quarta-feira, 29 de junho de 2011

Presidente da Câmara faz balanço das atividades no primeiro semestre

Ney Silva
A Câmara Municipal de Feira de Santana encerra hoje(29), os trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2011. O presidente da Câmara, vereador Antonio Francisco Neto (Ribeiro), em pronunciamento fez um balanço das atividades.


Ele destacou que as atitudes tomadas desde o primeiro momento em que assumiu a presidência do Poder Legislativo foram pautadas em princípios de legalidade, respeitando o Regimento Interno da Casa da Cidadania. 


Ribeiro, elencou algumas ações implementadas em sua administração: Aquisição do painel eletrônico que até o mês de Maio era locado; licitação para compra de três veículos; licitação para aquisição de computadores com objetivo de modernizar todos os setores entre outros.


Durante o primeiro semestre foram aprovados seis projetos do Poder Executivo; e do Legislativo foram 100 tramitados. Alguns foram adiados, aprovados, arquivados e rejeitados.


Ao todo foram realizadas 78 sessões, sendo 61 ordinárias, 07 solenes e 10 especiais. 576 moções foram lidas e encaminhadas. Uma proposta de emenda á Lei Orgânica foi apresentada.











terça-feira, 28 de junho de 2011

Vereadores governistas e de oposição criticam demissão de Oldecir Marques

Ney Silva


A demissão do médico anestesista Oldecir Marques teve grande repercussão nos meios políticos de Feira de Santana. O fato chegou ao conhecimento da imprensa na manhã de hoje (28), durante a sessão da Câmara Municipal. Segundo ele, a demissão teria sido causada por questões políticas pelo fato dele ter um blog que faz criticas a administração do prefeito Tarcizio Pimenta.


" Essa foi uma decisão do governo municipal". Foi assim que o vereador Angelo Almeida do PT reagiu a demissão do médico anestesista Oldecir Marques que hã 20 anos trabalhava no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que é gerenciado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana.De acordo com o vereador, o prefeito Tarcizio Pimenta deve dar uma satisfação á comunidade.
O vereador Roque Pereira do PTB que é da base governista também protestou pelo afastamento de Oldecir Marques. Segundo ele, foi uma decisão truculente principalmente por ter sido por e-mail.
" Esse fato foi uma falta de respeito contra o profissional Oldecir e essa Cãmara Municipal não poderia reagir de maneira diferente", afirmou.


Roque Pereira lembra que o médico Oldecir Marques sempre foi amigo do prefeito Tarcizio Pimenta e acabou sendo exonerado. Ele não acredita que essa exoneração tenha partido do prefeito e sim do
presidente da Fundação Hospitalar Jair de Jesus e do diretor do hospital, Raimundo Barreiros que segundo o vereador se acham prejudicados pelas informações que o médico vinha postando em seu blog.


Na opinião de Roque Pereira tem muita coisa errada na Fundação Hospitalar. Ele informou que existe uma pessoa de sua confiança que vem sofrendo perseguições. " O prefeito vem tentando amenizar as coisas, mas estão sucateando o hospital", afirmou.
Para o vereador Antonio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe), a demissão de Oldecir Marques não deveria ser através de e-mail. Ele acha que faltou diálogo por se tratar de um médico com bons serviços prestados ao Hospital da Mulher.
Uma demissão injusta. Foi dessa forma que o vereador David Neto se posicionou contra a demissão de Oldecir Marques. Ele acha que o prefeito Tarcizio Pimenta deve se posicionar porque foi uma decisão precipitada. 





























quinta-feira, 23 de junho de 2011

Procissão de Corpus Cristi: Católicos feirenses expressam seu amor e fé a Jsus


Ney Silva


A celebração e a procissão de Corpus Cristi reuniram centenas de pessoa hoje (23), em Feira de Santana. A participação dos fíéis católicos começou desde ás 4h  com o trabalho de confecção de tapetes na Avenida Senhor dos Passos, praças João pedreira e da Bandeira e rua Conselheiro Franco.
A missa  ocorreu no coreto da Praça padre Ovídio. Foi presidida pelo  arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, com a participação de sacerdotes de várias paróquias.
O prefeito Tarcizio Pìmenta, além dos deputados estaduais Carlos Geilson e José Neto estiveram presentes ao evento. Uma chuva fraca durante a missa e no inicio da procissão não prejudicou a festa religiosa.
O aposentado Arnaldo Moreira Santos tem 64 anos e a 17 participa da procissão. Ele diz que a importância de estar no evento é pela Eucaristia. " Se não tivermos fé em Jesus Cristo como sendo o pão da vida não tem sentido para nós", afirma. Ele não se mostrava incomodado com a chuva. Na opinião do aposentado, mesmo que a chuva estivesse forte as pessoas não iriam desistir da caminhada. 
" O que vale é a fé", afirmou.
A professora Zélia Vidal de Carvalho de 74 anos prestigia a procissão desde o final da década de 40. Ela conta que ainda adolescente fez a primeira comunhão na Matriz. Naquela época as calçadas da rua Conselheiro Franco eram cheias de plantas e nas janelas se colocavam as melhores toalhas. " Hoje isso é impossível porque existem muitas lojas e as casas desapareceram", afirma.
Professor de teologia da faculdade Diocesana, o padre Pedro Junior, disse que a procissão de Corpus Cristi é um dos principais eventos religiosos da igreja Católica. " É uma manifestação pública. Nós passamos pelas ruas da cidade justamente para expressar nossa gratidão a Jesus que se faz presente na Eucaristia", disse.


Segundo Pedro Junior a festa de Corpus Cristi nasceu na idade média em um contexto onde se colocava em xeque a fé na Eucaristia. Ele informou que não se sabe exatamente quando a festa começou no Brasil, mas desde que a igreja se fez presente vem se manifestando em todo território nacional.


Com relação aos tapetes coloridos confeccionados por fiéis de várias paróquias, Pedro Junior observa que esse é um gesto concreto de amor e de gratdão que o povo expime para com Jesus", concluiu.


Confira mais fotos da procissão:









segunda-feira, 20 de junho de 2011

Secretaria de Saúde vai disponibilizar vacina contra o HPV

Ney Silva


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana vai adquirir  vacinas para combater o vírus HPV principal responsável pelo câncer do colo do útero. Estima-se que existam na cidade cerca de 70 mil pessoas com o vírus que se apresenta das mais diversas maneiras, sendo a mais conhecida em  forma de verrugas na região dos órgãos genitais.
A diretora de gestão da rede própria da Secretaria de Saúde, Gilberte Lucas, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS), não fornece as vacinas. " Essa é uma medida de assistência adotada pela secretaria", afirma.


Ela explica que o planejamento está sendo feito através dos programas de Assistência Farmacêutica e de Saúde da Mulher. As doses da vacina contra o HPV devem fazer parte de duas campanhas de saúde da mulher que estão sendo programadas até o final deste ano. 


Para atender as pessoas que estejam com HPV ou que precisem receber de forma preventiva, a Secretaria de Saúde vai elaborar um protocolo para distribuição. Como o Ministério da Saúde não faz a distribuição da vacina, a Prefeitura vai adquirir diretamente com recursos próprios.


Ainda de acordo com Gilbete Lucas, o investimento com a vacina é muito elevado. Cada dose custa em média R$ 120. Uma pessoa com HPV precisa receber no minimo três doses.


O  QUE É HPV

HPV ou Papilomavírus humano é um vírus de 
transmissão preferencialmente sexual, considerado como a DST (doença 
sexualmente transmissível) mais freqüente no mundo.


São  vírus da família Papilomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou 
mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem 
espontaneamente por ação do sistema imunológico. Existem mais de 200 tipos 
diferentes de HPV, dos quais cerca  de 45 infectam a área ano-genital masculina 
e feminina.
Segundo o médico Ginecologista e obstetra Lamartine Almeida Mota, o vírus 
atinge principalmente mulheres. Mas, os homens também podem adquirir o HPV. 


Ele explica que quando existe uma grande concentração de verrugas na área 
genital a doença passa a ser conhecida como condiloma aculminado." No caso 
de mulheres, essas verrugas se multiplicam rapidamente e tomam conta de toda 
vagina", afirma Lamartine.


Para se prevenir do vírus as pessoas devem evitar relações sexuais sem 
camisinha. Mas o HPV também pode ser transmitido através de roupas
 e em vasos sanitários.


Lamartine mota explicou ainda que na maioria das vezes as pessoas não sentem 
nenhuma dor, mas o surgimento de verrugas é bem visível. No caso das lesões 
em mulheres quando são planas e no colo do útero a mulher não sente se tem o 
vírus.






















quinta-feira, 16 de junho de 2011

Assembléia aprova projeto que cria Região Metropolitana de Feira de Santana


Ney Silva


Com  apenas um voto contrário, a Assembléia Legislativa da Bahia aprovou o projeto de lei complementar enviado pelo governador Jaques Wagner criando a Região Metropolitana de Feira de Santana. A região será composta por Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Tanquinho.


A votação do projeto ocorreu hoje (16), na estréia do projeto Assembléia Itinerante. A sessão foi no Centro de Cultura Amélio Amorim e reuniu prefeitos, vereadores, dirigentes de órgãos públicos e autoridades. O prefeito Tarcizio Pimenta e o presidente da Câmara Municipal Antonio Francisco Neto ( Ribeiro), também estiveram presentes.
O debate foi acirrado entre os deputados governistas e os de oposição. Haviam 10 emendas ao projeto.O presidente da Assembléia Marcelo Nilo autorizou uma reunião entre os deputados da bancada de oposição para que chegassem a um acordo.
 Naquele momento o entendimento era de que o projeto não poderia sofrer emenda porque sairia de pauta. teria que ser votado da forma como foi encaminhado pelo governador Jaques Wagner.


Após reunião, os parlamentares que foram convidados pelo deputado Targino Machado, juntamente com o ex-prefeito José Ronaldo e o ex-deputado Colbert Martins recuaram e retiraram
suas emendas.
O deputado Luciano Simões(PMDB), que está no sétimo mandato foi quem votou contra o projeto por entender que ele é inócuo. 
" Esse projeto cria uma região metropolitana falsa", afirmou. Segundo ele a Constituição prevê a inclusão de municípios limites com Feira de Santana e  com a aprovação do projeto, os municípios mais pobres estão condenados.


Ele disse também que o projeto de lei criou a região metropolitana mas não criou um órgão gestor." O meu voto contrário é um protesto para que o governo do estado seja responsável com a população feirense e encaminhe uma lei complementar onde possa constar o nome do órgão que vai administrar a região", afirmou Luciano.


Idealizador da necessidade de Feira de Santana ser sede de uma região metropolitana, o secretário nacional de turismo e ex-deputado federal Colbert Martins explica que haverá vantagens para as cidades que vão integrar a região metropolitana.


Entre os benefícios ele destaca: As tarifas interurbanas vão ser unificadas, o transporte  coletivo passa ser urbano como acontece em Salvador para as pessoas que precisam se deslocar para Simões Filho e camaçari.Também haverá vantagens na área da segurança pública que passa a atender todos os seis municípios. O Samu será regionalizado e o programa Minha Casa, Minha Vida também atenderá os moradores dos municípios da região metropolitana.


"Infelizmente hoje tivemos que escolher os municípios que vão viver e os que vão morrer". Foi com essa frase que o deputado Targino Machado, reagiu indignado com a aprovação do projeto do governo do estado que cria a Região Metropolitana de Feira de Santana.


Segundo  Targino, a votação do projeto foi uma verdadeira " sinuca de bico". " Eu votei porque não quis pagar a conta de ter votado contra as cidades que mim ajudaram na eleição", afirmou.


O líder do governo, deputado José Neto (PT), destacou que região metropolitana deriva de metrópole que significa urbanidade. Segundo ele, atualmente as políticas públicas federais especialmente de acessibilidade só estão sendo liberadas para regiões que estejam organizadas.


Ele explica que com a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana será implantado um conselho para estruturá-la. " Não adiantaria fazer o projeto inicial com 16 municípios porque não iria funcionar", diz José Neto.


Na opinião do deputado, a aprovação do projeto foi uma vitória para a cidade de Feira de Santana. Ele lembra que ao todo são realmente 16 cidades que compõem o projeto, sendo que 10 são da zona de expansão e 06 são as cidades núcleos que vão funcionar com um conselho.
O ex-prefeito José Ronaldo disse que a região metropolitana ficou acanhada e não atende as necessidades que todos esperavam. Ele diz acreditar que o debate vai continuar para que no futuro possa haver ampliação com a inclusão de mais cidades.


 O projeto de lei complementar agora vai  ser encaminhado para sanção do governador Jaques Wagner. Depois do término da sessão ordinária houve uma sessão especial para entrega da Medalha 02 de Julho a autoridades e pessoas que se destacaram em suas atividades.


O ex-prefeito José Ronaldo, a professor Lélia Victor Fernandes, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, o secretário nacional de turismo Colbert Martins, o professor Jodilton Oliveira Sousa, a Irmã Rosa Aparecida e o senador João Durval foram  homenageados com a medalha.







quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sapateiros dizem que não aceitam sair da praça do Senadinho

Ney Silva e Ilani Silva


Os sapateiros instalados na praça do Senadinho, próximo a prefeitura de Feira de Santana, dizem que não aceitam sair da local onde será construído o memorial em homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Pinto.

Segundo eles, a transferência para a rua Leonardo Borges (transversal entre a J.J Seabra e Senhor do Passos), vai causar prejuízos a todos, por ser um local de difícil visualização do público.

O projeto do memorial já foi concluído pelo arquiteto Everaldo Cerqueira, diretor da secretaria de Planejamento, e deverá ser construído na área onde hoje estão localizados os cerca de 100 sapateiros.


O sapateiro, João Santos Aleluia, mais conhecido como João Branco, confirma que em diversas reuniões com representantes da prefeitura já teria explicado que ele e os demais não aceitam deixar a praça.  Na opinião de João, é possível reformar os boxes onde estão instalados e na mesma área, incluindo o estacionamento em frente a prefeitura, erguer o monumento.


Há 25 anos trabalhando como sapateiro, Edvaldo Souza, diz que a homenagem ao ex-parlamentar é justa, mas é preciso “olhar o lado daqueles que estão vivos”. Ele também concorda com o colega de que no local há espaço suficiente para fazer o monumento, mas ainda acrescentaria a reformulação  da praça e homenagem a sapateiros que já faleceram.


O sapateiro Fábio Teles, que trabalha há 15 anos no local, diz que a categoria será prejudicada. Segundo ele, a rua Leonardo Borges não terá movimento comercial, com exceção dos primeiros boxes que serão localizados nas extremidades das ruas.  Ele acha que os boxes que ficarem situados no centro da rua não farão bons negócios.

De acordo com o diretor de planejamento, Everaldo Cerqueira não será possível manter os sapateiros no local. Ele confirmou que os trabalhadores serão transferidos assim que a obra for iniciada.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mutuários do Viva Mais Master se dizem enganados por construtoras

Ney Silva

As pessoas que adquiriram unidades habitacionais do condomínio Viva Mais Master do bairro SIM estão se sentindo enganadas pelas construtoras L. Marquezzo e R. Carvalho. As duas empresas que prometeram entregar as casas no início deste ano, agora não tem data definida para entrega e propõem que os mutuários assinem um documento como se já estivessem recebido as unidades habitacionais.
A administradora de empresas Janaina Guanais que está aguardando uma casa no condomínio, explica que a grande expectativa dos mutuários é que as empresas R Carvalho e L Marquezzo possam definir uma data para entrega dos imóveis.O empreendimento deveria ser entregue no mês de janeiro.


Segundo Janaína, além de não entregar os imóveis no mês previsto as duas construtoras querem que os mutuários assinem contratos como se já tivessem recebidos as unidades habitacionais no prazo previsto. Ela diz que de fato a previsão é de que imóveis deverão ser entregues em dezembro.


A direção das empresas não quizeram se pronunciar sobre o assunto.
A L. Marquezzo e a R. Carvalho estão se   no mercado imobiliário de Feira de Santana, mas, situações como essas do Viva Mais Master podem comprometer a reputação das duas construtoras e inviabilizar novos financiamentos. 
Posição do Procon


A superintendência de Defesa do Consumidor ( Procon), já foi acionado. O superintendente Rafael Cordeiro informou que já abriu processos administrativos e vai realizar audiências administrativas para buscar uma solução entre construtoras e mutuários.


Ele explicou que as audiências vão servir para dar oportunidade  as empresas de se explicarem sobre o atrazo na entrega das unidades habitacionais e resolver o impasse.



domingo, 12 de junho de 2011

Seplan conclui projeto do Memorial Francisco Pinto


Ney Silva

A Secretaria de Planejamento ( Seplan) da Prefeitura de Feira de Santana já concluiu o projeto arquitetônico do Memorial Francisco Pinto. A obra será implantada na praça do Senadinho onde hoje estão instalados os sapateiros na Avenida Getúlio Vargas.

Segundo o arquiteto Everaldo Cerqueira diretor de planejamento da Seplan, responsável pela elaboração do projeto, o prefeito Tarcizio Pimenta já autorizou a realização de projetos complementares para que os serviços venham ser iniciados.


Ele destaca que o memorial será uma das mais justas homenagens feitas ao ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Pinto cujo reconhecimento político em todo o país elevou o nome da cidade de Feira de Santana.
 Everaldo Cerqueira informou que a construção do memorial é bastante moderna e trará contribuições para a arquitetura
 da cidade. Ele apresentou a equipe do site Acorda Cidade a maquete eletrônica do memorial.


É composta de iluminação cênica no seu entorno além de jardins e uma praça. Na parte interna a construção terá dois compartimentos que serão cobertos por uma casca de concreto: O primeiro tem sanitários, recepção e será climatizado. Servirá para exposição do acervo de Chico Pinto. O segundo é pequeno e será usado para colocação dos restos mortais do ex-parlamentar.


Com a execução do projeto do Memorial Francisco Pinto o estacionamento da Prefeitura que hoje é fechado deverá desaparecer. A idéia é construir dois estacionamentos abertos de um lado é do outro da Getúlio Vargas.







































sexta-feira, 10 de junho de 2011

Moradores do bairro Brasilia preocupados com focos do mosquito da dengue


Ney Silva


O crescente aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue no bairro Brasilia está preocupando os moradores. Algumas pessoas já estão com dengue e tiveram que ser internadas em hospitais. A rua Caramuru transversal da Avenida Presidente Dutra é a que concentra mais focos do mosquito.


A dona-de-casa Núbia Vaz Guedes explica que os moradores estão em pânico. Ela teve dengue, ficou três dias internada no hospital Aliança em Salvador." Em nossa rua tem idosos e crianças e quero saber se vai precisar ter mortes para que se tome alguma providência", disse


Segundo Núbia, um ponto de ônibus na Avenida Presidente Dutra e os quintais de alguma casas estão infestados de focos do mosquito. Ela reclama da falta de ação dos agentes de endemias. " Eu acho que esses agentes não estão trabalhando", afirma.


A advogada Maria Emilia Silva também moradora da rua está com dengue e foi internada no hospital Emec. Ela também reclama da falta de atenção do serviço de endemias no controle dos focos do mosquito. " A saúde do povo fica aonde. Teve gente até que já morreu", afirmou.
A dona-de-casa Aldejane Mascarenhas de Cerqueira que mora com dois filhos queixa-se que principalmente á noite os mosquitos aparecem. " Tenho uma filha que tem alergia a picadas. Estou preocupada por causa dessa epidemia de dengue", afirmou.
O coordenador de Endemias da Fundação Nacional de Saúde (FNS), Marcelo Barbosa garante que as equipes de combate a dengue estão atuando no bairro Brasilia. Ele informa que a visita do agente é de 40 em 40 dias ( período do ciclo).


Ele disse que na próxima segunda-feira vai designar uma equipe especial para verifica a situação. Após uma análise técnica vai avaliar a possibilidade de permitir a circulação do carro fumacê.



















Secretário Jorge Solla visita Cleriston Andrade e descobre que 30 por cento dos servidores estão afastados


Ney Silva


Convidado pelo líder do governo na Assembléia Legislativa deputado José Neto do PT, o secretário de Saúde Jorge Solla fez uma visita surpresa na tarde de hoje (10), ás dependências do Hospital Geral Cleriston Andrade  (HGCA).


 Logo na chegada uma constatação: O hospital tem 1.100 servidores e desse total 308 estão sem exercer suas funções plenamente por causa de problemas de saúde e encostados. Isso representa cerca de 30 por cento de servidores sem trabalhar naquela unidade de saúde.

 Jorge Solla seguia para Santo Antonio de Jesus para inaugurar uma unidade de queimados e aceitou fazer a visita. Ele e o deputado entraram pela emergência e encontraram  alguns problemas. 


Segundo José Neto haviam pacientes em macas nos corredores para serem atendidos.Três pessoas aguardavam por cirurgias ortopédicas mas não sabiam quando passariam pelos procedimentos porque  não haviam vagas disponíveis. " Chegar de supetão é sempre bom porque a gente ver o que está sendo feito e o que está se deixando de fazer", afirma.


O secretário encontrou a unidade de pacientes neurológicos com capacidade para 64 leitos apenas com pouco mais de 20 em funcionamento. O acesso ao local também não está bom. Uma equipe de técnicos vai entrar em ação já na próxima segunda-feira para melhorar a estrutura.


 José Neto informou que a sala vermelha que funcionava no pronto socorro deverá ser reaberta para ampliar  o número de leitos. Ele disse também que  no caso de cirurgias ortopédicas o governo do estado pretende manter entendimentos com a Prefeitura Municipal para que as unidades de saúde do município possam assumir as pequenas cirurgias e as que forem mais graves como as fraturas expostas serão de responsabilidade do Cleriston Andrade.


José Neto acredita que não será difícil o diálogo com o governo municipal. Ele disse que observou que haviam pessoas para serem atendidas  em situações simples que poderiam ser resolvidas nas policlínicas.







Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...