacoty explicou que não consegue sair na rua quando chove e fica sem levar a filha na escola. “A água se mistura com fezes e a gente fica pisando”, reclama.

Questionado sobre a situação da rua, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro disse que não pode fazer nenhuma intervenção porque a competência é da Conder (Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano). Segundo ele, caso a Prefeitura queira construir um canal de macro-drenagem estaria cometendo crime ambiental.





Feira de Santana pode ganhar novas áreas para instalação de indústrias

Ney Silva


Atrair novos investimentos industrias para a cidade de Feira de Santana. Esse foi o principal objetivo da reunião ocorrida ontem (12), entre o prefeito Tarcizio Pimenta, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais  com o secretário de Indústria, Comércio e Mineração James Correia. 
Segundo o prefeito Tarcizio Pimenta, a definição de áreas para instalação de novas indústrias na cidade foi o assunto principal da reunião. Estavam presentes, os deputado José de Arimatéia e José Neto, a deputada Graça Pimenta e um assessor do deputado Carlos Geilson que não pode comparecer. 


A Câmara Municipal de Feira de Santana também estava representada pelo presidente Antonio Francisco Neto (Ribeiro), Marialvo Barreto e Angelo Almeida. Dirigentes do Centro das Indústrias e da Câmara de Dirigentes Lojistas também estavam na reunião. 


Além do prefeito, participaram das discussões os secretários municipais Magno Felzemburg, Wagner Gonçalves e Carlos Brito. 


O prefeito  Tarcizio Pimenta disse que a discussão principal foi sobre as áreas  que precisam ser determinadas como industriais em Feira de Santana. " Surgiram muitas discussões nesse sentido poque nosso objetivo é  atração de novas empresas para a cidade", informou.


Ele disse ainda que tem indústria querendo se instalar em Feira de Santana mas encontra dificuldade em adquirir área que chega a custar até  R$ 7 milhões. " A prefeitura não tem como desapropriar uma área dessa e doar a uma empresa. Quem tem que fazer isso é o governo do estado", afirmou o prefeito.


Tarcizio Pimenta também informou que a idéia discutida em Feira de Santana em recente reunião de se providenciar uma área no bairro Tomba e outra na BR 324 e dotá-las de infra estrutura para fins industriais está prosperando.


No encontro com o secretário James Correia foi criada uma comissão que fará até o próximo dia 20 deste mês um levantamento de valores e de proprietários para que se possa avançar  mais rápido possível.


Segundo ainda Tarcizio Pimenta o secretário de Indústria e Comércio já está informado  que foi criado um comitê de acompanhamento desses investimentos com a participação de representantes da sociedade feirense para reivindicar melhorias para a cidade de Feira de Santana.













terça-feira, 12 de julho de 2011

Novo superintendente de trânsito é empossado no cargo


Ney Silva


O capitão PM José Roque de Santana Pinho foi empossado na tarde de ontem(12), na função de Superintendente Municipal da Trânsito. Pinho já atuava na instituição no setor de fiscalização. A solenidade que ocorreu no Museu Parque do Saber contou com a participação de agentes da SMT, diretores de órgãos municipais, do secretário Flailton Frankles e do prefeito Tarcízio Pimenta.
Pinho disse que sua prioridade principal será fazer gestões para cumprimento do Plano Diretor da cidade de Feira de Santana. O plano prevê várias intervenções no trânsito que inclui campanhas educativas; colocação de faixas de pedestres e aberturas de ruas aveninas.


Ele também anunciou  a realização de concurso para agentes de trânsito. " Hoje a SMT só dispõe de 58 agentes e necessário dobrar esse número. Só dessa forma é que poderemos melhorar o trânsito na cidade ", afirmou Pinho.


O novo superintendente informou ainda que a partir desta quarta-feira(13) vai se reunir com diretores de outras secretarias para realização de serviços em conjunto com objetivo de melhorar a circulação de veículos na cidade.


  



Força-tarefa investiga atos irregulares de Diretor de escola e professores

Ney Silva e Andréa Trindade

Uma força tarefa composta por três especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental das secretarias estaduais de Administração e Educação, coordenados pelo corregedor-geral  da primeira secretaria citada estão realizando um auditoria em um colégio da rede estadual, em Feira de Santana.

O objetivo é apurar procedimentos irregulares atribuídos a ao diretor da Escola Yêda Barradas Carneiro e um professor.

No entanto o ACORDA CIDADE  descobriu que mais quatro professores estão sendo investigados por atos irregulares em período não informado. Esses professores teriam recebido salários sem atuar na intuição.

Oficialmente as portarias de números 04 e 05, das duas secretarias, datadas de 20 de abril deste ano, citam apenas o diretor do colégio,  professor Jonatas Silva Santiago, e uma professora que teriam ferido artigos da Lei do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia (Art. 175, 176 e 198).

A força tarefa é formada pelo corregedor-geral da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Adriano Tadeu Oliveira Guedes Chagas, e os especialistas Maria de Fátima Freitas Sampaio, Rodrigo Pimentel de Souza Lima e Alberto Alexandre Argolo Vigas.


O diretor da Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc 2), Beldes Ramos, informou que não foi contactado por nenhum representante das duas secretarias ou por alguém da equipe de auditoria que está em Feira de Santana.

Os trabalhos de auditoria no Colégio Yêda Barradas Carneiro, iniciados ontem (11), prosseguem até a próxima sexta-feira (15).

O corregedor da Saeb, Adriano Chagas, atendeu nossa equipe de reportagem e disse que como está apurando as denúncias não poderia dar detalhes das investigações. 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

População reclama do atendimento na Defensoria Pública

São apenas 160 fichas para dois meses de atendimento. Órgão só tem 11 defensores que trabalham em 21 varas.


Ney Silva
A população de Feira de Santana que já sofre com o atendimento nos cartórios extra-judiciais agora enfrenta dificuldades para conseguir assistência judiciária gratuita na Defensoria Pública. Na manhã de hoje (11), cerca de 300 pessoas tiveram que disputar 80 senhas na sede do órgão no bairro Kalilândia. Teve gente que dormiu na fila e não conseguiu ser atendida.


A dona de casa Enedina Marcelo dos Santos chegou á sede da Defensoria Pública por volta das 5h. Ela disse que as fichas foram entregues na fila. Mas reclama que uma lista com os nomes de quem receberia as senhas foi feita anteriormente o que deixou muita gente prejudicada. " Não recebi ficha e fiquei sem atendimento", protesta.
Kleize Marcelo Maisque que está tentando resolver uma pendência relacionada a pensão alimentícia também reclama que apesar de ter chegada ás 4h não conseguiu ficha para pegar senha. " Teve gente que dormiu aqui. Fizeram uma lista e colocaram nomes de pessoas que nem aqui estavam", disse.


Segundo Kleize quando as pessoas chegaram bem cedo a lista com os nomes já estava pronta. Na opinião dela a Defensoria Pública deveria designar um servidor para entregar as senhas.

Tentando resolver um processo de divórcio há dez anos, Terezinha Santana da Silva também queixou-se do atendimento. Ela informou que já esteve três vezes e não conseguiu ser atendida. " Peguei a fila ás 5h e estou esperando atendimento. 


Apesar do sofrimento ela demonstrava entusiasmo. " Para casar é fácil mas para se divorciar é difícil", afirmou. Ela disse que estava cheia de papéis e chegou a dizer que tem até pretendentes mas está prejudicada por causa da demora em resolver a questão.
O aposentado Adelaido José de Santana disse que esteve na Defensoria Pública na semana passada e agendou o atendimento para hoje (11). " Cheguei cedo para pegar uma ficha e não consegui ser atendido", reclama. Ele informou que ao chegar em frente a sede do órgão havia muita confusão. 
A defensora pública Melina Prates explicou que o atendimento está sendo agendado para os  meses de Julho e Agosto e sempre foi feito dessa forma. Ela informou que está com o número reduzido de defensores-são apenas 11- e isso diminuiu a quantidade de vagas.


Nesta terça-feira(12) serão distribuídas mais 80 senhas.Ela esclarece que as questões desses atendimentos são relacionadas as Varas de Família, Cível e de Defesa do Consumidor. O atendimento na esfera criminal não tem marcação .


Confira mais fotos dessa reportagem:



































Festa da Quixabeira reúne centenas de pessoas em Feira de Santana


Ney Silva

Festa regional da Quixabeira realizada neste domingo (10), em Feira de Santana reuniu centenas de pessoas no centro da cidade. Foi a 2ª edição do evento que contou com a participação de trabalhadores rurais de três municípios e 12 grupos de samba de roda, reisados e outros ritmos.
  
Os trabalhadores se reuniram inicialmente no estacionamento em frente á Prefeitura onde fizeram ensaios das apresentações. Em seguida eles foram em direção ao fórum Felinto Bastos local oficial do evento.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Conceição Borges destacou que estava muito feliz em realizar uma festa mostrando a cultura popular. “  ‘’Nossa alegria é mostrar que  no movimento da Quixabeira há todas as crenças”, afirmou.
 Foram instaladas barracas com sucos, bolos, mingaus e outros produtos típicos da zona rural. Durante as apresentações dos grupos, as pessoas dançavam bastante em clima de muita descontração.

domingo, 10 de julho de 2011

Candidata de São Félix chega após fechamento dos portões, mas garante voltar no próximo vestibular

Dois chegaram atrasados na Uefs. Os portões se abriram às 7h15 deste domingo para a realização das provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação.


10/07/2011 09:50

Ed Santos/Acorda Cidade | A estudante ficou muito triste mas promete voltar no próximo vestibular






























Andréa Trindade


Neste domingo (10),  primeiro dia de vestibular 2011.2  da Universidade Estadual de Feira de Santana,   10.473 candidatos disputam 861 vagas.Os portões  se abriram as 7h15 e duas inscritas chegaram atrasados na Universidadeuma da cidade de São Félix e outra de Feira. A taxade abstenção ainda não foi divulgada.
candidata ao curso de Enfermagem, Nine Janine Nascimento Zarcazais, 17 anosda cidade de São Félixsaiu as 6h20 de casa e chegou em Feira de Santana 22 minutos após o prazo e perdeu oprimeiro dia de prova.Ela disse ao Acorda Cidade que na cidade onde mora só tem transporte a partir das 6h20 e não  houve possibilidades de chegar mais cedo.Muito triste pela eliminação no primeiro dia, a  jovem persistente, garantiu que no ano que vem estará de volta.
“Vou esperar o próximo ano. Fiz um cursinho muito caro e estudei. Esta é a primeira vez que tento vestibular,” disse.
O Reitor  da universidade, José Carlos Barreto de Santana,  disse que sempre há condições que não são atendidas, apesar nos avisos.
“A tolerância não pode ser exercida livremente, porque se não implicaria abrir os portões para outras pessoas. Temos que nos acostumar que este prazo deve ser obedecido. Em mais de 10 mil candidatos, houve o atraso de um ou dois e elesnão podem colocar em risco o nosso processo”, disse o reitor informando que o candidato que perder um dia de prova, apesar de já eliminado pode fazer a prova do dia seguinte.
outra candidata que chegou atrasada na universidade mora em Feira de Santana. Neste domingo os canditados realizam as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Na segunda-feira (11) será a vez das provas de História, Geografia e Matemática.
Na terça, os candidatos vão testar os conhecimentos em Física, Química e Biologia.
No total, a Uefs oferece 23 cursos. Dentre os mais concorridos, estão Direito e Odontologia. Os gabaritos estarão disponíveis no mesmo dia de cada prova, no site da Uefs.
Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...